Conheça 8 curiosidades sobre o Fortaleza Esporte Clube

Fundado em 1918, o Fortaleza Esporte Clube é um dos principais clubes do futebol nordestinos. Em quase cem anos de história, curiosidades não faltam na trajetória do único clube cearense finalista do Campeonato Brasileiro da Série A.

Mas você sabe quando essa façanha ocorreu? Conhece a história goleiro-zagueiro Rolinha? Sabia que ídolos mundiais como Pelé e Garrincha já vestiram a camisa do Leão?

Você vai saber tudo sobre esses e outros fatos curiosos sobre o Tricolor de Aço no decorrer desse post. Confira a seguir!

1. Alcides de Castro Santos

Antes de fundar o Fortaleza Esporte Clube em 1918, Alcides de Castro Santos fundou outros dois clubes, o Fortaleza Sporting Club (1912) e o Stella Foot-Ball Club (1915).

Como ambos tiveram vida curta, ele partiu para sua terceira tentativa. Dessa vez deu certo e, em 1918, foi fundado o Tricolor de Aço.

Alcides Santos é lembrado até hoje e dá nome ao estádio-sede do time, no bairro do Pici, na capital cearense — que também é conhecido como Parque dos Campeonatos e Arena Tricolor.

2. Único clube cearense finalista do Campeonato Brasileiro

A façanha ocorreu por duas vezes, em 1960 e 1968. Naquela época, a Taça Brasil reunia somente campeões estaduais. Em 60, o Leão perdeu para o Palmeiras e em 68 acabou derrotado pelo Botafogo.

3. As estrelas no escudo do Fortaleza Esporte Clube

As duas estrelas douradas na parte mais alta do escudo do Fortaleza representam dois dos sete títulos regionais do clube, a Copa Cidade de Natal de 1946 e o Torneio Norte-Nordeste de 1970.

As quatro estrelas brancas inferiores simbolizam o Tetracampeonato Cearense conquistado nos anos de 2007/08/09/10.

4. Mascote: o Leão

O Rei da Selva tornou-se o mascote do Fortaleza, pois uma de suas primeiras sedes ficava perto da Praça General Tibúrcio, popularmente conhecida como Praça dos Leões.

De tanto os adversários comentarem que “iriam enfrentar o time da praça dos leões”, o apelido pegou e foi corroborado com a fama do clube de “devorar” seus adversários quando jogava em seu estádio.

5. O goleiro-zagueiro

Rolinha foi tricampeão cearense pelo Fortaleza. Como goleiro no bicampeonato de 1926 e 1927, e jogando na linha, como zagueiro, na conquista do tri em 1928.

6. Os artilheiros do Fortaleza

O atacante Rinaldo é o maior artilheiro do clube em campeonatos brasileiros com 52 gols, seguido por Vinícius (33), Clodoaldo (31) e Marciano (22).

Já no Campeonato Cearense, por 43 vezes um jogador do Fortaleza tornou-se artilheiro da competição, sendo Sandro o que mais estufou as redes: 39 gols, em 1997.

Porém, foi no Campeonato Brasileiro de 1960 que Francisco Gervazio Filho, o Bececê, sagrou-se pela primeira e única vez artilheiro da competição proveniente de clube cearense ao anotar sete gols.

7. Maior goleada no Clássico-Rei

A maior goleada do clássico entre Fortaleza e Ceará ocorreu em 1927, quando o Leão enfiou 8 a 0 em seu maior rival, com três gols de Hildebrando — dois de Pirão e um de Xixico, Humberto e Juracy.

8. Pelé e Garrincha

Os dois maiores craques do futebol brasileiro já vestiram a camisa do Tricolor. Garrincha jogou meio tempo (45’) na vitória do Fortaleza contra o Fluminense, por 1 a 0, gol de Humaitá, em 1968. A partida comemorava o título estadual de 1967.

Em 1959, após o término da partida amistosa entre Santos e Fortaleza — 2 a 2 —, Pelé vestiu o manto leonino e, ao lado de Pepe e Coutinho, deu a volta olímpica no gramado do estádio Presidente Vargas.

E aí, já conhecia essas curiosidades sobre o Fortaleza Esporte Clube? Curtiu o texto? Aproveite para compartilhar esse post em suas redes sociais para que seus amigos também fiquem por dentro dos fatos marcantes do Tricolor de Aço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *