Blog do Esporte
História das olimpíadas
30 nov

Conheça a história das olimpíadas e os principais momentos durante sua evolução

Atualmente, os Jogos Olímpicos são eventos de grande prestígio em todo o planeta. Essa popularidade dos jogos se justifica em seu potencial de unir povos e nações por meio do esporte. Nesse contexto, saber a história das Olimpíadas é importante para compreender as maiores mudanças que ocorreram nessa competição.

Veja, então, qual foi a origem dos Jogos Olímpicos e quais as maiores transformações que esse evento trouxe para o mundo. Confira, também, os fatos mais marcantes que aconteceram ao longo dos jogos e quando será a próxima Olimpíada. Acompanhe! 

COMO SURGIRAM AS OLIMPÍADAS? 

Os primeiros Jogos Olímpicos aconteceram por volta do século VIII a.C., quando ainda existia a antiga Hélade, isto é, o conjunto das cidades-estado que formavam a Grécia Antiga. Mas e o nome “Olimpíadas”, você tem ideia de onde veio? 

Pois bem, as primeiras competições olímpicas aconteciam em uma das cidades-estados chamada Olímpia, cujo nome era uma homenagem ao Deus grego Olimpus. Desde as primeiras edições, esses jogos eram bem disputados e os competidores vinham de diversas regiões para participar das Olimpíadas. 

Além disso, outra curiosidade importante é que segundo a mitologia grega, foi Hércules quem criou os jogos de Olímpia. Por ele ser um dos filhos de Zeus, era habitual que nos jogos da época houvesse sacrifício de animais para homenagear e pedir a “bênção” desta divindade sobre os jogos e seus participantes. 

QUAIS MODALIDADES ERAM DISPUTADAS NAS ANTIGAS OLIMPÍADAS? 

No início, havia apenas uma modalidade olímpica: a corrida. A competição com esse único esporte durou até a décima terceira edição dos jogos. Porém, havia vários tipos de corrida, inclusive a drómos, que era considerada muito difícil. Nesta, o atleta corria vestido de soldado e usava armas de guerra. 

Também existiam as bigas e quadrigas. As bigas eram disputadas em carros de combate — tracionados por dois cavalos — usados em batalhas. Assim, na verdade, as bigas eram vencidas por quem tinha o cavalo mais forte e preparado. Já as quadrigas eram competições semelhantes, mas com carros puxados por quatro cavalos. 

Modalidades

Nessa época, já existiam competições bem parecidas com o atual pentatlo. Era uma disputa que levantava a torcida em cinco diferentes modalidades esportivas: 

  • salto; 
  • corrida; 
  • luta corporal; 
  • lançamento de disco; 
  • e lançamento de dardo.  

No entanto, ao longo da história das Olimpíadas, várias modalidades foram incluídas nos jogos. Tanto que no quinto século a.C, a competição já era realizada com dez modalidades esportivas. São elas: 

  • boxe; 
  • corrida; 
  • pentatlo; 
  • corrida de bigas; 
  • corrida de cavalo; 
  • salto em distância; 
  • arremesso de disco; 
  • lançamento de dardo; 
  • pancrácio (luta violenta que incluía o estrangulamento). 

QUE ACONTECIMENTOS MARCARAM A HISTÓRIA DAS OLIMPÍADAS? 

No decorrer da história das Olimpíadas, aconteceram alguns fatos marcantes. Os jogos foram utilizados até mesmo para disseminação dos ideais nazistas, quando a competição ocorreu em Berlim, no ano de 1936. Isso por que uma das ferramentas mais utilizadas por Adolf Hitler era a propaganda. Então, ele aproveitou os jogos na Alemanha para defender sua política. 

Assim como a Alemanha no período entre guerras, a União Soviética e os Estados Unidos também se valeram dos Jogos Olímpicos para divulgar suas políticas durante a Guerra Fria. Eventos de violência também marcaram alguns jogos: houve ataques terroristas com vítimas fatais em Munique, Alemanha (1972) e em Atlanta, EUA (1996). 

Mas, se por um lado ocorreram esses fatos negativos, por outro, as Olimpíadas sempre cumpriram o seu papel principal: incentivar jovens atletas a desafiarem seus limites e representarem seus respectivos países nessa festa que traz tanto brilho e alegria aos participantes e espectadores.  

O QUE MUDOU NA EVOLUÇÃO DOS JOGOS OLÍMPICOS? 

A transição entre os antigos jogos para os modernos foi idealizada pelo francês Pierre de Frédy, também chamado de Barão de Coubert. Motivado pelo lema “o importante não é vencer, e sim participar”, o francês tomou a iniciativa de restaurar o movimento olímpico, que até então, estava praticamente esquecido. 

Com isso, a Olimpíada foi retomada em 1896, na cidade grega de Atenas. Com o título de Jogos Olímpicos da Era Moderna, essa fase adotou novas normas e significados. A partir daí, a competição não se limitaria apenas a disputas por medalhas, mas sim teria um brilho a mais — a motivação para defender a bandeira da paz por meio do esporte. 

Além de cumprir a função de reunir diferentes nações com uma proposta de paz, a base dos jogos era estimular nos competidores um comportamento íntegro, ético e respeitoso. Nessa edição dos jogos em Atenas, 285 atletas representaram 13 países em novas modalidades como tênis, ginástica, ciclismo e natação. 

COMO O COI FAZ ESCOLHAS E O QUE OS ANÉIS OLÍMPICOS SIMBOLIZAM? 

De acordo com as regras estabelecidas pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), os jogos ocorrem a cada intervalo de quatro anos. A escolha do país sede depende da análise de diferentes critérios, e, para as Olimpíadas de 2016, a cidade do Rio de Janeiro foi a mais votada — assim, o Brasil recebeu os jogos pela primeira vez na história das Olimpíadas.  

Além disso, como todo grande evento, os Jogos Olímpicos também têm sua simbologia: os anéis olímpicos! Trata-se de cinco anéis entrelaçados que representam os cinco continentes participantes. As cores verde, amarela, azul, vermelha e preta foram escolhidas porque pelo menos uma delas está na bandeira dos países participantes. 

ONDE E QUANDO SERÁ A PRÓXIMA OLIMPÍADA? 

Devido à pandemia do novo Coronavírus, a Olimpíada de 2020 em Tóquio, no Japão, precisou ser adiada. A nova data escolhida foi de 24 de julho a 9 de agosto. O Japão será o primeiro país do continente asiático a receber a competição por duas vezes. Já a Olimpíada de 2024 será realizada em Paris, na França. 

Nosso artigo está chegando ao fim. Mas podemos afirmar que conhecer um pouco da história das Olimpíadas é importante em diferentes sentidos. Além de refletir sobre o poder transformador do esporte neste evento que defende uma proposta de paz, essas informações também estimulam a prática de esportes para manter a saúde em dia e ter mais qualidade de vida. 

E você, gostou deste conteúdo? Então, compartilhe-o nas redes sociais de seus amigos para que eles também conheçam a história das Olimpíadas! 

Deixe um comentário?

  1. Rosane dos santos Lima silva 28 de julho de 2021 as 17:03 O seu comentário está aguardando moderação.

    Qual for as modalidades amo todas mais voleibol, vôlei e futebol é menos esforço eu jogaria competindo pois amo jogar.

    Responder
  2. Glória Maria Silva da Costa 26 de julho de 2021 as 08:07 O seu comentário está aguardando moderação.

    Eu adorei conhecer a história das 👏👏👏

    Responder
  3. Glória Maria Silva da Costa 26 de julho de 2021 as 08:03 O seu comentário está aguardando moderação.

    Eu adorei conhecer a história das olimpíadas.
    Gosto muito de esporte e de várias modalidades, o tênis de campo é meu esporte preferido.
    Vê uma criança de 13anos de idade ganhar medalha de prata na olimpíada, é muito lindo.
    👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

    Responder
  4. …… eu ameiiiiiiii🤩🤩 13 de julho de 2021 as 14:20 O seu comentário está aguardando moderação.

    meu esporte preferido:futebol⚽️🏆=)

    Responder