Fórmula 01: conheça as maiores promessas do Brasil para a modalidade

Fórmula 01: conheça as maiores promessas do Brasil para a modalidade

O brasileiro é apaixonado por carros e por velocidade. Quando esses dois componentes se juntam em um esporte, o resultado não poderia ser outro: uma paixão nacional. A Fórmula 01 possui esse status no nosso país. Quem nunca associou as manhãs de domingos ao dia de assistir corrida pela TV?

A Fórmula 01 é o maior esporte automobilístico do planeta: envolve patrocínios milionários, os carros mais rápidos do mundo, pilotos que são celebridades mundiais e muitas, muitas ultrapassagens emocionantes.

Como não se lembrar de nomes marcantes como Michael Schumacher, Lewis Hamilton, Nelson Piquet e o ídolo nacional Ayrton Senna? Definitivamente, a Fórmula 01 “mora” nos corações brasileiros.

Ficou interessado em saber mais sobre esse esporte? História, regras, principais ícones e pilotos brasileiros que são grandes promessas? Então, continue a leitura!

A história da Fórmula 01

O primeiro campeonato mundial de Fórmula 01 foi disputado em 1950, com carros que não se comparam em nada às modernas máquinas de hoje em dia.

Porém, o anseio por melhorias na aerodinâmica e nas peças que deixassem os carros mais velozes já vinha dessa época. Os mecânicos e projetistas sempre procuravam meios de aumentar a aderência, diminuir o atrito e usar compostos mais leves na fabricação dos carros. Assim, eles melhoravam:

  • pneus;
  • localização do motor;
  • posição do aerofólio;
  • tamanho do “bico” do carro, dentre outros.

Na primeira edição do campeonato mundial participaram vinte e um carros de cinco equipes, entre elas as famosas marcas automobilísticas Alfa Romeo e Maserati. O primeiro piloto a se sagrar campeão, depois de disputar as seis corridas da temporada, foi o italiano Giuseppe (Nino) Farina, da Alfa Romeo.

Entretanto, sem sombra de dúvida, o grande destaque da primeira década de existência da Fórmula 01 foi o lendário piloto argentino Juan Manuel Fangio. Ele foi pentacampeão mundial nos anos 1950. Esse recorde de conquistas só foi quebrado quase cinquenta anos depois, por outra lenda: o alemão Michael Schumacher.

As regras da Fórmula 01

Carros e equipes

No atual modelo de campeonato mundial as equipes têm dois carros na pista. Ambos devem ter a mesma cor e serem essencialmente iguais na sua composição e mecânica. Qualquer alteração depende de prévia autorização da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Os carros devem ter o número e o nome de cada piloto na parte frontal visíveis aos espectadores.

Grid de largada

Quanto à ordem de largada, nos dias que antecedem os grandes prêmios ocorrem treinos livres e classificatórios. Os treinos livres não valem classificação no grid de largada, são para ambientação do carro e piloto na pista.

Já os treinos classificatórios, que geralmente são disputados no sábado, definem a posição que cada piloto largará na corrida do dia seguinte. Quanto mais rápida a volta que ele fizer na pista, mais na frente ele estará.

Corridas

Nas corridas, os pilotos se posicionam conforme as posições definidas nos treinos de classificação. Antes do início para valer, há uma volta de apresentação na qual os pilotos aquecem motores e pneus. Evidentemente, as ultrapassagens são proibidas nessa etapa, salvo se ocorrer sobre carros com problemas técnicos.

Antes da largada acendem-se cinco luzes vermelhas, quando elas se apagam a corrida começa e as ultrapassagens já estão liberadas. A partir de então, pilotos e equipes têm liberdade de montar suas estratégias de abastecimento, idas aos boxes etc. Quem resistir e terminar na frente, vence.

Procedimentos dos boxes

Um ponto que gera muitas dúvidas nas corridas de Fórmula 01 é a dinâmica dos boxes. Eles são “garagens” que as equipes alocam ao lado da pista e servem para mecânicos e integrantes das equipes abastecerem os carros durante a prova, trocarem pneus ou outras peças que forem necessárias.

Na área dos boxes os carros têm velocidade limitada, geralmente 80 km/h, no máximo. Por isso, quando um carro se dirige a eles perde posições e, portanto, faz parte da estratégia dirigir-se a esse local o menor número de vezes possível, sem que o carro pare de funcionar.

Campeonatos mundiais

Na temporada de Fórmula 01 há a disputa de dois campeonatos distintos: o mundial de pilotos e o de construtores, que é vencido pela equipe que mais pontua nas corridas. Dentre os pilotos somam-se os pontos que cada um fez no ano e, nas equipes, a pontuação dos dois carros da escuderia é computada.

Nas provas, ganham pontos pilotos e equipes que terminam entre o primeiro e o décimo lugar. O primeiro colocado marca vinte e cinco pontos e o décimo soma um ponto. No caso de empate na pontuação ao fim da temporada, o piloto ou equipe que terminaram mais vezes entre os primeiros colocados serão campeões.

Maiores campeões mundiais de Fórmula 01

Michael Schumacher

O alemão Michael Schumacher é uma lenda da Fórmula 01. Ele é o maior vencedor da modalidade com sete conquistas entre os anos de 1994 e 2004. Ele se notabilizou como piloto da escuderia Ferrari.

Juan Manuel Fangio

O argentino Juan Manuel Fangio é pentacampeão mundial de Fórmula 01. Conquistou títulos na década de 1950 e só teve sua marca batida quase cinquenta anos depois. Ainda hoje, só perde em títulos para o alemão Schumacher.

Lewis Hamilton

O inglês Lewis Hamilton conta com cinco títulos mundiais e é considerado o melhor piloto da atualidade. Ele é comparado a lendas do esporte e é um dos poucos que pode bater a marca de sete títulos do alemão Michael Schumacher. Vamos aguardar!

Alain Prost

Não poderíamos deixar de constar o francês Alain Prost na lista. Ele é detentor de quatro títulos mundiais, e dentro da Fórmula 01 ficou marcado como um dos maiores talentos da história — e maior rival do nosso Senna!

Maiores pilotos brasileiros de Fórmula 01

Ayrton Senna

Com três títulos mundiais, Ayrton Senna é mais que um ídolo nacional. Ele é considerado o melhor piloto brasileiro de todos os tempos e um dos maiores do mundo. Seu talento dentro das pistas é mundialmente reconhecido.

Senna se envolveu em um grave acidente no grande prêmio da Itália, na temporada de 1994, e acabou não resistindo. Muitos acreditam que se continuasse correndo seria um dos maiores campeões mundiais. Vários jovens pilotos, de todas as nacionalidades, o citam como referência.

Nelson Piquet

Outro brasileiro tricampeão mundial é Nelson Piquet. Ele venceu as temporadas de 1981, 1983 e 1987. Desde sua aposentadoria passou a dedicar-se ao kart, mas é considerado um dos maiores de todos os tempos na Fórmula 01.

Emerson Fittipaldi

Emerson Fittipaldi foi o primeiro brasileiro a conquistar um título mundial de Fórmula 01. Foi bicampeão mundial tendo vencido as temporadas de 1972 e 1974. Ele também se dedicou à Fórmula Indy e chegou a vencer a famosa corrida de 500 milhas de Indianápolis.

Perspectivas do esporte para 2019 e principais destaques brasileiros

O ano de 2019 reserva muitas surpresas na Fórmula 01. Vários pilotos talentosos vêm aparecendo nos últimos anos e têm devolvido a emoção das ultrapassagens dos tempos áureos do esporte. Dentre as principais promessas, encontram-se alguns pilotos brasileiros. Vamos conhecê-los?

Sérgio Sette Câmara

O mineiro Sérgio Sette Câmara é um dos mais talentosos pilotos brasileiros da atualidade. Com resultados expressivos na Fórmula 2, uma espécie de categoria de base da Fórmula 01, ele foi recentemente confirmado como piloto de testes da gigante escuderia inglesa McLaren.

Dono de um potencial imenso, Sérgio Sette deu o primeiro passo para se tornar piloto titular da equipe na Fórmula 01!

Enzo Fittipaldi

Neto do bicampeão Emerson Fittipaldi, Enzo tem a velocidade no DNA. Ele está obtendo resultados expressivos em categorias europeias de Fórmula 4, e vem sendo observado pela escuderia Ferrari.

Matheus Leist

Matheus estreou na Fórmula Indy e tem como companheiro o experiente piloto Tony Kanaan. Ele já venceu a F3 inglesa, em 2016, e é mais uma jovem promessa do automobilismo brasileiro que, em breve, pode pintar na Fórmula 01.

Sendo assim, percebemos que a paixão nacional pela Fórmula 01 não é à toa. São vários os componentes que fazem desse esporte um dos mais queridos no país. Agora vivemos a expectativa de mais um piloto brasileiro marcar seu nome na história do automobilismo. Vamos torcer!

Gostou de aprender mais sobre a Fórmula 01 e conhecer as promessas brasileiras para o esporte? Então, siga nossas redes sociais e acompanhe outras novidades! Estamos no Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin e Google Plus!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *