10 curiosidades sobre o Flamengo!
Foto: Divulgação

10 curiosidades sobre o Flamengo!

O Flamengo completou no último dia 15 de novembro os 123 anos de existência.

Muito amor, muita garra e muita luta definem o caminho percorrido pelo rubro negro até então, e por isso decidimos criar um post especial.

Para quem gosta de acompanhar a caminhada da equipe, é interessante saber as histórias mais curiosas a respeito da sua formação, equipe e torcida!

Que tal conhecer algumas delas?

Curiosidades sobre o Flamengo

  1. Você sabia que a primeira bandeira do Flamengo era azul e amarelo-ouro? Foi criada em 1895, mas acabou saindo de linha porque o tecido desbotava muito, e os tecidos que até então eram importados custavam caro. Por isso, a diretoria decidiu substituir a camisa por uma nas cores preto e vermelho. A primeira versão da camisa do time era quadriculada, tal qual um tabuleiro de jogo de xadrez.
  2. O Flamengo teve seu departamento de futebol criado em 1911. O Departamento de Esportes Terrestres surgiu na noite de natal desse mesmo ano.
  3. Após a criação do departamento de esportes terrestres, os jogadores ganharam uma camisa listrada, como a dos remadores. Havia um friso branco entre o vermelho e o preto da camisa, que foi retirado na época devido à uma semelhança da camisa com a bandeira da Alemanha na época da Primeira Guerra Mundial.
  4. O primeiro mascote da equipe foi o Popeye, isso mesmo: aquele marinheiro das histórias em quadrinhos!
  5. Apesar do hino de Lamartine Babo ter se tornado o mais popular, o Flamengo tem um hino oficial composto por um ex-goleiro da equipe, lançado em 1945 quando o time completou 50 anos. Paulo Magalhães é o compositor.
  6. Em 2009, o Flamengo conquistou seu hexa, entrando para uma das maiores surpresas da história do Campeonato Brasileiro. A equipe esteve, em um dado momento da competição, com 11 pontos de diferença atrás do líder já no segundo turno. Com muita garra, acabou levando o título com uma das maiores arrancadas da história. A equipe foi campeã com 67 pontos, sendo considerado o time campeão com a pontuação mais baixa na época dos pontos corridos.
  1. O hino do Flamengo composto por Magalhães classifica a equipe como “campeão de terra e mar”. Esse detalhe surgiu graças à história do time, que foi campeão carioca de remo em 1916 e campeão carioca de futebol em 1914.
  2. Em 2010, para fazer alusão às primeiras cores do time, o Flamengo lançou um terceiro uniforme com listras azuis e amarelas. Nem todo mundo gostou da novidade.
  3. O nome do Flamengo é uma alusão aos navegadores holandeses que, na primeira metade do século XVII, estiveram na Praia do Flamengo, no sul do Rio de Janeiro. Eram chamados, em francês, de flamandes e flamengos. Viviam na região de Flandres, que abrangia uma parte da Holanda, Bélgica e França na época. Devido à localização da sua primeira sede, o Clube de Regatas do Flamengo, inaugurado em 1895 recebeu esse nome. A inauguração aconteceu no casarão de Nestor de Barros, na Praia do Flamengo.
  1. Os amistosos do Flamengo contra a Seleção Brasileira foram incríveis: a equipe não perdeu nenhuma disputa. Nas três disputas, o time venceu duas e empatou uma!

A MRV parabeniza o Flamengo pelos seus 123 anos de história, conquistas, e tem muito orgulho em ser parceira do clube!

E você, sabe alguma curiosidade sobre o Flamengo que não está nessa lista? Conte nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *