5 equipes que revolucionaram o futebol brasileiro
Foto: Divulgação

5 equipes que revolucionaram o futebol brasileiro

O futebol brasileiro é um dos mais amados e admirados de todo o planeta. Em todos os lugares do mundo, crianças e adultos se inspiram nos craques nacionais como: Ronaldinho, Ronaldo, Neymar, Kaká, dentre tantos outros.

Esse esporte é, sem sombra de dúvidas, o mais querido e o mais praticado em nosso país. Todos os dias, em rodas de amigos, a rodada do campeonato ou as contratações desse ou daquele clube são assuntos em pauta. Não é à toa que o futebol brasileiro é chamado de preferência nacional.

Todos nós temos nossos clubes do coração, mas foram vários os exemplos de equipes que revolucionaram o futebol nacional e colocaram o Brasil no patamar de destaque que ele ocupa hoje. Ficou curioso para saber algumas delas? Então, continue a leitura. Vamos te mostrar cinco times que marcaram época no Brasil. Confira!

1. Sport Club Rio Grande

Não poderíamos iniciar a nossa lista sem falar do primeiro de todos, o clube que deu início a essa paixão que todo o brasileiro sente por uma equipe. O apelidado de vovô, Sport Club Rio Grande.

Fundado em 19 de Julho de 1900, a equipe da cidade de Rio Grande, interior do estado do Rio Grande do Sul, ostenta o importante título de time de futebol mais antigo do país pentacampeão do mundo.

A agremiação foi criada por um jovem vindo da Europa chamado Johannes Minnemann. Designado para trabalhar em uma empresa de comércio exterior na cidade de Rio Grande, ele veio do velho continente já com a ideia de introduzir a modalidade nas terras brasileiras. Após sua chegada, reuniu um grupo com vinte e um esportistas e fundou a nova entidade para praticar o futebol.

Hoje, após cento e dezenove anos de história, o Rio Grande (ou vovô) disputa a segunda divisão do campeonato gaúcho e tem como principal conquista o título do gauchão do ano de 1936.

2. Santos Futebol Clube

Não tem como falar do futebol brasileiro sem mencionar o maior jogador de todos os tempos: Pelé. O “rei do futebol” jogou a maior parte da sua carreira no Santos Futebol Clube, tradicional equipe do estado de São Paulo. Lá, ao lado de outras lendas do futebol brasileiro, marcou época e conquistou vários títulos.

O chamado esquadrão imortal da equipe santista durou de 1960 até 1969 e contou com nomes históricos como: Pelé, Zito, Mengálvio, Coutinho, Carlos Alberto Torres, dentre tantos outros.

A equipe conquistou nada menos que vinte e três títulos, sendo:

  • dois mundiais interclubes, nos anos de 1962 e 1963;
  • duas Libertadores da América;
  • oito campeonatos paulistas;
  • seis campeonatos nacionais etc.

O Santos é a única equipe brasileira entre os dez maiores times de futebol da história segundo a revista “Four Four Two”. Ele foi exemplo de um futebol bem jogado e de toque de bola que inspira jogadores e técnicos até os dias de hoje.

3. Seleção Brasileira de 1958

Já que estamos falando do rei do futebol, precisamos falar de uma de suas maiores conquistas: a Copa do Mundo de 1958. Quando o capitão Bellini levantou a taça de campeão mundial, o futebol brasileiro vivia um de seus dias mais gloriosos.

O time brasileiro daquele ano contava com ícones como: Djalma Santos, Nilton Santos, Garrincha, Vavá, Didi e Pelé. O último, com dezessete anos, é o jogador mais jovem da história a se tornar campeão do mundo.

Superado o trauma da perda da Copa de 1950, a seleção, capitaneada por Pelé, Didi e Garrincha, venceu equipes tradicionais e derrotou a dona da casa Suécia por cinco a dois na final. Esse time está marcado na memória dos brasileiros e abriu caminho para várias outras conquistas.

4. Seleção brasileira de 1982

O futebol brasileiro é reconhecido pelo chamado “futebol arte”. O jeito peculiar e encantador de jogar com um misto de ginga e objetividade encanta todo o mundo. E esse estilo de jogar futebol deve muito à seleção brasileira que disputou a Copa do Mundo da Espanha, em 1982, sob o comando do imortalizado treinador Telê Santana.

A seleção brasileira de 82 ensinou para o mundo que não é só conquistando títulos que se entra para a história do futebol mundial. Quase quarenta anos após a fatídica eliminação para a Itália de Paulo Rossi, no estádio Sarriá, o time de Zico, Falcão, Sócrates e companhia continua sendo exemplo para as gerações seguintes.

5. Seleção Feminina de futebol brasileiro de 1988

Não podemos deixar de falar das nossas mulheres guerreiras, que driblam o preconceito e a desconfiança, e enchem o Brasil de orgulho dentro das quatro linhas.

O futebol feminino do Brasil, que ganhou espaço nos últimos anos, deve muito à seleção feminina de 1988. Foi a primeira vez que houve uma convocação para uma equipe de mulheres na modalidade, no nosso país.

O time contou só com dezesseis jogadoras para disputar a “Copa de Mulheres da Espanha”. E as nossas meninas fizeram bonito. Venceram a competição, batendo seleções tradicionais como: Portugal, França e as espanholas, donas da casa.

Depois disso, o futebol feminino do Brasil se desenvolveu muito. O país do futebol passou a dispensar um carinho especial para a equipe brasileira de mulheres, e a FIFA, entidade máxima do futebol, passou a realizar a Copa do Mundo da modalidade.

Hoje o Brasil, no futebol para mulheres, ostenta excelentes participações em Olimpíadas e na Copa do Mundo, sendo vice-campeão em ambas as competições. Além disso, contamos com uma das melhores jogadores de futebol feminino de todos os tempos, a rainha Marta, eleita seis vezes a melhor jogadora do mundo pela FIFA.

Portanto, percebemos que o futebol brasileiro é um celeiro de craques, que se destacam nos gramados de todo o planeta. Tanto entre os homens, quanto entre as mulheres estamos muito bem servidos de jogadores e equipes que justificam o Brasil ser conhecido como o país do futebol.

É essencial que as empresas incentivem os clubes e nossos atletas para que o futebol brasileiro se desenvolva cada vez mais e, além disso, ajude os meninos e meninas que têm o sonho de se tornarem jogadores a alcançarem um futuro digno e brilhante andando por caminhos bons e longe de más influências. Assim, ajudaremos o nosso futebol e as pessoas do nosso país.

Gostou de saber um pouco mais sobre as equipes que entraram para a história do futebol no Brasil? Então, assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades e notícias do mundo do esporte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *