Futebol Americano: quais são as regras e as equipes mais marcantes do Brasil?
Foto: Divulgação

Futebol Americano: quais são as regras e as equipes mais marcantes do Brasil?

O futebol americano no Brasil vem conquistando cada vez mais adeptos. Influenciados pela NFL, vários atletas ingressam nesse esporte com o sonho de se profissionalizar. As partidas são emocionantes, muito bem disputadas e trazem muitos torcedores às arenas onde são disputados os jogos.

Esse esporte chegou ao Brasil na década de 70, e contou com um empurrãozinho da televisão. Desde então, mais pessoas se apaixonaram pelo esporte e anos depois nosso país passou a contar com um campeonato profissional. Os times brasileiros contam com jogadores de muita qualidade, patrocinadores compromissados com o crescimento do esporte e jogos que não ficam devendo em nada para as grandes partidas da NFL.

Ficou interessado em conhecer um pouco mais sobre o futebol americano no Brasil, suas regras e as melhores equipes do campeonato nacional? Então, este post é para você. Continue a leitura e confira.

Como o futebol americano chegou ao Brasil?

Como dissemos, no nosso país, esse esporte contou com uma valiosa ajuda da televisão. Por volta dos anos setenta, a extinta TV Tupi passou a transmitir algumas partidas da Liga Americana de futebol americano, NFL. Esse fator atraiu mais e mais expectadores e, com o passar dos anos, a modalidade se popularizou e hoje é um dos assuntos presentes nas rodinhas de conversa entre amigos.

No começo, as transmissões do futebol americano no Brasil eram gravadas e a pequena parcela de pessoas que geravam audiência eram estadunidenses fãs da modalidade ou brasileiros familiares com as terras norte-americanas e que se interessavam pela NFL.

Aproximadamente dez anos depois, na década de oitenta a Rede Bandeirantes de Televisão também passou a transmitir jogos. Dessa vez o número de telespectadores ligados foi bem maior.

Hoje em dia, a ESPN transmite partidas ao vivo, inclusive a final da NFL, o Super Bowl. Os níveis de audiência são gigantes e milhares de brasileiros curtem as páginas dos times de futebol americano nas redes sociais e, nos dias de jogos nomes de jogadores, times e jogadas sempre estão entre os assuntos mais comentados do Twitter.

Além disso, hoje o Brasil conta com uma seleção de futebol americano, os valorosos guerreiros do Brasil Onças. O time nacional, inclusive, já disputou a Copa do Mundo da modalidade no ano de 2015, conseguindo nossa primeira vitória na história. O Brasil Onças bateu o time da Coréia do Sul por 28 a 0.

Quais são as regras do futebol americano?

Para quem assiste ao futebol americano pela primeira vez, pode parecer um pouco confuso, mas o esporte conta com regras bastante objetivas e de fácil compreensão. Com um pouquinho de dedicação, você aprende praticamente todas os fundamentos do esporte e já passa a compreender tudo que acontece em uma partida. Vejamos quais são as principais.

Campo e dimensões

Certamente você já percebeu que o campo de futebol americano é cheio de traços horizontais. Pois bem, eles se chamam jardas e são a principal unidade de medida do local onde se disputa o esporte.

O campo de futebol americano é composto pela sideline, com cem jardas de comprimento e cinquenta e três jardas e meia de largura, e por duas end zones, que são as linhas de fundo, com dez jardas de comprimento.

As traves do futebol americano são em forma de “Y”. É entre elas que a bola deve passar para que sem computados os pontos na tentativa de chute. O interessante é que não há uma altura máxima permitida. Para pontuar, basta que a bola oval passe na largura de dezoito pés a, no mínimo, dez pés de altura.

Posições dos jogadores

Outro ponto de destaque é o que se relaciona à posição dos jogadores e quantidade deles em cada time. Assim como no futebol, cada time conta com onze atletas especializados em funções dentro de campo.

Quando o time tem a bola, entra a equipe de ataque. Ela de divide em:

  • quarterback (principal jogador do time, equivale ao camisa 10 no futebol), que é responsável por lançar a bola e organizar jogadas;
  • bloqueadores, que protegem o quarterback;
  • corredores e recebedores, recebem a bola do quarterback e correm com ela nas mãos.

Quando o time está sem a bola, entra em cena a equipe de defesa que conta com:

  • tackles e ends, geralmente são os jogadores mais fortes da equipe e fazem o primeiro contato para impedir a progressão do adversário;
  • cornerbacks e safeties, que são os jogadores mais rápidos e procuram interceptar passes longos e
  • linebackers, que servem para interceptar passes e impedir avanço dos jogadores adversários pelos corredores.

Há ainda um jogador muito importante que são os Kicker, que tem como função principal chutar a bola para dar início à partida ou tentar o field goal, que é chutar a bola para que ela passe entre as traves.

Pontuação e jogadas

A pontuação no futebol americano pode se dar de três maneiras distintas. Vejamos:

  • a primeira e mais famosa delas é o touchdown. Ele vale seis pontos e acontece quando o jogador entra, com a bola em seu domínio, na endzone adversária.
  • outra forma de pontuar é o field goal. Ele ocorre quando o Kicker acerta a bola entre as traves. Essa jogada tem o valor de três pontos.
  • a última forma de pontuação é o safety e ocorre quando a linha defensiva derruba o rival ou retira um oponente da endzone. Esse lance computa dois pontos para a equipe.

Quais são as equipes mais famosas do futebol americano no Brasil?

Como dissemos o futebol americano no Brasil cresceu muito e conta com várias equipes fortes e com jogadores de alto nível. Vamos conhecer algumas delas.

Galo FA

Campeões da temporada 2018, o Galo FA é uma das equipes de maior destaque do cenário do futebol americano no Brasil. Esse clube nasceu de uma parceria de sucesso entre o Clube Atlético Mineiro e o BH Eagles, que, com a ajuda de patrocinadores como a MRV, conseguiu em menos de 365 dias de fundação conquistar todos os títulos que disputou. O campeonato mineiro e a Liga nacional. Em 2019, o Galo FA entra como um dos favoritos a repetir a façanha.

Flamengo Imperadores

O Flamengo Imperadores, do Rio de Janeiro, é outra equipe de futebol que resolveu investir também na bola oval. A equipe conta desde o início com atletas que compõem a seleção brasileira e se consolida a cada temporada como uma das mais tradicionais do nosso país.

Corinthians Steamrollers

O Corinthians Steamrollers é uma equipe paulista de grande prestígio no futebol americano no Brasil. Surgida no ano de 2006 já triunfou por quatro vezes como campeã paulista, duas vezes campeã nacional e também conquistou o torneio Latino Americano. O time já é considerado um dos maiores no Brasil e entra como um dos favoritos à conquista da Liga Nacional em 2019.

Portanto, percebemos que o futebol americano no Brasil tem ganhado cada vez maior popularidade. Várias equipes nacionais de futebol ingressaram na modalidade vendo o número de adeptos que o esporte atrai. É fundamental valorizar empresas que patrocinam esse tipo de esporte no nosso país. Dessa forma valorizamos nossos atletas e incentivamos o esporte como forma de inclusão social.

Gostou de conhecer as regras do futebol americano e as principais equipes do nosso país? Então, nos siga nas redes sociais e fique atento às principais notícias do mundo esportivo, estamos no Facebook, Twitter, e Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *