melhores momentos do Brasil
Foto: Divulgação

Relembrando a história: os melhores momentos do Brasil em todas as Copas do Mundo

Esse é um conteúdo para se orgulhar: a Seleção Brasileira é a única que, até hoje, participou de todas as edições da Copa do Mundo, além de ser, também a única pentacampeã mundial dentre tantos países fortes no esporte.

O Brasil também foi a primeira seleção a se classificar para a Copa da Rússia, em 2018, com quatro rodadas de antecedência nas eliminatórias da América do Sul.

Acontecimentos históricos do Brasil na Copa do Mundo

1930 – Uruguai

Em 1930 aconteceu a primeira Copa do Mundo no Uruguai. O Brasil já estava presente para a disputa, mas infelizmente não passou da primeira fase da competição.

1938 – França

Até então, essa havia sido a melhor colocação da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, conquistando o terceiro lugar.

A equipe eliminou a Polônia nas oitavas de final, a Tchecoslováquia nas quartas e perdeu para a Itália na semifinal. Na disputa pelo terceiro lugar, ganhou da Suécia, conquistando a posição.

1954 – Suíça

Neste ano, a Seleção Brasileira usou o uniforme com camisa amarela e calção azul pela primeira vez!

Nesta competição, dos jogadores não sabiam que o empate com a Iugoslávia classificaria ambas equipes para a segunda fase da Copa. Após o empate, os jogadores foram tristes para o vestiário achando que estavam desclassificados. Depois receberam a notícia de que ambos os times haviam passado para a próxima etapa!

1958 – Suécia

Nessa copa, o Brasil conquistou seu primeiro título! A seleção ficou em primeiro lugar em um grupo que continha União Soviética, Áustria e Inglaterra.

Venceu o País de Gales nas quartas-de-final. Na semifinal, goleou a França por 5×2. A final foi entre Brasil e Suécia – a Seleção Brasileira venceu por 5×2 novamente.

Essa Copa ficou marcada por ser o primeiro título brasileiro, o surgimento de Edson Arantes e Pelé, que tinha apenas 17 anos.

1962 – Chile

Nessa copa, o Brasil se logrou Bicampeão. Se classificou em primeiro lugar do grupo, na primeira fase. Eliminou a Inglaterra nas quartas, e eliminou o Chile na semifinal.

Na final, venceu a Tchecoslováquia por 3×1.

Neste ano, os jogadores históricos como Garrincha, Nilton Santos, Zagallo e Vavá foram destaque. No jogo da vitória, Pelé havia se contundido e foi substituído por Amarildo.

1970 – México

Essa copa foi marcada pela campanha incrível feita pelo Brasil. O técnico era o Zagallo, e essa foi considerada uma das melhores seleções brasileiras da história.

Além disso, a pressão da semifinal foi absurda: dois bicampeões lutando pelo tricampenato em um jogo incrível entre Brasil e Uruguai. A vitória brasileira foi de 3×1.

Na final, não foi diferente. O Brasil enfrentou a Itália, outro time bicampeão mundial, e venceu por 4×1, se tornando a Primeira Seleção Tricampeã Mundial!

1994 – Estados Unidos

Assim como no ano anterior, o Brasil enfrentou a Itália na final, conquistando o título e se tornando a Primeira Seleção Tetracampeã Mundial!

O jogo foi uma partida sem gols, sendo a primeira final da Copa do Mundo definida por pênaltis. Aguenta coração!!!

O tetracampeonato do brasil aconteceu em um placar de pênaltis de 3×2.

2002 – Coreia de Sul/Japão

Uma das seleções mais apaixonadas, contava com Rivaldo, Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, Kaká, Edilson e Ricardinho. A campanha foi numericamente perfeita, com sete vitórias em sete jogos.

Neste ano, o Brasil se tornou a primeira equipe pentacampeã do mundo, entrando para a história!

Momentos marcantes do Brasil na Copa do Mundo

Jairzinho (1970)

Em 1970, Jairzinho teve um passe que ficou marcado na memória dos brasileiros. Após receber assistência de Pelé em um lançamento de Gérson, ele foi responsável pelo terceiro gol da seleção contra a Itália, em uma vitória de 4×1, que decretou o tricampeonato mundial no México.

Bebeto (1994)

Em 1994, rumo ao tetra, Bebeto marcou o segundo gol da vitória do Brasil em uma partida com a Holanda, que finalizou 3×2. Essa classificação colocou a Seleção na semifinal da copa.

Na comemoração, o atleta fez seu histórico “embala neném”, celebrando o nascimento do filho Mattheus. Romário e Mazinho entraram na brincadeira e repetiram o gesto.

Ronaldinho Gaúcho (2002)

A copa de 2002 ficou marcada pelo gol de falta de Ronaldinho, que foi decisivo para que a seleção se classificasse para a semifinal. A jogada surpreendeu o goleiro da Inglaterra, David Seaman, além de ter sido um movimento bonito!

A comemoração foi fervorosa, dando direito à uma sambadinha, que ficou marcada na cidade de Shizuoka, no Japão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *