Blog do Esporte
Clube Atlético Mineiro
15 mar

8 maiores jogadores do Clube Atlético Mineiro que você deve conhecer

O Clube Atlético Mineiro é um dos clubes mais tradicionais do país. Vários jogadores foram revelados e diversos ídolos passaram pela história do time. A equipe foi fundada em Belo Horizonte, em 1908, e tem mais de 100 anos de história e de muita tradição.

Vale destacar, também, que o Galo conquistou diversos títulos em sua rica trajetória. Entre eles, estão o Campeonato Brasileiro de 1971, a Libertadores de 2013 e a Copa do Brasil, em 2014.

Sem dúvida, o Atlético atrai milhões de torcedores apaixonados, seja em Minas Gerais, seja em outras partes do Brasil. Por esse motivo, neste conteúdo, vamos destacar os maiores jogadores do Atlético que você deve conhecer. Boa leitura.

1. Dadá Maravilha

Sem dúvida, ele foi um dos principais jogadores do Galo. Inclusive, ficou bastante conhecido pela seguinte frase: “não existe gol feio, feio é não fazer gol”. Pelo Clube Atlético Mineiro, o ex-atacante conquistou o Campeonato Brasileiro de 1971 e Mineiro, nos anos de 1970 e 1978. Vale destacar que na campanha do título nacional, Dadá Maravilha balançou as redes adversárias 15 vezes.

Inclusive, Dadá Maravilha fez o gol do título do Brasileirão de 1971. Naquela oportunidade, o Atlético Mineiro venceu o Botafogo pelo placar mínimo, no Maracanã, na capital fluminense. Devido ao faro de artilheiro, Dadá Maravilha chegou a ser convocado pela Seleção Brasileira e fez parte do grupo que foi tricampeão na Copa de 70.

2. Reinaldo

Ele é o maior goleador da história do Clube Atlético Mineiro. Vale destacar que Reinaldo atuou pelo clube mineiro entre os anos de 1973 e 1985. Nesse período, ele fez 255 gols em 475 partidas, uma média de 0,54 gol por jogo.

Nesse período, Reinaldo conquistou sete vezes o Campeonato Mineiro, sendo seis títulos consecutivos, entre 1978 e 1983. Devido ao bom desempenho pelo clube, o atacante foi convocado e defendeu a Seleção Brasileira na Copa de 1978.

3. Ronaldinho Gaúcho

Ronaldinho foi eleito duas vezes como melhor jogador do mundo, nos anos de 2004 e 2005. Além disso, foi titular da Seleção na Copa de 2002. Naquela ocasião, o time verde e amarelo venceu a Alemanha na final por 2 a 0, e foi pentacampeão mundial.

Ronaldinho defendeu o Clube Atlético Mineiro entre 2012 e 2014. Nesse período, ele fez 27 gols pelo time. Vale ressaltar que, logo na primeira temporada de sua passagem, o Galo foi vice-campeão nacional e, 13 anos depois, os mineiros voltaram a disputar a Libertadores. No ano seguinte, em 2013, o Galo conquistaria a competição continental, ao vencer o Olímpia na decisão.

4. Leonardo Silva 

Trata-se de um ídolo recente da história do Clube Atlético Mineiro. O ex-zagueiro Leonardo Silva conquistou diversos títulos importantes com a camisa da equipe mineira. Inclusive, marcou gols fundamentais na campanha do título inédito da Copa Libertadores, em 2013. 

Na final da competição, o defensor marcou o segundo da vitória sobre Olímpia, do Paraguai, por 2 a 0, no Mineirão, em Belo Horizonte. Detalhe: o tento foi marcado aos 41 minutos do segundo tempo. Como os paraguaios venceram o confronto de ida pelo mesmo placar, o confronto foi para a prorrogação e, na a sequência, foi para os pênaltis. Na disputa por penalidades, os mineiros venceram por 4 a 3 e conquistaram o título continental.

Além da Libertadores, Leonardo Silva também foi vital na campanha que garantiu os títulos da Copa do Brasil e da Recopa Sul-Americana, em 2014, vencendo o Cruzeiro e o Lanús na decisão, respectivamente.

5. Éder Aleixo

Era bastante conhecido pelo fato de ter um chute forte e de ser bastante preciso nas cobranças de falta. Além disso, tinha muita habilidade. Não foi por acaso que esteve presente em diversas convocações da Seleção Brasileira nos anos 80.

O meia-atacante teve quatro passagens pelo clube e a principal delas foi entre os anos de 1980 e 1985. Nesse período, conquistou cinco Campeonatos Mineiros (1980, 1981,1982, 1983 e 1985). Além disso, foi vice-campeão do Campeonato Brasileiro, em 1980.

6. Taffarel

O goleiro esteve entre os maiores jogadores do Atlético entre 1995 e 1998. Quando contratado, foi a aquisição mais cara da história do futebol nacional para um jogador da posição. Foi necessário R$1,3 milhão para comprá-lo do Parma, da Itália.

Durante a passagem pela equipe mineira, o herói do tetra conquistou o Campeonato Mineiro de 1995 e a Copa Conmebol de 1997. Em 1998, Taffarel voltou para o futebol europeu e foi contratado pelo Galatasaray, da Turquia.

7. Victor

goleiro está no Clube Atlético Mineiro desde 2012 e é um dos principais nomes da história do Galo, especialmente, se pensarmos nos últimos anos. Desde então, o arqueiro foi titular em 422 jogos e esteve em momentos importantes, como os títulos da Libertadores em 2013 e da Copa do Brasil, no ano seguinte.

Victor viveu diversos grandes momentos pelo Galo. Uma das situações mais marcantes foi nas quartas de final da Libertadores de 2013. Naquela ocasião, os mineiros duelaram contra os mexicanos do Tijuana, no estádio Independência.

Aos 47 da etapa final, o time mexicano teve um pênalti. Se fizesse o gol, eliminaria o Atlético do torneio continental. O atacante Riascos cobrou no meio do gol e, com os pés, Victor salvou o Galo. Graças a essa defesa, o Atlético garantiu a vaga para as semifinais da Libertadores e, posteriormente, foi campeão continental pela primeira vez em sua história.

8. Toninho Cerezo

Era o típico volante moderno e se destacava pelo bom passe e pela sua presença ofensiva. Ele defendeu as cores alvinegras entre 1971 e 1982 e se notabilizou por ser um dos craques da Seleção Brasileira na Copa de 1982.

O Clube Atlético Mineiro tem uma história muito rica e saber quais foram os maiores jogadores do Atlético é uma excelente oportunidade de conhecer melhor sobre a trajetória do clube. Por esse motivo, procuramos destacar os principais atletas que defenderam as cores de um dos times mais vitoriosos do futebol brasileiro.

O que você achou deste post? Conhece mais algum atleta do Clube Atlético Mineiro que deveria estar em nossa lista? Deixe o seu comentário e compartilhe com a gente a sua opinião sobre o assunto!

Deixe um comentário?