Blog do Esporte
Liga BFA
22 out

Quais são os principais times da liga BFA? Confira aqui!

Há algum tempo, o interesse pelo futebol americano cresce no Brasil. Os imensos shows do Super Bowl atraíram os olhares dos brasileiros para esse esporte tão midiatizado no mundo todo. Inevitavelmente, foram surgindo vários times até que, atualmente, a liga BFA (Brasil Futebol Americano) reúne mais de 80 equipes em todas as regiões do país.

5 mil atletas participam das 10 categorias principais e 20 estados recepcionam os jogos da temporada que vai de junho a dezembro. As torcidas ainda não são imensas como as de vôlei ou futebol, mas o aumento do interesse no futebol americano é evidenciado, inclusive, pela crescente nas transmissões da modalidade em canais de esporte, por exemplo. 

Para conhecer mais sobre a história da liga BFA e os principais times que competem hoje no Brasil, acompanhe o texto. Boa leitura! 

Liga BFA, a organização do Futebol Americano no Brasil

Em 2009, o Torneio Touchdown foi disputado por 8 times. Então, a Liga Brasileira de Futebol Americano (LBFA) utilizou essas mesmas equipes para criar a Liga Brasileira, que viria a acontecer somente em 2010 e 2011. A final foi chamada de Brasil Bowl.

Em 2013, a Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA) foi oficializada e recebeu a responsabilidade de organizar, regulamentar e fomentar o esporte no país, além de gerenciar as seleções brasileiras.

Com a intenção de unificar as competições, os torneios Touchdown foram reconhecidos como títulos de Campeonato Brasileiro, e para deixar tudo mais claro e próximo da realidade dos torcedores brasileiros, em 2019 foi estabelecido que a liga BFA passasse a estruturar o Campeonato Brasileiro em duas divisões, a liga BFA – Elite e a liga BFA – Acesso.

As principais equipes da Liga BFA, campeões e times em destaque

Ainda em sua fase inicial de engajamento no país, o futebol americano não tem um time que pode ser chamado de líder absoluto ou campeão hegemônico, mas a trajetória de muitos deles é impressionante e vale a pena ser conferida.

Bulls Potiguares

O que era considerado hobby ou recreação na praia de Ponta Negra, em Natal, se tornou uma grande equipe de futebol americano da região do Nordeste. O objetivo comum dos participantes em difundir o esporte pelo Rio Grande do Norte gerou o que hoje é um time referência no esporte.

Depois de sua fundação em 2006, o Bulls Potiguares rapidamente ganhou expressividade nacional ao conquistar o RN Bowl e o NE Bowl em 2009. Em 2011, o time estabeleceu uma importante parceria com o time de futebol América do RN, e em 2016 tornou-se time/empresa.

Cavalaria 2 de Julho

Essa equipe soteropolitana já teve alguns outros nomes, mas em 2017, após uma boa parceria de quase 3 anos com o Esporte Clube Vitória, foi definido o nome de Cavalaria 2 de Julho Futebol Americano.

O Cavalaria 2 de Julho já conquistou o regional Velho Chico Bowl em 2017, 2018 e 2019, além do estadual Salvador Bowl em 2016. Mesmo já tendo enfrentado dificuldades financeiras, superou as adversidades.

Fundiu-se com o, até então rival, Salvador Kings para formar o Vitória Futebol Americano em 2015 e, em 2017, consolidar-se com o nome atual.

Ceará caçadores

Sua torcida é considerada a maior do Ceará. Além do futebol americano, o time atua na modalidade flag football e foi vice-campeão da Conferência NE da BFA 2016 e 2017. A equipe é o resultado da fusão entre as equipes Dragões do Mar de Fortaleza e Ceará Cangaceiros.

Em 2019, o Ceará Caçadores firmou uma importante parceria com o centenário e tradicional Ceará Sporting Club.

Tropa campina

Fundado em 2012 como Treze Roosters em Campina Grande, na Paraíba, o time mudou o nome para Tropa Campina em 2013. Foi campeão da Liga Nordeste em 2016 e do regional São João Bowl em 2017.

Recife Mariners

Um dos mais antigos times de futebol americano em atuação no Nordeste, a Associação Desportiva Mariners da capital de Pernambuco acabou por ficar conhecida como Recife Mariners. Sediou em 2013 a partida com maior público, até então, de futebol americano na região Nordeste.

Na vitória sobre o Confiança Imortais, mais de 3500 espectadores compareceram para conferir a partida. Depois disso, somente um jogo superou essa marca: 5 mil pessoas foram assistir ao campeão do Campeonato Brasileiro de Futebol Americano de 2013, o Coritiba Crocodiles.

O time já realizou mais de 100 partidas e é um dos grandes destaques do estado de Pernambuco, bem como do Nordeste. Seu rival é o Recife Pirates, que luta para ter a mesma expressividade regional que os “marinheiros”. 

Galo FA, raça, orgulho e história

Tudo começou em 2014 para o Galo com o Get Eagles. Essa surpreendente equipe foi formada por amigos que gostariam de levar o esporte a sério e, logo na primeira competição profissional, no ano de 2016, na cidade de Huixquilucan, sagrou-se campeã, trazendo o título da Copa América.

Ainda conseguiu ser finalista do Campeonato Mineiro, embora derrotado pelo Minas Locomotiva, mas o acesso à elite do futebol americano no Brasil estava garantido. Depois de uma reforma no projeto do Get Eagles, o time juntou-se ao Clube Atlético Mineiro para ganhar mais solidez e profissionalismo nas equipes técnicas, administrativas e no próprio elenco. 

Além de atletas para reforçar o time, o Galo Futebol Americano garantiu o recorde da maior sequência de jogos sem perder, um total de 44. Os títulos do alvinegro de Minas Gerais estão apenas começando e já indicam a jornada de um time vencedor:

  • Campeonato Mineiro 2018;
  • Conferência Sudeste 2018;
  • BFA 2018;
  • Campeonato Mineiro 2019;
  • Conferência Sudeste 2019.

Em Minas Gerais, o Galo FA tem a honra de contar com o apoio incondicional e apaixonado da torcida atleticana, por isso, está sempre em evidência nas competições que participa. Enfrentar essa equipe é sinônimo de jogo duro. Nos próximos anos, é bem provável que vejamos a Galo FA se destacando ainda mais nos cenários nacional e internacional.

Cada vez mais gente se interessa por futebol americano no Brasil. Organizações como a liga BFA são muito importantes para a consolidação do esporte e seu engajamento com o público, pois auxiliam nos calendários de jogos, em eventos fora do estádio, premiações… Enfim, fazem o esporte acontecer no país.

Muito ainda precisa ser feito para a mania do futebol americano “pegar” por aqui, mas as principais equipes da liga BFA já conquistaram seus fãs, novos times estão surgindo e a visibilidade aumentando. O que nos resta é continuar na torcida!

Se você é um apaixonado pelo esporte ou começou a se interessar recentemente por esse tema, comente aqui qual time de futebol americano você mais gosta!

Deixe um comentário?