Blog do Esporte
atletas brasileiros que fizeram historia nas Olimpíadas
30 mar

Os 10 atletas brasileiros que fizeram história nas Olimpíadas

Mesmo que o Brasil não tenha um número expressivo de medalhas olímpicas, conhecer a trajetória dos atletas brasileiros que fizeram história nas Olimpíadas nos enche de orgulho. Ao longo dos Jogos Olímpicos, os atletas brasileiros participaram de 21 competições, conseguiram destaque e subiram ao pódio 108 vezes, em diferentes modalidades. 

Conheça os atletas brasileiros que fizeram historia nas Olimpíadas

Em 2020, fez exatamente 100 anos que o Brasil conquistou a primeira medalha olímpica. Não é demais? Sim, medalha de ouro no tiro ao alvo, nos Jogos Olímpicos de Antuérpia, na Bélgica, em 1920! Continue lendo e veja como foi a brilhante trajetória dos 10 maiores atletas brasileiros que fizeram história nas Olimpíadas. Boa leitura! 

1. Guilherme Paraense (Tiro ao Alvo) 

Ele abre a lista porque conquistou a primeira medalha de ouro olímpica brasileira, em 1920. Na época, Guilherme Paraense fez a prova com um revólver emprestado. Um fato inusitado aconteceu: houve um vendaval que encobriu a cama do atleta de areia. Como sua arma estava sobre o móvel, ela ficou cheia de areia e estragou. 

Assim, Paraense, como era chamado, teve seu lugar de destaque na galeria dos grandes atletas olímpicos brasileiros. Os Jogos da Antuérpia, na Bélgica, foram os primeiros a ter a participação de uma delegação do Brasil. Na prova de tiro ao alvo, Guilherme somou 274 pontos, um excelente resultado que o colocou no pódio. 

2. João do Pulo (Salto em Distância) 

João do Pulo chegou às Olimpíadas de Montreal, em 1976, como favorito porque era dono do recorde mundial. Mas ele estava se recuperando de uma cirurgia na barriga e, por isso, não teve a melhor performance: ficou com o bronze. 

Os jogos seguintes foram em Moscou, na Rússia, em 1980. João do Pulo ainda era favorito, pois foi um dos atletas brasileiros que fizeram história nas Olimpíadas passadas. Porém, mesmo com status de recordista mundial em sua categoria, ele teve dois saltos legais anulados para favorecer os russos, que eram donos da casa. 

3. Joaquim Cruz (Maratona) 

O maratonista foi o único atleta brasileiro a vencer esse tipo de prova em uma Olimpíada. O grande feito aconteceu nos Jogos Olímpicos de 1984, em Los Angeles (EUA). Cruz era visto como uma das grandes promessas brasileiras para a conquista do ouro. Em 1988, nos jogos de Seul, na Coréia do Sul, ele liderava a disputa, mas foi ultrapassado nos momentos finais. 

4. Vanderlei Cordeiro de Lima (Maratona) 

Vanderlei de Lima carrega uma imagem bem marcante em sua carreira como esportista e atleta olímpico. Em 2004, em Atenas, na Grécia, o brasileiro liderava a maratona, mas nos momentos finais, um sacerdote irlandês que estava entre a torcida invadiu a pista e segurou o nosso representante na prova. 

Os segundos que Vanderlei demorou para se desvencilhar do rapaz comprometeram a sua posição na corrida. Mas ele foi firme, lutou e seguiu em frente: terminou a prova em 3º lugar e ficou com o bronze olímpico no Atletismo. Nosso atleta foi aplaudido de pé por todos que estavam no local. 

5. Arthur Zanetti (Ginástica Artística) 

Zanetti começou seus treinos na ginástica artística aos 7 anos de idade. Seu talento para essa modalidade de esporte logo foi descoberto pelo professor de Educação Física da escola onde estudava. Seus pais ouviram o conselho do professor e investiram na carreira do nosso brilhante atleta. 

O ginasta entrou para a lista dos atletas brasileiros que fizeram história nas Olimpíadas em Londres, no ano de 2012. Ele foi ouro nas argolas ao alcançar uma nota que lhe rendeu 15.900 pontos. No ano seguinte, Arthur foi o primeiro brasileiro a ser campeão mundial nas argolas. A façanha aconteceu em Antuérpia, na Bélgica. 

Arthur Zanetti teve uma brilhante carreira na ginástica artística e é dono de duas medalhas olímpicas, além de ouro no pan-americano e no mundial. Depois do primeiro lugar em Londres, ele conseguiu a medalha de prata na Rio 2016. Ou seja, ele foi prata em todos os sentidos: fez bonito como “prata da casa” e subiu ao pódio com um brilhante segundo lugar em uma competição de altíssimo nível. 

6. Gustavo Borges (Natação) 

Até hoje, Borges é uma excelente referência na natação nacional. Ele também continua sendo uma inspiração para a nova linhagem de atletas olímpicos que decidiram seguir os passos dele e arrasam nas piscinas. Gustavo Borges é paulistano, mas morou nos Estados Unidos. 

Em solo estadunidense, Gustavo fez faculdade de Economia, paralelamente aos treinos intensivos que o tornaram atleta profissional. A primeira medalha olímpica foi a prata nos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992. Mas foi em 1996, nas Olimpíadas de Atlanta, nos EUA, que o nadador mergulhou mais fundo na saga olímpica: conquistou prata e bronze para o Brasil. 

7. César Cielo (Natação) 

Assim como Gustavo Borges, o próximo na lista dos atletas brasileiros que fizeram história nas Olimpíadas é o também nadador César Cielo. Ele conseguiu a incrível façanha de colocar o Brasil no alto do pódio ao vencer a prova dos 50 metros livres nas Olimpíadas de 2008, na casa dos chineses, em Pequim. 

8. Sarah Menezes (Judô) 

Agora chegou a vez das mulheres! Nos Jogos de Verão de 2012, em Londres, Inglaterra, Sarah colocou o Brasil no pódio ao conquistar a medalha de ouro para o judô feminino. Até essa ocasião, o país estava há 20 anos sem vencer uma competição olímpica nessa modalidade.  

9. Torben Grael (Vela) 

Torben Grael foi um dos grandes destaques nessa modalidade de esporte. Ele é irmão Lars Grael, também velejador de primeira categoria e medalhista olímpico. Pode-se afirmar que Torben é um brasileiro que coleciona medalhas olímpicas de todas as classificações e cores: são cinco medalhas olímpicas, das quais duas são de ouro. 

10. Diego Hypólito (Ginástica Artística) 

Vamos voltar às conquistas da ginástica brasileira? Agora é a vez de Diego Hypólito. Assim como Arthur Zanetti e Daiane dos Santos, Hypólito se tornoue um dos mais populares ginastas brasileiros. Aos 19 anos, ele foi campeão mundial em Melbourne, na Austrália. Em 2016, conquistou a prata nas Olimpíadas do Rio. 

Como você viu, as conquistas de nossos atletas brasileiros que fizeram história nas Olimpíadas são inspiradoras. Eles foram a prova viva de que é preciso lutar para realizar os maiores sonhos. Às vezes, o caminho é longo, mas com esforço, dedicação e apoio de empresas que acreditam no potencial do esporte brasileiro para transformar vidas, é possível seguir firme rumo a um lugar mais alto no pódio. 

E você, gostou deste post? Compartilhe-o nas redes sociais de seus amigos para que eles também conheçam essas histórias brilhantes! 

Deixe um comentário?

  1. Icaro davi gomes 23 de junho de 2021 as 11:46

    Gostei muito

    Responder
  2. laryssa 22 de junho de 2021 as 18:11

    legal gostei

    Responder
  3. Bostola 14 de junho de 2021 as 16:21

    desculpa gente’-‘ foi zuera

    Responder
  4. Bárbara Vitoria Ribeiro soares 24 de maio de 2021 as 14:06

    Legal

    Responder
  5. GUI 20 de maio de 2021 as 16:39

    LEGAL

    Responder