Conheça os torneios mais famosos de handebol no Brasil e no mundo
Foto: Divulgação

Conheça os torneios mais famosos de handebol no Brasil e no mundo

Com certeza você já praticou ou já ouviu falar do handebol. Ele é muito popular e contempla uma legião de apaixonados em todos os cantos do planeta. A Europa é o grande centro dessa modalidade, lá um torneio de handebol lota ginásios e causa muita euforia. No Brasil não é diferente, somos amantes desse esporte e temos jogadores entre os melhores do mundo.

São vários os campeonatos, de clubes e seleções, dessa modalidade que atraem olhares de multidões e empolgam a cada lance com torcidas em festa, lances de efeito e emoção até o último minuto.

Se você quer saber um pouco mais sobre a história do handebol e quais são os principais torneios de handebol do mundo, este texto é para você. Continue a leitura e confira!

A história do handebol

Essa modalidade esportiva surgiu no ano de 1919 por um atleta e professor de educação física alemão chamado Karl Schelenz. A princípio, ele e amigos que o ajudaram a desenvolver o esporte o chamaram de torball.

Desde que foi fundado o handebol passou por algumas modificações. Por exemplo, era praticado ao ar livre, em gramados. E os espaços eram menores em relação aos ginásios de hoje em dia.

Sua prática inicialmente se reduzia à cidade de Berlim e a outros locais da Alemanha. No entanto, depois do fim da Primeira Guerra Mundial, ele se difundiu por toda Europa e outros continentes e caiu nas graças de todos. Com sua inclusão nos esportes olímpicos, no final dos anos trinta, passou a ser praticado por ambos os sexos.

No ano de 1999 foi criada a Federação Internacional de Handebol (HIF), que tem sede na Suíça. Esse órgão é responsável por estabelecer as diretrizes do esporte, organizar torneios, estipular mudanças e gerir o esporte a nível mundial.

Atualmente, a modalidade desportiva é praticada em mais de 180 países.

O handebol no Brasil

Não demorou muito para o handebol ser conhecido no Brasil. No final da década de 30, foi fundada a Federação Paulista de Handebol. Esse foi um passo essencial para a afirmação do esporte no nosso país e que chegasse ao destaque que detém hoje.

Mais tarde, em 1979, foi fundada a Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), que tem sede em Aracaju, capital do estado de Sergipe. Essa é a entidade responsável pela organização de qualquer torneio de handebol que se realize no nosso país.

Há equipes brasileiras de destaque principalmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná. No ano de 2013, a seleção feminina do Brasil atingiu um feito histórico ao vencer o campeonato mundial de seleções, derrotando na final a equipe da Sérvia, donas da casa, e calando um ginásio de mais de vinte mil pessoas.

Os principais torneios de handebol do Brasil e do mundo

Agora que sabemos um pouco mais sobre a história desse esporte e como ele se difundiu ao redor do planeta, vamos conhecer quais são os principais torneios de handebol que são disputados e quais são suas características.

Campeonato Mundial

Um torneio de handebol que não pode deixar de ser citado é o Mundial de Handebol. Ele envolve seleções qualificadas de todo o planeta, que lutam pela conquista do título de campeão mundial da modalidade.

O campeonato é disputado a cada dois anos em um país-sede. No mesmo ano há a briga pela taça na modalidade masculina e na modalidade feminina.

Neste ano de 2019, inclusive, foi realizado o Campeonato Mundial de Handebol masculino, no mês de janeiro. A seleção da Dinamarca, jogando em casa, derrotou a Noruega na final e sagrou-se campeã mundial de handebol pela primeira vez na história. A maior vencedora do torneio de handebol é a França, com seis conquistas.

Entre as mulheres o mundial desse ano será disputado no Japão, entre 30 de novembro e 15 de dezembro. Como citado, o Brasil tem seu nome marcado na história desse campeonato, pois no ano de 2013 nossas meninas atingiram a glória máxima e emocionaram o país ao se tornarem campeãs mundiais da modalidade.

Jogos Olímpicos

Já que estamos falando de torneio de handebol entre seleções, e essa é uma modalidade olímpica, não podemos deixar de citar as Olimpíadas. Afinal, todo atleta sonha em participar e conquistar esse campeonato.

Como citamos, o handebol foi introduzido nos jogos olímpicos na década de 30, sendo que a primeira disputa ocorreu em Berlim no ano de 1936. Somente em 1972, em Munique, foi inserida a modalidade feminina.

Entre os homens, os maiores campeões são: França, União Soviética, Croácia e Iugoslávia, com duas conquistas cada. Já na modalidade feminina, a Dinamarca reina absoluta com três medalhas de ouro seguida por Coreia do Sul, Noruega e União Soviética, com dois ouros.

As melhores participações da seleção brasileira nas olimpíadas renderam um quinto lugar para a equipe feminina, em 2016, no Rio de Janeiro, e um sétimo lugar para a equipe masculina, também nos jogos olímpicos do Rio.

Liga dos Campeões da EHF

A Liga dos Campeões de handebol é muito semelhante àquela que é disputada pelas equipes europeias no futebol. É, sem dúvidas, o torneio de handebol mais importante entre clubes da Europa e um dos mais importantes do planeta.

As equipes disputam a fase de grupos e se qualificam para disputar a fase eliminatória, que acontecem em jogos de ida e volta. O maior campeão é o Barcelona, com nove conquistas, e o campeão do último torneio, em 2018, foi o Montpellier da França, que bateu o compatriota Nantes na decisão por 32 a 26.

Campeonato Brasileiro de handebol

A liga nacional de handebol é uma das mais fortes e poderosas da América. Ela é organizada pela Confederação Brasileira de Handebol e conta com trinta e três participantes na divisão de elite.

Sua primeira edição ocorreu no ano de 1977, com título da equipe paulista Metodista, detentora de oito troféus. Na modalidade feminina a mesma equipe também já levou o título sete vezes. É uma potência nacional do esporte.

O atual campeão é o Esporte Clube Pinheiros, mas também merecem destaque as equipes do Handebol Taubaté e o MRV Londrina.

Portanto, percebemos que o que não falta é torneio de handebol para quem é apaixonado pelo esporte. Tanto de seleções quanto de clubes são vários campeonatos empolgantes com vários pontos, jogadas de efeito e muita emoção!

E além de assistir, que tal reunir a turma de amigos e fazer um torneio de handebol na quadra mais próxima. Com certeza todos vão se divertir muito e fazer vários arremessos em gol. Experimente. Esporte é saúde. Valorize as marcas que apoiam o esporte nacional, assim você está contribuindo para o bem do nosso país!

Gostou de conhecer melhor o handebol e quais são os torneios mais importantes dessa modalidade? Então, assine a nossa newsletter e mantenha-se informado de todas as novidades do mundo esportivo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *