Blog do Esporte
maiores jogadores de vôlei da história
04 out

Conheça a trajetória dos 7 maiores jogadores de vôlei da história

Os maiores jogadores de vôlei terão seus nomes imortalizados na modalidade no mundo inteiro. São muitos praticantes e torcedores, por isso, é normal que os principais atletas do vôlei sejam ovacionados e lembrados pelas grandes atuações e conquistas.

No Brasil, isso não poderia ser diferente. Além de diversas conquistas no cenário mundial, temos grandes nomes do voleibol que representaram e ainda representam nossas cores com toda a garra que esse esporte exige, tanto no feminino quanto no masculino.

Por isso, vamos contar um pouco sobre a história da modalidade no Brasil e falar dos 7 maiores jogadores de vôlei do mundo. Acompanhe a leitura. 

História do vôlei no Brasil: uma paixão antiga

Para quem não sabe, o vôlei foi inventado nos Estados Unidos por um americano chamado William G. Morgan, por volta do ano de 1895. A ideia era propor uma nova atividade, algo menos intenso que o basquete, o esporte da moda na época.

Os primeiros praticantes foram os associados da ACM (Associação Cristã de Moços), onde Morgan era instrutor de educação física. O objetivo era possibilitar que os mais velhos pudessem ter uma atividade que não exigisse tanto quanto outras modalidades esportivas.

Dali para diante, o esporte cresceu e chegou ao Brasil em 1915, na cidade do Recife, em Pernambuco. O Fluminense correu para montar seu time e em 1923 já havia uma competição organizada no Rio de Janeiro. A ACM de São Paulo ajudou muito na difusão do esporte pelo país e, em 1954, foi criada a Confederação Brasileira de Voleibol, a CBV.

seleção feminina é muito importante no cenário mundial e já conquistou 12 títulos do Grand Prix da FIVB, a Federação Internacional de Voleibol, e também é bicampeã olímpica. É considerada uma das equipes mais fortes do mundo. 

A seleção masculina também nos representa muito bem. Além de já ter diversos nomes no rol de maiores jogadores de vôlei da história, é tricampeã olímpica e, nos últimos anos, tem figurado como 1º lugar do ranking geral da FIVB. 

Maiores jogadores de vôlei nos times brasileiros

O voleibol é o 2º esporte mais popular no Brasil, à frente até do basquete e do Handebol. Como era de se esperar, cada região tem suas equipes e os campeonatos são cada vez mais disputados. Com ginásios lotados e bons patrocínios, os times conseguem contratar os jogadores. Alguns deles merecem destaque, você concorda?

Thaisa Menezes

Já marcou 181 pontos pelo Minas Tênis Clube de Belo Horizonte na temporada de 2021. É considerada uma das maiores jogadoras de vôlei da história da nossa seleção e conquistou o bicampeonato olímpico. Atua na posição de meia-rede.

Renan Buiatti

O oposto do Vôlei Itapetininga já disputou diversos torneios no Brasil e no mundo. Na temporada 2020/21, já marcou 368 pontos e é o maior pontuador da competição até o momento.

Fê Garay

Ponteira da seleção brasileira, é uma das maiores jogadoras de vôlei de sua geração e atualmente defende o Praia Clube de Uberlândia. Além das conquistas em competições, já ganhou diversos prêmios individuais, tais quais:

  • Grand Prix 2011: melhor sacadora;
  • Olimpíadas 2012: melhor passadora;
  • Superliga 2012–13: melhor atacante;
  • Montreux Volley Masters 2013: melhor jogadora;
  • Torneio de Alassio 2013: melhor jogadora;
  • Sul-Americano 2013: melhor ponteira. 

Os ídolos: maiores jogadores de vôlei da história do esporte

Como temos uma das seleções mais competentes do mundo, era de se esperar que vários nomes brasileiros aparecessem no ranking de maiores jogadores de vôlei da história, mas precisamos destacar também os atletas de outros países que também marcaram época. 

1. Giba – Brasil

Foi 8 vezes medalhista de ouro na Liga Mundial, tricampeão olímpico e tricampeão mundial. Atuava como atacante de ponta, é membro do Hall da Fama do Voleibol e é considerado um dos maiores jogadores de vôlei de todos os tempos.

2. Peter Blangé – Holanda 

Fez mais de 500 jogos pela seleção holandesa e participou de 4 olimpíadas. Em 1996, o levantador foi um dos principais nomes responsáveis pela conquista inédita do ouro olímpico de Atlanta. 

3. Lorenzo Bernardi – Itália

Fez 3 participações em olimpíadas pela seleção italiana e conquistou o bicampeonato mundial. Em 2001, foi considerado o maior jogador de vôlei do século. Depois de encerrar a carreira como atleta, atuou também como técnico. 

4. Karch Kiraly – EUA

Jogava na praia e na quadra. É o único atleta do mundo a conseguir ser medalhista nas duas modalidades. Foi bicampeão olímpico, campeão olímpico de vôlei de praia e ganhou diversos prêmios individuais. 

5. Sergio Santos – Brasil 

Se a ideia é falar sobre os maiores jogadores de vôlei, o Serginho não poderia ficar de fora. Tido como o melhor líbero de todos os tempos, o brasileiro era conhecido por defender e passar a bola com maestria. Conquistou duas vezes o ouro olímpico entre muitos outros títulos. 

6.  Sheila – Brasil

A mineira de Belo Horizonte é uma oposta que já ganhou duas vezes as olimpíadas. Considerada uma das atletas mais vitoriosas de sua geração, tem muitos outros títulos na carreira: 7 vezes ganhadora do Grand Prix de Voleibol, 3 do Pan Americano entre vários títulos nacionais e internacionais.

7. Zhu Ting – China

A ponteira chinesa já foi a atleta mais bem paga do vôlei entre 2018 e 2019. Ela chega a atingir uma altura de 3,28 metros do chão quando salta. Foi campeã olímpica em 2016, nas olimpíadas do Rio de Janeiro. 

Atualidade: as maiores jogadoras de vôlei do momento 

Para quem acompanha o esporte, é normal ter o seu próprio ranking de maiores jogadores de vôlei da atualidade e do passado. Aqui estão alguns nomes para se prestar atenção. São destaques das últimas temporadas que podem figurar no Hall da Fama da modalidade. 

Brayelin Martínez

Dominicana que atua como ponteira e oposta, conhecida como “a máquina de fazer pontos”, atualmente joga no Praia Clube. 

Gabi Guimarães

Joga na ponta da seleção brasileira e já venceu o Grand Prix de vôlei em duas ocasiões, 2013 e 2014, no Japão. Seu time atual é o VakifBank da Turquia.

Gostou da nossa lista dos maiores jogadores de vôlei? Não dá para incluir todos os merecedores, mas demonstramos como os atletas brasileiros têm despontado no cenário mundial e a importância desse esporte para os torcedores no Brasil. 

Se gostou do texto, compartilhe-o em suas redes sociais para que mais pessoas conheçam os ídolos do voleibol mundial, combinado? 

Deixe um comentário?