Futebol no Brasil: conheça os maiores marcos do esporte no nosso país
Foto: Divulgação

Futebol no Brasil: conheça os maiores marcos do esporte no nosso país

Com a Copa do Mundo de Futebol se aproximando, é comum que os brasileiros pesquisem e tenham mais interesse pelo assunto, e não é para menos. O futebol no Brasil é o esporte mais praticado, somando mais de 30 milhões de adeptos.

Junto com a fome de bola que aflora “no país do futebol” na época de grandes eventos, vem também a curiosidade. Questionamentos sobre os marcos do esporte e tudo o que ele proporcionou de importante são levantados.

Se você também tem essas dúvidas e gostaria de saber um pouco mais sobre o futebol no Brasil, então é só continuar lendo este post!

A história do futebol no Brasil

O futebol chegou ao Brasil em 1894, pelo paulista Charles Miller. Ele trouxe consigo da Inglaterra duas bolas e iniciou a propagação do esporte no país. Em um primeiro momento, somente a elite e os brancos poderiam participar de jogos e ligas, contudo a paixão pelo futebol não demorou a invadir a várzea.

Apesar disso, somente em 1920, com incentivo do governo Vargas, os primeiros jogadores negros começaram a ser aceitos. A partir desse marco, ocorre a massificação do esporte.

A profissionalização ocorreu em 1933. Em 1950, o Brasil sedia a Copa do Mundo de Futebol pela primeira vez. Apesar das expectativas sobre a seleção canarinho, o Brasil foi derrotado para o Uruguai, perdendo a taça.

As principais conquistas do Brasil no futebol

O principal torneio mundial de futebol é a Copa do Mundo. Ela acontece a cada quatro anos e o Brasil é a seleção com mais vitórias, tendo vencido cinco vezes.

A primeira Copa do Mundo que o Brasil venceu foi a da Suécia, no ano de 1958. Nela, dois principais astros da modalidade no país iniciaram no banco de reservas: Pelé e Garrincha. Apesar disso, os dois foram escalados a partir da terceira partida.

Em 1962, no Chile, o país se consagrou bicampeão, com um time bem parecido com o da edição anterior, e com uma atuação brilhante de Garrincha. A copa de 1970 foi a do tricampeonato brasileiro. A equipe contava com muitas estrelas e foi campeão invicto.

Depois da Copa de 70, vinte e quatro anos se passaram até que o Brasil celebrasse o tetra, em 1994, na copa dos Estados Unidos. Nesta edição, os principais jogadores da seleção eram Bebeto e Romário, e o título foi conquistado em uma nervosa final, nos pênaltis, contra a Itália.

O penta, e último título brasileiro em copas do mundo, veio em 2002, na Copa do Japão e da Coréia do Sul. Rivaldo, Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, Roberto Carlos, Cafú, entre tantos outros, brilharam e trouxeram o quinto título para as terras canárias.

Olimpíadas

A medalha de ouro nas Olimpíadas demorou a chegar para o Brasil. Até o ano de 2016, a seleção era a única campeã mundial que não havia conquistado o ouro olímpico. Apesar disso, a medalha não poderia ter sido conquistada de forma melhor: no Maracanã lotado.

Foi nas Olimpíadas do Rio, após um jogo dramático e uma vitória nos pênaltis sobre a Alemanha, que os brasileiros puderam comemorar mais um marco no esporte.

Os principais jogadores brasileiros

Discutir quem são os maiores jogadores brasileiros de todos os tempos pode ser uma conversa demorada e repleta de discórdia. Apesar das diferentes opiniões, alguns craques são unânimes e aparecem na lista da maioria. Quer saber quem são eles? Então veja a lista que separamos para você!

  • Pelé;
  • Garrincha;
  • Ronaldo;
  • Zico;
  • Sócrates;
  • Jairzinho;
  • Romário;
  • Ronaldo;
  • Ronaldinho;
  • Gerson;
  • Carlos Alberto Torres;
  • Nilton Santos;
  • Rivelino;
  • Leônidas da Silva;
  • Neymar.

O futebol no Brasil é um esporte que encanta e faz parte do cotidiano de muitas pessoas. Por esse motivo, é sempre bom saber um pouco mais sobre o assunto, não é mesmo?

Agora que você descobriu alguns dos principais marcos do futebol no Brasil, curta a nossa página no Facebook e saiba muito mais sobre diversos assuntos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *