Blog do Esporte
atletas de natação brasileiros
15 abr

Conheça os 8 principais atletas de natação brasileiros

natação é um dos esportes mais apreciados no mundo e, a cada ano, ganha mais popularidade. No Brasil, a categoria foi criada oficialmente em 1897, e a primeira participação do país nas Olimpíadas, pela modalidade, ocorreu no ano de 1920, nos Jogos Olímpicos da Antuérpia.

Desde então, grandes atletas de natação brasileiros conquistaram um total de 13 medalhas olímpicas para o país, sendo uma de ouro, quatro medalhas de prata e oito de bronze. 

Se você quer conhecer os principais atletas de natação brasileiros, fique com a gente e siga com a leitura. 

1. César Cielo 

Nascido em Santa Bárbara d’Oeste, interior de São Paulo, César Cielo começou no esporte ainda criança. Filho de uma educadora física e também professora de natação, Cielo é considerado hoje em dia um dos maiores velocistas de piscina do mundo. É dono dos mais longos e ainda imbatíveis recordes mundiais nos 50 e 100 metros nado livre em piscina longa, conquistados no mundial de Roma em 2009. 

Cielo também ganhou o primeiro e, por enquanto, único ouro brasileiro nos 50 metros livre, nas Olimpíadas de Pequim, em 2008. Na mesma competição, também conquistou a medalha de bronze nos 100 metros livre.  

2. Maria Lenk 

A nadadora paulistana começou a treinar aos 10 anos de idade no Rio Tietê, nos anos de 1925. Com 15 anos iniciou sua carreira profissional e, aos 16, venceu sua primeira competição. Foi a primeira mulher sul-americana a competir nas olimpíadas, nos Jogos de Los Angeles, em 1932. Sua participação estimulou a entrada de outras mulheres na natação.  

Ela também foi a primeira nadadora brasileira a estabelecer recordes mundiais nos 200 e 400 metros peito, durante a preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 1939. Era a grande favorita para ganhar o primeiro ouro olímpico brasileiro feminino nessa competição, mas, devido à Segunda Guerra Mundial, não se concretizou. 

3. Lorrane Ferreira 

Natural de Belo Horizonte, Lorrane compete nas categorias 50 e 100 metros livre. É formada em Arquitetura e Urbanismo, mas, segunda ela, só vai trabalhar na área depois que se aposentar da carreira como nadadora.

Em 2018, a atleta participou do Pan Pacífico em Tokyo, e em 2019, conquistou a medalha de prata no revezamento 4×100 livre misto, nos Jogos Pan Americanos de Lima. Hoje, ela compõe nossa seleção de atletas da MRV do #ElasTransformam, e aguarda a divulgação da seletiva que indicará o representante do país nos próximos Jogos Olímpicos. 

4. Gustavo Borges 

De Ituverava, interior de São Paulo, Gustavo Borges é o atleta de natação brasileiro com maior quantidade de medalhas conquistadas em competições internacionais. Entre Jogos Olímpicos, Pan Americanos, Mundiais e Pan Pacíficos são 35 medalhas no total. Ganhou sua primeira competição aos 9 anos ao representar sua escola em jogos escolares, em 1981.  

Em 1990 começou a ganhar projeção internacional e ganhou seus primeiros outros no campeonato Sul-Americano na Argentina. Obteve quatro medalhas olímpicas em sua carreira, duas de bronze e duas de prata e o torneio internacional em que mais conquistou medalhas foram os Jogos Pan Americanos. Nas edições em que o atleta participou ganhou 18 medalhas, 8 delas de ouro. 

5. Joanna Maranhão 

Natural de Recife, Joanna começou a praticar o esporte aos 3 anos e venceu sua primeira competição aos 11, na categoria 400 metros livre. Com 12 anos de idade, no ano de 1999, participou de seu primeiro Pan Americano em Winnipeg. Durante a trajetória como esportista, Joanna conquistou 8 medalhas em Jogos Pan Americanos, 5 de bronze e 3 de prata. Também tem vários recordes sul-americanos nos 200 metros medley, borboleta e livre. 

Infelizmente, ela teve sua carreira interrompida precocemente, aos 21 anos, devido à exposição de um trágico evento em sua infância. Até hoje, é lembrada como um dos talentos brasileiros que mais foram promissores, tendo sido extremamente habilidosa em diferentes estilos da modalidade do esporte. 

6. Fernando Scherer 

Conhecido pelo apelido de Xuxa, por causa de sua semelhança com a apresentadora infantil de televisão, Fernando ficou muito conhecido pelo seu temperamento irreverente, simpático e competitivo. Natural de Florianópolis, começou a natação para tratar de problemas respiratórios, tornando-se, com o tempo, um dos maiores vencedores da natação brasileira. 

Especializou-se nos 50 e 100 metros livre e ganhou medalha de bronze em duas olimpíadas, a de Atlanta, em 1996 e a de Sydney, em 2000. Juntando os campeonatos Mundiais e Pan Americanos dos quais participou, conquistou um total de 16 medalhas, 11 delas de ouro. Hoje, Fernando Scherer é empresário, já participou de Reality Shows na televisão e tem uma academia em Florianópolis. 

7. Poliana Okimoto 

Poliana é uma maratonista aquática natural de São Paulo capital. Começou a treinar aos 2 anos de idade e a competir a partir dos 7 anos. Conquistou o bronze nas Olimpíadas do Rio 2016, no circuito de 10 km, sendo a única brasileira a ganhar uma medalha na natação nesse ano.  

Poliana obteve várias medalhas de ouro, prata e bronze em campeonatos mundiais e, nos dois Jogos Pan Americanos em que participou, conquistou duas pratas. Em 2018, ela entrou para o Hall da Fama das Maratonas Aquáticas. 

8. Thiago Pereira 

Thiago é o brasileiro com maior quantidade de medalhas dos Jogos Pan Americanos, totalizando 15 conquistas. Natural de Volta Redonda, começou na natação aos 12 anos de idade e ganhou sua primeira medalha de ouro aos 16, nos Jogos Sul-Americanos de 2002, em Belém, no Pará. Apesar de não ter conquistas nas Olimpíadas, Thiago coleciona medalhas em todos os outros torneios mundiais — Pan Americanos, Mundiais e Pan Pacíficos. 

Ele é também ex-recordista em inúmeras provas e atual detentor de quatro recordes sul-americanos, sendo que, em um período de três meses, ele conseguiu quebrar seus próprios recordes nos 200 metros medley três vezes. Em 2007, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) o elegeu como o melhor atleta do ano e, em 2017, Thiago se aposentou, aos 31 anos.  

Esses são apenas alguns dos muitos esportistas aquáticos brasileiros. A natação é um esporte muito bonito e vigoroso, mas também exige muita disciplina, dedicação e sacrifícios de seus esportistas. Por isso, é muito importante reconhecer o esforço dos atletas de natação brasileiros para que eles consigam conquistar cada vez mais medalhas e encher o nosso país de orgulho.  

Gostou do nosso artigo sobre os principais atletas de natação no país? Então, compartilhe ele em suas redes sociais e colabore para que esse esporte seja reconhecido por mais pessoas.  

Deixe um comentário?

  1. Yasminpereira 22 de agosto de 2021 as 12:42

    Essa página me ajudou muito

    Responder
  2. Mel 25 de julho de 2021 as 07:36

    Obrigado, vou precisar!😍😘

    Responder