Blog do Esporte
Fortaleza no Campeonato Cearense
15 jul

Conheça o histórico do Fortaleza no Campeonato Cearense

futebol nos presenteia com certos detalhes que, para quem é fã do esporte, deixam tudo ainda mais atraente. É o caso do histórico do Fortaleza em campeonatos cearenses. Estamos falando de uma das competições mais tradicionais e importantes do nordeste e, certamente, a maior do estado. 

O clássico com o rival Ceará também precisa ser lembrado, pois é um dos mais antigos do Brasil. É conhecido como Clássico-Rei e teve sua primeira partida jogada no mesmo ano de fundação do Leão, 1918. 

Neste texto, vamos falar principalmente sobre o histórico do Fortaleza em campeonatos cearenses, mas também revelar algumas curiosidades interessantes sobre esse time e o futebol no nordeste. Acompanhe na leitura, combinado? 

Fortaleza Esporte Clube é destaque no Nordeste e no país inteiro

O time do Fortaleza tem surpreendido muito, isso é fato. Desde antes da era Ceni, seu desempenho no cenário nacional foi comentado na mídia esportiva de todo o país. Saiu da série C para rapidamente protagonizar o cenário da modalidade no Ceará e incomodar muitos adversários nacionais e internacionais. 

O título do Campeonato Brasileiro de 2018 pela série B é um exemplo desse bom desempenho. O Fortaleza liderou o campeonato durante quase toda a competição e garantiu o acesso à série A, onde está até hoje. 

O referido técnico teve sua parcela de mérito, é claro, mas a equipe sobreviveu muito bem às suas ausências. Resistiu bravamente durante o restante do Campeonato Brasileiro da série A e garantiu sua permanência entre os times da elite. Em 2021, a equipe estreou na Copa do Brasil e do Nordeste, além do Campeonato Cearense. 

Mesmo não conseguindo uma excelente colocação no brasileirão de 2020, ele ajudou a revelar ao Flamengo qual técnico levaria sua equipe à vitória, abrindo mão do tão combatido Rogério Ceni e deixando-o se desligar do Fortaleza. 

Engana-se, porém, quem acha que o Leão não está se preparando para melhorar o elenco. Confira os reforços que já chegaram.

  • laterais direitos: Daniel Guedes (ex-Cruzeiro) e Yago Pikachu (ex-Vasco);
  • volantes: Ederson, (ex-Corinthians), M. Jussa (ex-Internacional) e G. Blanco (ex-Atlético MG);
  • atacante: Robson (ex-Coritiba);
  • meia: Lucas Crispim (ex-Guarany). 

Histórico do Fortaleza em campeonatos cearenses e em outras competições

O Leão foi bicampeão em 2020 e repete o objetivo de “manter a taça” e dar mais essa felicidade aos torcedores também em 2021. O tricampeonato é a chance de diminuir ainda mais a vantagem do rival.

No século XXI, ninguém ganhou mais campeonatos cearenses que o Fortaleza, embora no total de títulos o Ceará ainda seja ligeiramente superior (45 a 43). São 12 títulos nos últimos 20 anos e apenas 8 para o rival. 

A superioridade do Fortaleza, entretanto, não para por aí. Os recordes de público do futebol nordestino em um Brasileirão e também de melhor colocação nesta competição, também pertencem ao Leão. 

É apenas uma questão de tempo até que o número de títulos do Ceará seja superado, afinal, são apenas 2 a mais que o Fortaleza. Das últimas 5 finais, o tricolor ganhou 3. É um bom histórico recente, você não concorda? 

O recorde de público a que nos referimos acima, trata-se da partida contra o Bahia, no Castelão, pela rodada final do Campeonato Brasileiro de 2019. Terminou com a vitória de 2 a 1 do tricolor cearense sobre o baiano e a festa da torcida foi impressionante. 

Além disso, a equipe figurou entre os 10 primeiros colocados (9º lugar), conquistando 53 pontos, a melhor colocação do time na história da competição. 

Títulos do Fortaleza no Campeonato Cearense

A primeira vez que uma bola de futebol rolou no chão do estado do Ceará, foi em uma calçada, de forma recreativa no ano de 1903. Alguns estudantes ingleses, a caminho de uma partida na Argentina, demonstraram como era o jogo ali mesmo, entre as pessoas. 

Depois disso, o esporte cresceu muito com a fundação dos principais times do estado logo nos próximos anos (Ceará em 1914 e Fortaleza em 1918) e a popularização do esporte por todo o Brasil.

A rivalidade com o Ceará Sporting Club, portanto, é centenária. Os dois times batalham pelo protagonismo no estado, proporcionando um clássico sempre imprevisível. No total, o Ceará lidera o número de vitórias (164 a 156, além de 183 empates) em clássicos e em número de títulos estaduais. 

Porém, nas últimas duas décadas, o histórico do Fortaleza em campeonatos cearenses mudou bastante. Conquistou as seguintes edições diante do rival — lembrando que a “dobradinha” 19/20 foi sob o comando do técnico Rogério Ceni. O gol da vitória do bi foi de Tinga e o jogo terminou 1 a 0 em mais um clássico-Rei. 

  • 2001; 
  • 2003; 
  • 2004; 
  • 2005; 
  • 2007; 
  • 2008; 
  • 2009; 
  • 2010; 
  • 2015; 
  • 2016; 
  • 2019; 
  • 2020.  

Principais conquistas do Fortaleza

Além daquele recorde de público que já relatamos (52.552 pessoas presentes na Arena Castelão contra o Bahia), a classificação inédita para um torneio internacional, como no caso da Sul-Americana, foi algo inesperado para um time que tinha por objetivo permanecer na série A do Campeonato Brasileiro. 

O título da série B do Brasileirão 2018, já na era Rogério Ceni, também pode ser incluído no rol de grandes conquistas da equipe do Fortaleza Esporte Clube.

Uma excelente novidade para o time nordestino é a renovação de contrato de patrocínio com a MRV. A marca da construtora será estampada nas mangas das camisas dos jogadores, dando mais destaque para essa parceria vencedora.

Esse acordo permanece desde 2017, e agora se estenderá até 2022. Isso é importante tanto para o time, que aposta no alinhamento de ideais entre sua torcida e o patrocinador, quanto para a empresa, que visa apoiar o crescimento do time do Fortaleza no Ceará e expandir sua atuação na região do nordeste.

Juntos, Fortaleza e MRV já conquistaram vários títulos: Taça dos Campeões Cearenses em 2017, Campeonato Brasileiro (Série B) em 2018, campeonato Cearense em 2019 e 2020 e Copa Nordeste de 2019.

Se gostou do texto, que tal compartilhar em suas redes sociais? Dessa forma, outras pessoas vão poder conhecer um pouco mais sobre o Fortaleza. Até mais!

Deixe um comentário?