5 prêmios individuais que são uma honra no mundo da bola

5 prêmios individuais que são uma honra no mundo da bola

Zinédine Zidane, Ronaldo Fenômeno, Cristiano Ronaldo e Messi. Além das peripécias incríveis com a bola nos pés em campo, todos esses craques foram agraciados como os melhores jogadores do ano pela FIFA.

Esses e outros prêmios de peso no mundo da bola inflam o mercado do esporte, pois valorizam, exponencialmente, o passe do jogador ganhador e faz com que ele ganhe prestígio. Características como o primor físico e a parte técnica são consideradas para a escolha do vencedor, bem como a emoção transmitida dentro de campo, que transcende os gramados.

Quer conhecer cinco prêmios individuais que representam honra para todo jogador? Veja as condecorações que merecerem destaque na prateleira de qualquer clube!

Bola de Ouro da (FIFA)

Criada em 2010, a Bola de Ouro da Fifa (Ballon D´Or) é uma premiação que faz jus aos destaques do ano anterior. É um prêmio que foi fundido com o de Melhor Jogador do Mundo da FIFA.

A cerimônia de entrega é pomposa — todos usam trajes de gala — e deixa no ar a escolha entre três melhores votados para o último momento. Este ano, o grande cotado para vencer é o goleiro Neuer, da Alemanha, por sua atuação na Copa do Mundo do Brasil.

Melhor jogador da Copa do Mundo

Tanto os jogadores quanto as equipes, são homenageados a cada final de edição da Copa do Mundo. A cada quatro anos, são premiados: o artilheiro da competição, o melhor goleiro, o time que teve melhor fair play em campo, a seleção mais divertida que empolgou o público com a sua atuação e o melhor jogador jovem. Um “time das estrelas” também é formado com os melhores de sua posição, oriundos de todas as seleções participantes.

Prêmio Puskás

O maior momento do futebol é o gol. Nada mais justo que o grande momento da partida tenha um prêmio só seu.

Desde 2009, o Prêmio Puskás homenageia o jogador ou a jogadora que fez o gol mais bonito do ano e recebe esse nome por conta do ídolo da seleção da Hungria, Ferenc Puskas, que brilhou nos anos 50! Os vídeos com os gols são disponibilizados no site da FIFA, para que o público vote no de sua preferência. Devem seguir os critérios de estética — chutes em longa distância e gol acrobático —, a sua importância na partida, o fair play do jogador e a ausência do fator sorte (tem que ser na “raça” mesmo).

Bola de Prata do Futebol Brasileiro (Prêmio Revista Placar)

O Brasil tem a sua própria versão do prêmio Bola de Ouro, com todo o seu requinte! Desde 1973, a Revista Placar, principal publicação de futebol no país, realiza a homenagem ao melhor jogador da Série A. Zico, Falcão, Toninho Cerezo e César Sampaio são exemplos de atletas que levaram o prêmio para casa mais de uma vez.

Chuteira de Ouro

Evento luxuoso na Europa que premia os artilheiros da UEFA, a liga de futebol europeia, com o prêmio Chuteira de Ouro, desde 1968. Na edição passada, em 2014, Cristiano Ronaldo dividiu o prêmio com o uruguaio Luizito Suárez.

Restou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma observação? Deixe o seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *