3 benefícios dos esportes coletivos

3 benefícios dos esportes coletivos

Uma das coisas mais gostosas da vida é praticar um esporte coletivo, seja pelas benesses que traz à saúde, pelo prazer de interagir com outras pessoas ou por poder esquecer, mesmo que por apenas alguns momentos, dos problemas externos. Fato é que seus praticantes gozam de uma melhora considerável no que toca à qualidade de vida. No post de hoje, falaremos justamente dos benefícios que os esportes coletivos trazem aos seus adeptos.

Interessou-se pelo assunto? Acompanhe nos parágrafos a seguir!

Três pontos para a saúde

É impressionante o número de benefícios que os esportes coletivos trazem para a saúde de seus praticantes. A lista é imensa: melhora do condicionamento físico e capacidade cardiorrespiratória, fortalecimento muscular — principalmente dos músculos mais trabalhados em cada esporte —, perda de sobrepeso, aumento da flexibilidade e da coordenação motora.

A prática de esportes coletivos também proporciona ganhos indiretos para o bem-estar. Eles ajudam a aumentar a disposição de seus adeptos para outras tarefas do dia , graças à liberação da endorfina, hormônio que diminui o stress e causa sensação de relaxamento, e garantem melhores noites de sono (também graças à endorfina, além do óbvio cansaço causado pela atividade física).

Golaço da vida social

Espontaneamente, os esportes coletivos aproximam os seus praticantes. Ao contrário dos esportes individuais, em que o atleta depende apenas de seu próprio desempenho, nas práticas em grupo as pessoas precisam interagir entre si para alcançarem um objetivo em comum.

Esse tipo de esporte ajuda a criar um senso de trabalho em equipe e de delimitação de papéis, pois cada participante tem uma função específica dentro do time, sendo uma “peça” dentro de um “mecanismo” que só funciona se todos os seus componentes trabalharem em harmonia. A prática também desenvolve a confiança no próximo, uma vez que todos dependem uns dos outros para que o coletivo se saia bem.

O mais importante: ensina a ser tolerante com o companheiro, pois nem todos terão a mesma habilidade naquele esporte e será necessário paciência com as limitações e com as falhas de cada um. Fato é que os esportes coletivos aumentam a sociabilização e criam laços entre os seus participantes, que podem se transformar em grandes amizades!

Ace da mente forte

Além de todos os benefícios físicos e sociais, os esportes coletivos também garantem mente e espírito mais fortes. A prática aumenta a autoestima de seus adeptos, pois eles ficam em melhor forma e mais felizes com os seus corpos. O momento do esporte coletivo também representa uma válvula de escape para os praticantes, pois com o foco somente no exercício, o resto do mundo e os seus problemas “desaparecem”, o que ajuda no combate ao estresse e à ansiedade.

Se você quer rir mais, faça um esporte coletivo! A prática aumenta os níveis de dopamina e de serotonina, que são os hormônios que influenciam diretamente no humor — e em sua melhora, consequentemente.

Caso queira ter, não apenas bom humor, mas também boa memória, acredite: os exercícios físicos também ajudam nisso. Eles estimulam novas sinapses, favorecem o bombeamento de sangue para o cérebro e aumentam a comunicação entre as células nervosas. Esses “upgrades” resultam em uma maior capacidade de memorização e de raciocínio.

Viu quantos benefícios os esportes coletivos trazem para todas as esferas da vida de seus praticantes? Você já é um adepto? Como a prática esportiva ajuda a melhorar o seu bem-estar? Conte para a gente nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *