Veja as maiores goleadas do clássico Atlético e Cruzeiro

Veja as maiores goleadas do clássico Atlético e Cruzeiro

Protagonista absoluto do futebol brasileiro nas últimas temporadas, o futebol mineiro tem muita história. Ano após ano, partidas memoráveis entre Atlético e Cruzeiro são esperadas.

Mesmo quando há um time em melhor fase no momento, goleadas são incomuns, pois como diz a máxima, “em clássicos não há favoritos”. São raros esses momentos dentro de campo, que apimentam eternamente a rivalidade entre os clubes.

Às vezes, o time mais preparado do momento não consegue jogar bem ou sair vencedor. Mas é claro que os dois maiores clubes de Minas já tiveram placares expressivos.

Conhece bem a história dos confrontos entre os dois gigantes de Belo Horizonte? Quer saber quais foram as maiores goleadas do clássico Atlético e Cruzeiro? Acompanhe nosso post e saiba tudo sobre o assunto!

Década de 1920

27/11/1927 – Atlético 9 x 2 Palestra Itália — Campeonato da Cidade

O maior placar foi também a primeira goleada entre as duas equipes. Jogando pelo Campeonato da Cidade, o equivalente ao Mineiro daquela época, o Galo goleou o então Palestra ,com grande atuação do lendário Trio Maldito, formado por Mário de Castro, Jairo e Said.

17/11/1929 – Palestra Itália 5 x 2 Atlético — Campeonato da Cidade

Dois anos depois, o Palestra conseguiu uma revanche quase à altura. Certamente uma vitória marcante para a equipe do Palestra, que venceu o campeonato daquele ano, assim como o do ano anterior e ainda foi tricampeã em 1930.

Década de 1950

21/06/1953 – Atlético 5 x 0 Cruzeiro — Campeonato da Cidade

O Galo venceu o Cruzeiro com três gols do atacante Ubaldo. Ainda jogavam pelo clube alguns dos jogadores que encantaram as torcidas por onde passaram na excursão à Europa em 1950, como Afonso, Oswaldo, Haroldo e Zé do Monte.

29/06/1958 – Cruzeiro 2 x 5 Atlético — Campeonato Mineiro

No primeiro campeonato oficialmente chamado Mineiro, o Galo conseguiu mais uma goleada! O maior nome do clube na década de 1950 também deixou sua marca: Ubaldo fez um dos 5 gols atleticanos no Independência.

Década de 1980

16/10/1983 – Cruzeiro 0x4 Atlético — Campeonato Mineiro

Com dois gols de Éder, o Galo venceu o Cruzeiro na última partida do segundo turno do campeonato. Na sequência, com ainda outra fase final, conquistou seu sexto título seguido do Mineiro.

05/12/1984 – Atlético 0x4 Cruzeiro — Campeonato Mineiro

No ano seguinte, o Cruzeiro, com um timaço que contava com Palhinha e Joãozinho, devolveu o placar e venceu a partida de ida da final do segundo turno do campeonato. No jogo seguinte, o Atlético até venceu por 1×0, mas os cruzeirenses conseguiram interromper a série alvinegra e ficaram com o título.

Anos 2000

29/04/2007 – Atlético 4×0 Cruzeiro — Campeonato Mineiro

No primeiro jogo da final, o Atlético fez os três primeiros com Éder, Danilinho e Marcinho, em penalidade já no fim do segundo tempo. Após a cobrança e a conversão, o lance que marcou a partida: o goleiro Fábio ainda se encaminhava para buscar a bola do pênalti no fundo das redes e, abatido pela iminente derrota, o time celeste bobeou na saída do meio-campo, deixando o atacante atleticano Vanderlei roubar a bola e empurrar para a meta do arqueiro cruzeirense, que estava de costas.

04/12/2011 – Cruzeiro 6×1 Atlético — Campeonato Brasileiro

No jogo em que o Galo poderia ter rebaixado a Raposa, uma surpresa: com muita garra, o time celeste superou o alvinegro com um placar elástico. Em Sete Lagoas, o Cruzeiro não apenas escapou da Série B como aplicou a maior goleada de sua história contra o rival.

Goleadas inflamam a rivalidade entre os clubes. Entretanto, inimizade e violência entre as torcidas não pode ter razão em nenhuma derrota ou vitória, por mais expressiva que seja.

Até porque, não se pode deixar de lado o grande valor da rivalidade: além das grandes revanches que os cruzeirenses puderam acompanhar, graças aos times reestruturados para as temporadas seguintes, os atleticanos também enxergaram um ponto positivo na sua pior derrota: o choque e a seriedade do trabalho foram a base para o Galo fazer um excelente Brasileirão no ano seguinte e, em 2013, conquistar a Libertadores. Atlético e Cruzeiro são maiores um com o outro e, com a grandeza dos dois, o futebol é quem sempre ganha de goleada.

Que tal contar qual foi o jogo mais memorável para você? Deixe um comentário pra gente!

cta_finalpost_atletico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *