Como, quando e onde surgiu a Copa do Mundo de Futebol da FIFA?
Foto: Divulgação

Como, quando e onde surgiu a Copa do Mundo de Futebol da FIFA?

A Copa do Mundo de Futebol da FIFA é um dos eventos mais esperados pelos apaixonados pelo futebol. Afinal, é nesse momento em que acompanhamos nossa seleção dar um show em campo e nos encher de orgulho com jogadas incríveis e muita emoção.

Mas você sabe como surgiu a Copa do Mundo, como foram as primeiras competições e como eram as competições internacionais antes desse grande evento?

Descubra no artigo de hoje!

Como surgiu a Copa do Mundo de Futebol da FIFA

A Copa do Mundo de Futebol da FIFA surgiu em 1930, quando Jules Rimet, em um congresso da entidade, conseguiu que seu projeto para criar um torneio internacional fosse aprovado.

A primeira competição aconteceu no mesmo ano, em 1930, no Uruguai com a participação de 13 equipes convidadas. Nessa primeira competição, o Uruguai foi campeão, além de país-sede.

Hoje, para que as equipes participem do campeonato, é necessário passar por uma etapa classificatória de dois anos de duração, onde aproximadamente duzentas seleções de países participam.

Como eram as competições internacionais anteriores?

Antes do surgimento da Copa do Mundo da FIFA, as competições internacionais aconteciam de forma diferente e mais simples.

A primeira partida internacional de futebol aconteceu em 1872 entre a Escócia e a Inglaterra. Nessa época, pouquíssimos eram os eventos de futebol fora do Reino Unido.

A expansão do futebol internacional começou quando a FIFA foi criada, em maio de 1904, que até então era formada por sete países do continente europeu.

Em 1900, 1904 e 1906, o futebol participou dos Jogos Olímpicos de Verão como um esporte de demonstração, sem direito à medalhas. Em 1908 o esporte foi oficialmente introduzido nos Jogos Olímpicos de Verão. Em 1908 e 1912 a campeã foi a seleção amadora da Inglaterra.

Como os Jogos Olímpicos costumavam ser disputados apenas por equipes amadoras, os torneios envolvendo equipes profissionais começaram a surgir. Em 1908 o Torneo Internazionale Stampa Sportiva aconteceu na Itália, em Turim e, no ano seguinte, Sir Thomas Lipton organizou o Troféu Sir Thomas Lipton, também em Turim. Esses dois torneios foram disputados apenas por clubes, cada um de um país diferente. Como não foram disputados por seleções, esses torneios não são considerados antecessores diretos da Copa do Mundo.

Em 1914, o futebol dos jogos olímpicos finalmente foi reconhecido como campeonato mundial de futebol amador pela FIFA, que passou a se responsabilizar pela organização do evento. Isso permitiu que, em 1920, o futebol fosse oficializado nos Jogos Olímpicos de Verão daquele ano, em que a Bélgica se consagrou campeã do torneio.

O Uruguai foi campeão em 1924 e 1928. Ainda em 1928, a FIFA decidiu organizar seu próprio campeonato e, como comemoração do centenário da independência e celebração dos últimos dois títulos olímpicos, o Uruguai foi eleito sede da Primeira Copa do Mundo FIFA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *