Blog do Esporte
Os maiores artilheiros do Galo
15 jun

Conheça os nomes dos maiores artilheiros do Galo de todos os tempos

Você sabe quais são os maiores artilheiros do Galo de todos os tempos? O Atlético é um dos clubes mais tradicionais do futebol brasileiro. Além disso, o time deu muitas alegrias para a torcida. Entre elas estão a conquista da Libertadores em 2013, o título da Copa do Brasil em 2014 e o Campeonato Brasileiro de 1971.

Pensando na importância do clube para o futebol nacional e também na paixão dos atleticanos pelo time, neste post destacaremos os principais ídolos do Clube Atlético Mineiro. Acompanhe!

Dadá Maravilha

Dario José dos Santos, também conhecido como Dadá Maravilha, foi um dos maiores artilheiros do Galo em todos os tempos. Para o ex-centroavante, não existe gol feio e ele fez jus a essa frase. Pelo Atlético, Dadá foi campeão brasileiro em 1971 e mineiro em 1970 e 1978. Na campanha do título nacional, o atacante foi um dos destaques ao marcar 15 gols.

O ex-atleta teve duas passagens pelo clube mineiro. A primeira foi entre 1968 e 1972, na qual conquistou o título nacional vencendo o Botafogo por 1 a 0, no Maracanã, no Rio de Janeiro. E advinha quem fez o gol do título? Ele mesmo, o Dadá Maravilha. A segunda passagem foi nos anos de 1978 e 1979, e nesse período o clube conquistou dois títulos estaduais.

Sendo assim, Dadá se destacava pela facilidade de balançar as redes dos adversários. Não foi por acaso que ele chegou à Seleção Brasileira e compôs o elenco do time que foi tricampeão mundial na Copa de 1970. Atualmente, ele vive em Belo Horizonte (MG) e atua como comentarista na TV Alterosa/SBT.

Reinaldo

Outro jogador que foi um dos maiores artilheiros do Galo que fez história com a camisa alvinegra foi Reinaldo. Trata-se simplesmente do maior artilheiro da história do clube. O ex-centroavante defendeu o Galo entre os anos de 1973 e 1985. Nesse período, ele balançou as redes adversárias 255 vezes, em 475 jogos.

Nesse período, o atleta conquistou sete títulos estaduais com o Atlético. O primeiro título foi conquistado de forma invicta, em 1976. Na final, o Galo venceu o Cruzeiro, que era o atual campeão da Libertadores, por 2 a 0. Reinaldo fez um dos gols da vitória atleticana.

Além disso, vale destacar que o atacante também foi destaque do time no hexacampeonato estadual. Foram seis títulos estaduais consecutivos e conquistados em 1978, 1979, 1980, 1981, 1982 e 1983.

Os números e as façanhas de Reinaldo com a camisa atleticana chamaram a atenção e, por isso, o atacante foi convocado pela Seleção Brasileira. Ele esteve presente na campanha do time verde e amarelo na Copa do Mundo de 1978, na qual o Brasil terminou na terceira colocação. O ex-atacante marcou um gol no mundial, no empate contra a Suécia em 1 a 1, na primeira fase da competição.

Marques

Ele foi outro atacante que fez história com a camisa do Atlético. Sobretudo, Marques teve três passagens pelo clube. A primeira foi entre as temporadas de 1997 e 2002, a segunda entre 2005 e 2006 e a última foi entre os anos de 2008 e 2010. Somados esses três períodos, o ex-centroavante marcou 133 gols com a camisa do clube e é o nono maior artilheiro da história do Galo.

Sem dúvida, trata-se de um dos maiores artilheiros do Galo de todos os tempos. No início de sua trajetória, o ex-atacante participou do bicampeonato da extinta Copa Conmebol em 1997. Dois anos depois, ele foi um dos destaques na campanha que levou o clube ao vice-campeonato brasileiro, em 1999.

Vale destacar que o ex-atacante ainda conquistou três títulos estaduais defendendo o Atlético: em 1999, 2000 e 2010. Na terceira conquista, Marques fez o gol do título e o Galão da Massa venceu o Ipatinga na final, por 2 a 0.

Marques um dos maiores artilheiros do Galo

Ronaldinho Gaúcho

Sem dúvida, trata-se de um dos maiores artilheiros do Atlético de todos os tempos, e ele dispensa apresentações. Ronaldinho foi eleito duas vezes como melhor jogador do mundo em 2004 e 2005. Além disso, foi titular da Seleção Brasileira no pentacampeonato na Copa do Mundo de 2002, disputada no Japão e na Coreia do Sul.

Pelo Galo, Ronaldinho teve uma passagem marcante entre os anos de 2012 e 2014. Nesse período, o artilheiro marcou 27 gols pelo clube. Vale destacar que logo no primeiro ano foi vice-campeão brasileiro e, após 13 anos, o Galão voltou a disputar a Libertadores da América.

Em 2013, veio a glória máxima! Ronaldinho foi um dos grandes nomes do maior título da história do Atlético: a Libertadores da América. O ex-meia-atacante ainda esteve nos títulos do Campeonato Mineiro do mesmo ano e da Recopa Sul-Americana, em 2014.

Ronaldinho Gaúcho um dos maiores maiores artilheiros do Galo

Diego Tardelli

Recentemente, o Galo anunciou a contratação de Diego Tardelli e o atacante está na sua terceira passagem pelo clube. A primeira delas foi entre 2009 e 2011 e a segunda foi nas temporadas de 2013 e 2014.

Nessa última, ele foi destaque nos títulos da Libertadores e principalmente da Copa do Brasil, em 2014. O atacante fez o gol do título do Galão na final contra o Cruzeiro. Vitória por 1 a 0, no Mineirão. Também nesse período, o atacante foi campeão da Recopa Sul-Americana.

Somando as três passagens, Diego Tardelli defendeu a camisa atleticana em 220 jogos e marcou 110 gols, ou seja, apresenta uma média de 0,5 gol por partida.

Diego Tardelli no Galo

Victor

Desde 2012, Victor defende as cores do Atlético. Trata-se de um dos principais ídolos da história recente do Galo. O goleiro já atuou em 422 partidas e foi titular em momentos épicos da história atleticana, como a conquista da Libertadores em 2013 e da Copa do Brasil, no ano seguinte.

O goleiro viveu diversos momentos memoráveis no clube. No entanto, uma das situações mais marcantes foi nas quartas de final da Libertadores de 2013, contra o Tijuana-MEX, no Independência.

No entanto, aos 47 do segundo tempo, a equipe mexicana teve um pênalti a seu favor. Se fizesse o gol, ela eliminaria o Galo da Libertadores. Riascos fez a cobrança no centro do gol e, com os pés, Victor fez uma das defesas mais importantes de sua carreira. Graças a esse milagre, o Atlético garantiu a vaga para as semifinais da competição continental e seguiu a sua caminhada até o título inédito do torneio.

Goleiro Victor

O Atlético é um dos clubes mais tradicionais e vitoriosos do país. Diversos artilheiro vestiram o manto alvinegro e fizeram história com a camisa do clube. Alguns deles, inclusive, tiveram a oportunidade de serem convocados pela Seleção Brasileira. Por isso, neste artigo compartilhamos a história de alguns ídolos que marcaram uma era com a camisa atleticana para que você possa relembrar esses bons momentos.

Agora que você já sabe quais são os maiores artilheiro do Galo, veja nosso artigo sobre os ídolos que fizeram e fazem história no futebol brasileiro. Aproveite também para conhecer a história da seleção brasileira e conhecer os grandes momentos do futebol nacional.

Deixe um comentário?

    0-20-3