Conheça 5 curiosidades sobre o Handebol no Brasil
Foto: Divulgação

Conheça 5 curiosidades sobre o Handebol no Brasil

O handebol é um esporte muito praticado no nosso país. Desde as aulas de educação física nas escolas, meninos e meninas já têm o primeiro contato com a modalidade e muitos deles, inclusive, chegam a disputar campeonatos e até se profissionalizar. Hoje, falaremos um pouco sobre esse esporte e descobriremos as curiosidades sobre o Handebol no Brasil.

A prática desportiva que conhecemos como handebol é uma das mais desempenhadas em todo o mundo. Esse esporte é muito parecido com o futebol quanto aos objetivos, mas com a grande diferença de que é jogado com as mãos e tem regras próprias. No Brasil, ele se notabilizou e cresceu muito nos últimos anos. Hoje temos campeonatos e seleções nacionais tanto na modalidade feminina quanto na masculina.

Ficou interessado em conhecer melhor o handebol e saber como essa modalidade se desenvolveu e qual é a sua história no nosso país? Então, este post é para você. Continue a leitura e conheça cinco curiosidades sobre o esporte.

1. Quando o handebol chegou ao Brasil?

Uma das perguntas mais feitas por quem se interessa em saber as curiosidades sobre o Handebol no Brasil é descobrir como e quando esse esporte chegou ao nosso país. Pois bem, a modalidade teve sua iniciação no território nacional por volta do ano de 1930. Ele foi trazido por imigrantes vindos da Europa, mais especificamente da Alemanha.

Em um primeiro momento, a modalidade ficou restrita ao estado de São Paulo, que foi onde o esporte foi introduzido. Depois, por volta dos anos 60, um professor de educação física chamado Augusto Listello mostrou o handebol para outros educadores, durante uma conferência realizada em Santos. A partir de então, o esporte se difundiu a outros lugares do Brasil e atingiu o sucesso que vemos hoje.

2. Quem coordena a modalidade no nosso país?

Com o destaque que a prática desportiva atingiu, passou-se a verificar a necessidade de criar uma entidade que organizasse o handebol no Brasil e regulamentasse assuntos inerentes a ele, como organizar campeonatos, ajudar a desenvolver jogadores e até elaborar campeonatos e instituir uma seleção nacional.

Com base nisso, no ano de 1979, foi criada a Confederação Brasileira de Handebol. Até aquela data a modalidade era vinculada à CBD – Confederação Brasileira de Desportos. Com isso, uma importante curiosidade sobre o handebol no Brasil é que o esporte passou a ser autônomo e subir de patamar em importância no território nacional.

Hoje a CBHb é responsável por organizar as ligas nacionais de handebol e de cuidar das seleções tanto masculina quanto feminina. Também é função da instituição normatizar o esporte em nível nacional e produzir regulamentações que devem ser seguidas por clubes e atletas da modalidade.

3. Quais foram as maiores conquistas do handebol nacional?

A seleção brasileira de handebol desde que foi implementada honra a nossa pátria com medalhas, títulos de expressão e muitos jogadores de destaque. Tanto a seleção feminina quanto a masculina tem obtido colocações importantes e ganhado prestígio no cenário mundial.

Vamos conhecer os maiores títulos do handebol do Brasil entre os homens e entre as mulheres.

Seleção masculina

Entre os homens, o Brasil é uma grande potência do handebol sul-americano. Nossa seleção já conquistou vários títulos, entre os quais se destacam as três medalhas de ouro conquistadas nos Pan- Americanos nas edições de 2003, 2007 e 2015.

Além de um tricampeonato nos jogos mais importantes da América, o Brasil e também já se sagrou campeão em vários campeonatos do nosso continente como o Campeonato Sul-Americano em 2003 e nos Jogos Sul- Americanos em 2015.

No handebol masculino o Brasil nunca foi campeão mundial ou das olimpíadas. Entretanto, o time brasileiro tem se destacado e, certamente, está entre os melhores times do esporte. As últimas participações demonstram isso. Nossos meninos garantiram um honroso sétimo lugar nas Olimpíadas de 2016 e uma valorosa nona colocação no Campeonato Mundial de Handebol de 2019.

Seleção Feminina

Assim como os homens, a seleção feminina de handebol enche o nosso país de orgulho. Nossas meninas colocam o nome nacional em evidência máxima, inclusive a nível mundial.

Com campanhas absolutamente incríveis nos campeonatos que disputou, a seleção feminina de handebol do Brasil está entre as maiores potências do esporte na atualidade.

Entre essas conquistas podemos citar as cinco medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos, temporadas 1999,2003,2007,2011 e 2015, várias conquistas nos campeonatos sul-americanos e, a glória máxima do handebol nacional: o título do Campeonato Mundial de Handebol Feminino do ano de 2013, disputado na Sérvia. Nesse campeonato, vencemos as donas da casa na decisão em um jogo que ficará marcado na história do handebol nacional.

4. Quais jogadoras brasileiras já foram eleitas as melhores do mundo?

Não é só no futebol que o nosso país tem conquistas individuais de jogadores se sagrando os melhores do planeta. No handebol, duas brasileiras já atingiram esse sonho para qualquer atleta.

A Federação internacional de Handebol elege todos os anos o jogador do ano. Entre as mulheres, as brasileiras Alexandra Nascimento, em 2012, e Duda Amorim, em 2014, já atingiram esse feito. Esse dado demonstra ainda mais o prestígio e o destaque que o nosso país detém na modalidade!

5. Quais são os clubes que se destacam na liga nacional de handebol?

Entre as curiosidades sobre o handebol no Brasil, não poderíamos deixar de destacar a Liga Nacional de Handebol. Todos os anos milhares de pessoas lotam os ginásios para acompanhar jogos repletos de emoção e jogadas de efeito.

Na modalidade masculina o maior campeão é o time paulista Metodista, que conta com oito canecos. Entretanto, merecem destaque os times do Handebol Taubaté e o MRV Londrina. Já entre as mulheres o maior campeão também é o São Bernardo/Metodista, merecendo destaque também a A.A Guaru, de São Paulo, primeiro campeão e detentor de quatro conquistas.

E as curiosidades sobre o handebol no mundo?

Em todo o planeta o handebol é disputado e conta com vários torcedores apaixonados, com isso, alguns fatos sobre o esporte despertam interesse. Por exemplo, pesquisando a história descobrimos que o handebol foi criado no ano de 1919 e que atualmente é praticada em mais de cento e oitenta países.

Nos campeonatos mundiais a Rússia é maior campeã entre as mulheres, com quatro conquistas, e a França entre os homens, com seis. O primeiro lugar do pódio se repete quando falamos dos países com maior número de ouros na modalidade.

Por fim, outro fato que chama a atenção é a história do jogador Talant Dujshebaev. Ele ganhou medalhas olímpicas no handebol por dois países diferentes. Em 1992, ganhou ouro jogando pela Comunidade dos Estados Independentes e, em 1996 e 2000 foi bronze pela Espanha, depois de ter se naturalizado.

Portanto, podemos perceber que as curiosidades sobre o handebol no Brasil são diversas, o que mostra o destaque e tradição do nosso país na modalidade. Se ainda não acompanha, passe a ver os jogos de handebol e a seguir a trajetória das equipes e seleções brasileiras, elas encherão você de orgulho e proporcionarão partidas emocionantes.

Além disso, valorize as empresas que investem no esporte no nosso país. Essas instituições valorizam nossos atletas e ajudam a descobrir talentos e tirar jovens de caminhos errados.

Gostou de conhecer as curiosidades sobre o handebol no Brasil e quer saber quais os principais campeonatos da modalidade que você deve acompanhar? Então, não deixe de ler este outro artigo no nosso blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *