Blog do Esporte
calendário do futebol brasileiro de 2021
30 jan

Fique por dentro do calendário do Futebol brasileiro de 2021

Os efeitos da pandemia foram bem marcantes nos campeonatos de futebol das Federações dos estados e naqueles coordenados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Por causa disso, alguns jogos foram suspensos, datas modificadas e houve mudanças também no calendário do futebol brasileiro de 2021.

Tendo isso em vista, vamos apresentar as novas datas definidas para os principais campeonatos de futebol do Brasil e da América do Sul. Veja como acompanhar cada espetáculo esportivo pela TV ou internet e curtir as jogadas do seu craque preferido. Fique de olho nos dias dos jogos e aproveite para torcer pelo seu time do coração.

Término do Campeonato Brasileiro de 2020 

O medo da contaminação não foi suficiente para manter todos os jogos suspensos. No mês de março, quando começou a pandemia, os campeonatos foram interrompidos por alguns meses. Porém, o plano de retorno das atividades incluiu o futebol. 

Assim, muitos dirigentes dos clubes e líderes da federação fizeram pressão para que os campeonatos retornassem. Quando a pandemia começou a ser controlada, todas as séries do campeonato nacional e a Copa do Brasil voltaram a acontecer. 

O calendário dos jogos ficou bem apertado, o que aumentou o número de lesões nos atletas, além do risco de contaminação, já que o futebol é um esporte de contato. Como o início do Campeonato Brasileiro de 2020 foi adiado para agosto, o encerramento será em 24 de fevereiro de 2021. 

Brasileirão de 2021 

Confira as datas de início e do final de cada série do Brasileirão, de acordo com o calendário do futebol brasileiro de 2021. 

Série A 

Está previsto para começar em 30 de maio, terá 38 rodadas e os últimos jogos da temporada serão no dia 5 de dezembro. 

Série B 

Terá início no dia 29 de maio, também será disputado em 38 rodadas e será encerrado em 27 de novembro. 

Série C

Os jogos da terceira divisão do Brasileirão acontecerão em 26 datas entre 30 de maio e 21 de novembro. 

Série D

Assim como a Série C, os jogos da quarta divisão também terão 26 datas: começarão em 30 de maio e terminarão em 14 de novembro. 

Campeonatos Estaduais 

Os jogos dos campeonatos estaduais estão programados para começar em 28 de fevereiro e terminar em 23 de maio. Os clubes estão alegando que quem está na disputa da Série A do Brasileirão não terá tempo para se preparar. Além dos outros torneios paralelos, o principal torneio de futebol do país acaba em 24 de fevereiro. 

Mudanças na Copa do Brasil 

Os torcedores mais fanáticos podem comemorar algumas mudanças positivas, como as que aconteceram na Copa do Brasil. Houve a diminuição das fases: agora, a disputa terá sete fases, em vez de oito. Com isso, também se espera reduzir os riscos de lesionar os jogadores e de contaminação. Por fim, houve alteração no regulamento sobre a entrada dos times no torneio. 

Eliminatórias da Copa do Mundo 

As partidas válidas pelas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022 estão divididas em cinco períodos. Terão início em 25 de março e terminarão em 16 de novembro. A vantagem dessa data é que não entrará em choque com as competições brasileiras. 

Copa América 

O calendário da Copa América será mais apertado: as partidas serão disputadas entre 11 de junho e 11 de julho. Nesse período, terá competições nacionais em andamento. 

Taça Libertadores 

Segundo a Conmebol, a data prevista para a temporada 2021 da Taça Libertadores da América será de 17 de fevereiro a 20 de novembro. A fase preliminar começa dia 07 de abril, a de grupos, dia 21 de abril, e os jogos da rodada classificatória estão programados para 26 de maio. 

Já as quartas de final acontecerão entre 11 e 18 de agosto, enquanto as semifinais foram agendadas entre 22 e 29 de setembro. Nesse torneio, a grande final ocorre em partida única prevista para 20 de novembro. Mas o local da decisão ainda será confirmado. 

Copa Sul-Americana 

Um dos maiores torneios das Américas, a Copa Sul-Americana terá novo formato em 2021. No próximo ano, terá três fases subdivididas em preliminares, fase de grupos e o mata-mata, que abrange as oitavas de final. 

As modificações começam já nas fases preliminares. Os participantes do Brasil e Argentina não participarão das preliminares, pois serão distribuídas 12 vagas diretamente para eles: seis para os times brasileiros e seis para os argentinos. 

Resumo das datas das competições 

Vamos resumir as datas de todos os jogos dos principais campeonatos previstos no calendário do futebol brasileiro de 2021. Confira com atenção e anote as datas dos torneios que você mais gosta de assistir. Vamos lá? 

  • campeonatos estaduais: 16 datas e os jogos serão de 28 de fevereiro a 23 de maio;
  • Supercopa do Brasil: a decisão será no dia 10 de março, em uma única partida;
  • Copa do Brasil: serão 16 datas, oito fases e acontecerá de 10 de março a 27 de outubro;
  • Eliminatórias da Copa do Mundo: 10 datas, cinco períodos, com início de 25 de março a 16 de novembro;
  • Copa América: será disputada em 31 datas, entre 11 de junho e 11 de julho;  
  • Campeonato Brasileiro: a Série A e a B terão 38 datas cada e os jogos serão de 30 de maio a 27 de novembro. As Séries C e D terão 26 datas e serão disputadas de 30 de maio a 21 de novembro.

Com essas mudanças, a torcida deve ficar de olho nos dias e garantir o apoio que os times precisam, mesmo longe dos estádios. A MRV marca forte presença dentro e fora de campo, já que é a patrocinadora oficial de grandes clubes como Flamengo, São Paulo e Atlético Mineiro. 

Por fim, vale destacar que, apesar das mudanças ocorridas no calendário do futebol brasileiro de 2021, as equipes e as comissões técnicas estão se dedicando intensamente aos treinos. O objetivo é preparar os jogadores para acompanhar esse calendário tão intenso. Para você, torcedor, que gosta de acompanhar as novidades do esporte, nosso blog é o lugar certo. 

Você gostou deste artigo? Compartilhe-o nas mídias sociais de seus contatos para que eles fiquem por dentro dessas informações! 

Deixe um comentário?