Blog do Esporte
Entenda como funciona o campeonato brasileiro de futebol
04 jul

Entenda como funciona o campeonato brasileiro de futebol

O futebol está no sangue do povo brasileiro: o esporte que virou um dos sinônimos do país tem como sua maior competição o campeonato brasileiro de futebol. A competição coloca frente a frente os melhores clubes do país a cada ano, e já passou por mudanças que a aperfeiçoaram, equilibrando a disputa  e valorizando a regularidade.

Para entender melhor o futebol brasileiro, é preciso aprender mais sobre o campeonato brasileiro de futebol. E, por isso, vamos explorar essa competição a seguir. Confira!

Histórico do campeonato brasileiro de futebol

O campeonato brasileiro de futebol já sofreu diversas mudanças no seu formato desde 1959, quando foi instituído pela CBF — Confederação Brasileira de Futebol.

A competição já foi disputada de forma eliminatória em mata-mata após uma classificação inicial, mas, atualmente, é realizada em pontos corridos.

Os maiores campeões são os quatro grandes paulistas: Palmeiras, com nove títulos, Santos, com oito, e São Paulo e Corinthians — com seis cada um.

Existe uma polêmica em relação aos títulos reconhecidos antes de 1971, mas a homologação da CBF apresenta os números acima, com as edições de 1959 até 1970 aclamadas como o próprio campeonato brasileiro de futebol.

No total, 12 equipes já levaram o título nacional: Palmeiras (9), Santos (8), São Paulo (6), Corinthians (6), Flamengo (5), Cruzeiro (4), Vasco da Gama (4), Fluminense (4), Internacional (3), Grêmio (2), Botafogo (2), Bahia (2), Atlético Mineiro (1), Guarani (1), Coritiba (1), Sport (1) e Atlético Paranaense (1) já venceram a competição.

As divisões do campeonato brasileiro de futebol

Desde 2003, as séries A e B do Brasileirão são disputadas no formato de pontos corridos. Os 20 times jogam contra si em turno e returno, consagrando-se como campeão aquele que somar o maior número de pontos após as 38 rodadas.

Já as séries C e D misturam fases classificatórias em grupo e fases eliminatórias em mata-mata, até que se reconheçam campeões, classificados e rebaixados para a divisão superior ou inferior.

A Série C mantém uma disputa entre 20 equipes por edição com ascenso e descenso, enquanto a Série D se tornou a forma de acesso para novos participantes, que se classificam a partir da classificação nos campeonatos estaduais, dando chance e mais calendário para equipes menores.

Acesso e classificação do campeonato brasileiro de futebol

Os seis primeiros classificados do campeonato brasileiro estão automaticamente classificados para a Copa Libertadores, maior competição continental. Os quatro primeiros entram direto na fase de grupos do torneio, enquanto quinto e sexto colocados disputam a fase preliminar.

Do sétimo ao décimo segundo, estão os classificados para a Copa Sulamericana, competição alternativa a nível de América do Sul.

Os quatro últimos colocados da Série A são rebaixados para a Série B. Assim, os quatro primeiros colocados da Série B trocam de divisão com os rebaixados.

O mesmo movimento acontece entre as séries B e C, e C e D, o que garante maior aporte financeiro para os que obtêm sucesso, grande objetivo de todos.

Dando possibilidades para todos e coroando os campeões aqueles que se mantêm melhores durante toda a competição, o Brasileirão mexe com o país a cada rodada, alimentando a esperança de uns — e magoando outros, o que faz parte da rotina de ser um torcedor.

E aí, entendeu como funciona o campeonato brasileiro de futebol? Você mudaria alguma coisa? Tem saudades do mata-mata? Deixe sua opinião nos comentários!

Deixe um comentário?

  1. João Pedro 10 de setembro de 2022 as 22:09 O seu comentário está aguardando moderação.

    No Brasil, o Flamengo é, por decisão judicial, e em seguida, pela CBF, oficialmente detentor de sete títulos do Campeonato Brasileiro (1980, 1982, 1983, 1992, 2009, 2019 e 2020) —
    Está meio errado aí

    Responder
  2. William Wagner 1 de agosto de 2022 as 06:30 O seu comentário está aguardando moderação.

    No meu modo de ver, eu acho que a série c, deveria ter a mesma forma das séries a e b.Jogos de ida e volta num total de 38 jogos para cada equipe.Cada equipe teria melhores chances.As equipes que estariam mal no primeiro turno, teriam maiores chances de recuperação no segundo turno.

    Responder
  3. osmar antonio guidolin 27 de junho de 2022 as 18:09 O seu comentário está aguardando moderação.

    gremio serie a em 2023

    Responder
  4. Dennison Coelho 15 de maio de 2022 as 10:47 O seu comentário está aguardando moderação.

    Como é feita a tabela de jogos? Noto que a preferencia por times paulistas e cariocas nas transmissões diretas é uma discriminação e desrespeito aos demais clubes. Não interessa se tem mais torcida. Pelo contrário, isso favorece cada vez mais esses clubes e atacha os demais. Querem transformar Flamengo e Corinthians como Barcelona e Real Madrid do Brasil.Vai perder totalmente a graça. Outra besteira é colocarem jogos na segunda-feira, coisa sem cabimento. Mas voltando à pergunta inicial, quem dentro da CBF faz a tabela, gente ou computador manipulado?

    Responder
  5. Ricardo 31 de janeiro de 2021 as 12:24

    El Brasileirao, es el campeonato más parejo y de difícil pronóstico que conozco. Es una competencia total y muy entretenida y apacionada. Soy torcedor del CLUB ATLÉTICO CERRO, un pequeño club de un barrio de Montevideo, el único partido oficial que jugamos contra clubes Brasileños fue contra BAHÍA y ellos clasificaron, aunque fue muy disputada la contienda. Sigo al fútbol brasileño en todas sus categorías. Son muy atractivas y lleva el fútbol a todas partes del país-continente. Saludos desde CERRO-Montevideo-URUGUAY

    Responder
  6. Leonardo Oliveira 17 de janeiro de 2021 as 23:24

    Sou flamenguista,mas estou achando a caminhada do Palmeiras muito legal nessa libertadores….e aí ? Será que o tão sonhado mundial do Palmeiras vem ???????? Existem muitas pessoas aí que são clubista demais…ao sou palmeiras mas gostaria que o futebol brasileiro trouxesse mas esses 2 títulos para o Brasil… libertadores e um Mundial…seria muito bom…????????????????????????

    Responder
  7. Gabriela 9 de dezembro de 2019 as 17:24

    Grêmio campeão do mundo!!!

    Responder
  8. Amauri Ribeiro 5 de dezembro de 2019 as 02:51

    E se acontecer do campeão da copa do brasil terminar entre os 4 primeiros, abre mais uma vaga casa abaixo ou continua do mesmo jeito ?

    Responder
  9. Santino Silva 18 de novembro de 2019 as 03:47

    Se e não estiver equivocado, gostaria de lembrar que a Série B só passou a ser disputada em pontos corridos a partir de 2008 ou 2009. Tirem-me esta dúvida!

    Responder
  10. Flamengo 1 de setembro de 2019 as 19:50

    Eu amo muito flamengo

    Responder
  11. nando izulino 22 de julho de 2019 as 13:48

    como que e feito o sorteio dos jogos rodada a rodada ou e feito a dedo por alguns ?

    Responder
  12. Rafael 13 de junho de 2019 as 03:26

    Deixaria o mata-mata

    Responder
  13. SIDNEI 19 de maio de 2019 as 09:51

    Bom dia!!!
    Gostaria que acabassem com os jogos na segunda feira…

    Responder
  14. Pablo 7 de novembro de 2018 as 12:19

    Mudaria: Do 7 ao 12 vai pra Sul americana
    E os outros antes de chegar no rebaixamento ? Por que não dividi de uma vez

    Responder