Blog do Esporte
Descubra como é realizada a contratação de jogadores de futebol
20 mar

Descubra como é realizada a contratação de jogadores de futebol

Recordes, títulos e gols: assim é contada a história do esporte mais popular do mundo. No entanto, como é feito o trabalho nos bastidores das equipes? De qual forma se dá a montagem de um time vencedor? Quais critérios são avaliados pelos gestores na hora de contratar um atleta?

Levando essas questões em consideração, elaboramos este post com o objetivo de explicar como acontece a contratação de jogadores de futebol. Para saber mais a respeito, leia o texto até o fim!

Os valores envolvidos

Embora seja difícil mensurar quanto vale um drible ou uma artilharia de campeonato, é importante destacar que o mercado do futebol de alto rendimento é regido por valores astronômicos.

Um levantamento feito pela BBC Brasil ajuda a ter uma ideia das dimensões financeiras que abarcam o jogo. Clubes de Alemanha, Inglaterra, França, Itália e Espanha — as ligas mais ricas do mundo — gastaram cerca de R$ 16,3 bilhões em reforços às vésperas do início da temporada europeia de 2017-2018.

Sendo assim, é preciso que haja uma análise detalhada e comprometida antes de efetivar uma transferência. Afinal, são grandes os investimentos realizados pelas instituições que compõem esse cenário. Além disso, algumas leis devem ser seguidas para que o processo seja feito dentro das normas.

Os critérios usados para contratar

Listamos, logo abaixo, alguns dos fatores que mais influenciam na tomada de decisão de comissões técnicas e dirigentes na hora de investir em um atleta.

Avaliação técnica

Acompanhar futebol é prazeroso para o público geral, mas para os analistas de desempenho e auxiliares técnicos a atividade não se resume à diversão. Esses profissionais são responsáveis por coletar dados estatísticos recentes e de toda a carreira de um determinado atleta.

Também fazem um sério trabalho a fim de analisar como ele se comporta fora de campo e se tem potencial para se encaixar na forma de jogar do clube. Tudo isso para saber se ele pode contribuir para o sucesso do time.

Investimentos necessários

Um jogador também representa um custo-benefício. Por isso, é imprescindível saber se o valor dos salários a serem pagos e/ou a taxa de transferência exigida pela agremiação a qual ele pertence são compatíveis com as necessidades e ambições de quem deseja contratá-lo.

Elaboração de contrato

É nesse aspecto que direito e esporte de mesclam. Não é à toa que grandes clubes têm um departamento jurídico à disposição. Como se dá em outros âmbitos trabalhistas, o contrato deve ser redigido com atenção e atender aos anseios das partes envolvidas antes de concluir a transferência. Termos como bonificações, prêmios, valores e tempo de contrato são essenciais.

Estabelecimento de multas

As multas são uma parcela singular do contrato. Desse modo, demandam cuidado redobrado. Um contrato de jogadores profissionais pode ir de 3 meses a 5 anos de duração, no máximo. Apesar disso, pode ser renovado a qualquer momento.

A penalização geralmente é aplicada quando alguma das partes não cumpre com um combinado ou decide rescindir o acordo por razões variadas.

A contratação de jogadores de futebol requer precisão e responsabilidade. Isso ajuda clubes e atletas a não tomarem decisões equivocadas, fazendo com que o torcedor tenha acesso a um espetáculo mais organizado e disputado.

Se você gostou deste texto e quer encontrar conteúdos similares, siga nossos perfis nas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram!

Deixe um comentário?

  1. igor 16 de maio de 2022 as 18:40 O seu comentário está aguardando moderação.

    eu gostaria de ter uma o portunidade

    Responder
  2. Carlos 26 de abril de 2022 as 22:27 O seu comentário está aguardando moderação.

    Tenho um zagueiro muito de 2004 atualmente está na base do 13 de campina grande pb

    Responder
  3. Roberval Gusmão silva 11 de abril de 2022 as 13:09 O seu comentário está aguardando moderação.

    Tá pra nascer um pagodeiro disposto a soltar o dedo só por causa dela .

    Responder
  4. Bruna Begiato 29 de março de 2022 as 18:54 O seu comentário está aguardando moderação.

    Eu tenho um amigo que já jogou em vários times como o Audax de Osasco, na União Barbarense e infelizmente por motivos familiares ele acabou desistindo do sonho dele.
    E como gosto muito dele gostaria de saber se vocês poderiam dar uma oportunidade para eles estar jogando no time do coração dele kkk
    Esse menino se chama Lucas Cezar Precoma
    O pai dessa pessoa ele “sumiu” nos 13 primeiros anos de vida dessa pessoa e era somente a pessoa e a mãe, pq o pai tinha ó abandonado, nunca ligou, nunca mandou mensagem, simplesmente NADA, essa pessoa morava na favela com a mãe e passou a roubar comida pq não tinha dinheiro pra comprar um arroz, chegou a roubar dinheiro para ter oq a mãe e a pessoa comer e logo em seguida essa pessoa entrou no restaurante pra comprar marmita, e a pessoa começou a se envolver cada vez mais, e foi aí que conseguiu tirar a mãe e ele do sufoco, não faltava mais nada na mesa, até que um dia ele foi de inventar de jogar bola com uns mlk, e tinha um técnico lá, técnico de rio claro, e ele viu meu jogo e me chamou pra jogar com ele, foi aí que ele começou a tentar o futebol, e foi isso e fez ele parar de fazer roubos para por comida na casa, e foi ai que ele começou ganhando 500 reais por mês, logo após fui jogar no União Barbarense ganhando 1.200
    e em seguida isso já com 17 anos, entrou pro Audax Osasco e ai ele já estava crescendo dentro do futebol ganhando por volta 3.000,00 no mês e depois disso eles vieram morar com a vô e ela ajudou eles a comprar a casa que eles moram atualmente.
    E eu quero ajudar ele a retomar esse sonho voltar ao futebol
    Eu tenho um carinho enorme por ele e pra ele realizar esse sonho novamente eu faço de TUDO
    E se vocês aceitarem e puderam fazer uma avaliação com ele se se for possível entra em contato com ele por esse número (19) 994855548
    Ele se chama Lucas Cezar Precoma
    Um jogador excelente mesmo
    E gostaria de poder fazer ele realizar esse sonho novamente
    Desde ja agradeço
    E a oportunidade que estão dando a ele

    Responder
  5. Kaua 26 de setembro de 2021 as 17:00

    Que rojões futebol no Corinthians
    Eu bom jogador

    Responder
  6. Lucas wilglison Santos Baía 25 de julho de 2021 as 02:48

    Min chano Lucas wilglison Santos Baía
    Tenho 18 anos
    Mora No Amazonas
    E gostaria de ser um jogador de futebol

    Responder
  7. Iraildes barbosa 28 de junho de 2019 as 21:46

    Obrigado pelo esclarecimento.

    Responder