Série Olimpíadas: conheça as curiosidades do atletismo

Série Olimpíadas: conheça as curiosidades do atletismo

O atletismo é uma das modalidades mais esperadas das Olimpíadas. Além de ser um esporte bastante popular no mundo todo, o que não faltam são curiosidades do atletismo!

Quer saber por que esse esporte já conquistou um lugar especial no coração dos brasileiros? Confira abaixo 5 fatos que vão deixá-lo ainda mais curioso para acompanhar as provas olímpicas do atletismo:

#1: Fatos históricos do atletismo

As primeiras provas de atletismo datam de 776 a.C., na Grécia antiga. Porém, o atletismo como conhecemos hoje apareceu oficialmente no final do século XIX, e era praticado nos países da Europa e nos Estados Unidos. O atletismo moderno ganhou popularidade e foi propagado no mundo todo a partir de 1900, ganhando ainda mais visibilidade a partir de 1912, ano em que a Federação Internacional do Atletismo (IAAF) foi criada.

#2: Os 100 metros rasos

Categoria clássica do atletismo, as provas de 100 metros rasos duram menos de 10 segundos. Aliás, o atleta jamaicano Usain Bolt, considerado o mais rápido do mundo, bateu o recorde mundial na categoria em 2008, quando realizou a prova em 9,72 segundos!

No percurso dos 100 metros, os atletas dão, em média, 45 passadas e podem chegar a 30 km/h. Para fins de comparação, uma pessoa comum daria cerca de 55 passadas e alcançaria a velocidade de 22,5 km/h.

#3: Usain Bolt

Usain Bolt é tão incrível que é impossível falar das curiosidades do atletismo sem citar o atleta. Quando começou a se destacar no esporte, diversas universidades americanas ofereceram bolsas de estudo a Bolt para que ele pudesse treinar nas dependências das instituições, utilizando seus recursos. Mas o atleta permaneceu firme em suas origens e continuou seu treinamento em Kingston, a capital da Jamaica.

A carreira de Usain Bolt é coroada de grandes marcos: ele foi o atleta mais jovem a receber patrocínio da Puma, aos 16 anos. Em 2008, Bolt também foi o primeiro corredor a bater os recordes dos 100 metros, 200 metros e do revezamento 4×100 em uma mesma Olimpíada, em Pequim.

#4: O decatlo

Você sabe o que é decatlo? Essa modalidade, composta por 10 provas de atletismo e praticada apenas por atletas masculinos, permite ao declatista queimar uma média de 6500 calorias em um único dia!

As 10 provas do decatlo são divididas em 2 dias de competição. No primeiro, são realizadas as seguintes provas:

  • Arremesso de peso;
  • 100 Metros rasos;
  • Salto em distância;
  • 400 Metros rasos, e
  • Salto em altura.

No segundo dia, as provas são:

  • Salto com vara;
  • 110 Metros com barreiras;
  • Lançamento de dardo;
  • Lançamento de disco, e
  • 1500 Metros.

Para as atletas femininas, o decatlo é o heptaplo, composta por 7 modalidades de atletismo.

#5: Maratona

A distância oficial de uma maratona é de 42.19 quilômetros, enquanto a da meia maratona é de 21.09 quilômetros. Essa distância foi disputada pela primeira vez nas Olimpíadas de 1908 que aconteceram em Londres, na Inglaterra. No entanto, a maratona feminina só estreou nos jogos olímpicos de 1984, em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Gostou de saber mais sobre esse esporte? Conhece outras curiosidades do atletismo? Conte sua opinião pra gente nos comentários e participe!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *