Blog do Esporte
São Paulo 2005
30 abr

São Paulo 2005: como o time conquistou o Paulistão de forma quase invicta?

Para a torcida são-paulina, o ano de 2005 ficou marcado para sempre na memória: foi um dos mais especiais porque o time fez história ao conquistar o Campeonato Paulista, chegar ao tri na Libertadores e, ainda, consagrar-se campeão no Mundial. Logo, relembrar a trajetória do São Paulo em 2005 é importante para reviver essas emoções.

Por isso, elaboramos este post especialmente para contar para você, são-paulino, sobre a conquista do Campeonato Paulista pelo São Paulo Futebol Clube em 2005. Se por alguma razão, você não acompanhou essa conquista, essa é a oportunidade de saber como foi a trajetória do clube até o título, que aconteceu de forma antecipada e quase invicta. Acompanhe!

Como foi o esquema de disputa do Campeonato Paulista em 2005?

A disputa foi por pontos corridos, ou seja, em turno único. Como o tricolor paulistano estava em uma ótima fase, esse sistema acabou favorecendo a equipe, que venceu o torneio de maneira antecipada. Nessa temporada, os craques conhecidos foram consagrados e novos talentos foram revelados.

Esse título abriu as portas para a equipe do São Paulo em 2005 alcançar outras importantes vitórias, como a Taça Libertadores da América e o Campeonato Mundial nesse mesmo ano. Além da boa campanha, o apoio dos patrocinadores fez a diferença para estimular os jogadores. Atualmente, o São Paulo é um dos clubes que contam com o patrocínio da MRV.

Por que o São Paulo foi campeão antecipado?

No jogo anterior, contra a equipe da Portuguesa, em 31 de março, a festa do tricolor paulista estava armada e não aconteceu por pouco. Nessa rodada, o São Paulo estava a uma vitória do título do Campeonato Paulista. Otimistas e empolgados com a possibilidade de seu time do coração conquistar mais um título, a torcida lotou o Pacaembu.

Porém, não foi daquela vez: a Portuguesa não abriu mão da vitória e estragou os planos dos são-paulinos, ao derrotar o tricolor por 2 a 1. Porém, o título foi confirmado de forma antecipada na rodada seguinte, no empate contra o Santos. Como já estava na 17ª rodada, o São Paulo não poderia mais ser alcançado pelo Corinthians, que encerrou a temporada como vice.

Quem foram os principais jogadores?

Grandes nomes tiveram destaque nessa temporada, porém, os maiores destaques do elenco do São Paulo, em 2005, foram Rogério Ceni, Lugano, Diego Tardelli e Falcão. Os atacantes foram fundamentais para a conquista do título, mas o goleiro Ceni foi herói em muitas partidas.

A boa atuação do arqueiro foi decisiva para manter o São Paulo à frente dos adversários, e com a vantagem da pontuação que levou o clube ao título. Um dos jogos mais difíceis foi contra o Palmeiras, quando Ceni marcou um gol de falta. Contra o Corinthians, o goleiro tricolor defendeu um pênalti já no finalzinho do segundo tempo.

Como foi a campanha do São Paulo em 2005?

Em 3 de abril de 2005, o São Paulo foi declarado campeão paulista, faltando ainda duas rodadas para encerrar o campeonato. Durante toda a competição, a campanha e o saldo de gols do São Paulo foi espetacular. O time sofreu apenas duas derrotas: para a Portuguesa, na 16ª rodada, e para a Ponte Preta, na 18ª.

Aliás, se tivesse vencido a Portuguesa, teria antecipado ainda mais o título. Mas o adversário fechou as portas e não deu chance para o tricolor. Mas na semana seguinte, o sonho foi realizado e o São Paulo iniciou a sua jornada vitoriosa ao conquistar o 21º título estadual de futebol em sua história.

Quando perdeu para a Ponte Preta, o tricolor já ostentava o título de campeão. A equipe somou 45 pontos contra 37 do Corinthians, que foi o vice-campeão ao ficar em 2º lugar na disputa pelo título.

A comissão técnica era coordenada pelo treinador Emerson Leão, que fez um excelente trabalho ao conduzir o time para conquistas tão valiosas naquele ano. Sua equipe permaneceu invicta nas 15 primeiras semanas do paulista. O reconhecimento veio logo, pois a equipe ganhou o Troféu dos Invictos da Federação Paulista.

Entre os resultados mais importantes do tricolor paulista, destacam-se as vitórias contra as seguintes equipes:

  • Palmeiras (por 3 a 0);
  • Corinthians (1 a 0);
  • Marília (6 a 0, a maior goleada da edição);
  • São Caetano (4 a 3),em um jogo dramático para as duas equipes.

Como foi o jogo do título? 

O jogo aconteceu no Estádio Wilson Fernandes de Barros, em Mogi Mirim, contra o Santos Futebol Clube. A partida terminou em 0 x 0, o suficiente para o São Paulo conquistar o título e fazer a festa de um público de 12.382 pagantes, com a maioria tricolor. O árbitro da partida foi Wilson Luiz Seneme.

A escalação do São Paulo em 2005 foi:

  • Rogério Ceni (capitão); 
  • Fabão;
  • Diego Lugano;
  • Edcarlos;
  • Cicinho;
  • Mineiro (Renan);
  •  Josué;
  • Danilo (Marco Antônio);
  • Júnior; 
  • Grafite;
  • Diego Tardelli (Luizão).

Por que essa conquista foi tão especial? 

A equipe comandada pelo técnico Emerson Leão apostou em estratégias ofensivas e com boas marcações das saídas de bola do adversário. Em todas as partidas que levaram o São Paulo a conquistar três títulos, a palavra de ordem da comissão técnica era manter a garra e a confiança sempre.

Com essa tática, no empate com o Santos, em Mogi-Mirim, o tricolor acumulou mais um troféu do Campeonato Paulista. Essa conquista foi especial porque abriu as portas para outros dois títulos que viriam para o São Paulo em 2005.

A temporada de vitórias da equipe do Morumbi foi marcada pela conquista do Paulistão, Libertadores e Mundial de Clubes daquele ano. Apesar de não ter saído invicto do Campeonato Paulista, o clube conquistou um campeonato que se tornou marcante em sua trajetória.

Por fim, podemos concluir que o São Paulo, em 2005, fez história no futebol brasileiro e levou sua torcida à loucura ao conquistar três títulos tão importantes. Ao patrocinar essa equipe, a MRV demonstra a importância de apoiar quem acredita no potencial que tem e se esforça para alcançar seus objetivos e sonhos.

Gostou deste artigo? Aproveite para ver, também, sobre os 89 anos da fantástica história do São Paulo!

Deixe um comentário?