Tudo o que você precisa saber sobre a Primeira Liga

Tudo o que você precisa saber sobre a Primeira Liga

A ideia da Primeira Liga, também denominada de Copa Sul-Minas-Rio, surgiu no primeiro semestre do ano de 2015. Seu intuito inicialmente era reeditar a Copa Sul-Minas, com clubes de Santa Catarina, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul, mas posteriormente passou a contar com representantes do Rio de Janeiro.

Depois de muitas polêmicas, troca de gestores, entrada de alguns clubes, a Sul-Minas-Rio se tornou realidade! Os jogos já começaram em janeiro e irão prosseguir até o mês de março de 2016.

Ainda não conhece a Primeira Liga? Não se preocupe! Trouxemos todas as informações para que você não tenha mais dúvidas sobre essa competição. Confira!

Quais os times que compõem a Primeira Liga?

A primeira edição da Sul-Minas-Rio é composta por 12 times. Cada um dos cinco estados participantes é representado por dois times, além disso, outros dois clubes definidos de acordo com o ranking da CBF completam a lista.

Os times são: Coritiba e Atlético (PR), Internacional e Grêmio (RS), Atlético Mineiro e Cruzeiro (MG), Avaí e Figueirense (SC) e Fluminense e Flamengo (RJ). Os times Chapecoense (SC) e América (MG) completam a competição de acordo com o critério do ranking da CBF.

Além disso, Joinville, Criciúma e Paraná também são membros da Primeira Liga e podem vir a disputar futuras edições.

Qual a forma de disputa da Primeira Liga?

Foram cogitadas diversas formas de disputa para a competição, porém todas foram descartadas devido à mudança do número de participantes — inicialmente seriam 10 clubes, sendo que a formação atual é composta por 12 times. Como estão disponíveis somente 5 datas, o campeonato será realizado por fases, com três grupos de quatro times cada.

Será turno único dentro de cada chave e cada clube terá pelo menos três jogos. As semifinais e finais também ocorrerão em jogo único. Não foram definidos rebaixamento e acesso.

Como será eleita a arbitragem?

A Primeira Liga irá utilizar a estrutura de arbitragem da CBF, assim como fazem a Copa Vede e Copa do Nordeste. Foi cogitada a possibilidade de se escalar trios de arbitragem estrangeiros, com o intuito de melhorar o nível técnico do torneio. Porém, o alto custo foi um empecilho e a decisão pelos árbitros brasileiros permaneceu.

Qual a importância da Primeira Liga para o futebol brasileiro?

Como é administrada diretamente pelos clubes participantes, sem interferência da CBF e de federações estaduais, a competição representa um movimento no sentido da independência dos clubes brasileiros. Se o campeonato obtiver sucesso, futuramente esses times poderão se organizar e formar uma liga nacional para administrar o campeonato brasileiro.

Por que os clubes paulistas não fazem parte da Primeira Liga?

Entre os principais estados do país que possuem clubes de futebol, São Paulo é o único que não terá um time representante na competição. Isso ocorreu devido a uma decisão da Federação Paulista de Futebol (FPF), que incrementou o capital pago às principais agremiações para valorizar o Campeonato Paulista. Assim, os times paulistas não puderam fazer parte da Primeira Liga.

A Primeira Liga causará impacto nas competições estaduais?

Apesar dos dirigentes da competição afirmarem que ela não causará nenhum impacto nos estaduais, é certo que jogos extras poderão afetar o desempenho dos atletas, uma vez que eles terão duas partidas por semana, quando normalmente em anos anteriores haveria só uma. Porém, os atletas são preparados para lidar com essa situação, já que conciliam outros campeonatos, como o Campeonato Brasileiro com a Copa Libertadores da América.

Algum clube possui soberania sobre os demais?

Não! Na Primeira Liga todos os clubes mandam. Eles são os responsáveis por definir o regulamento, a forma de disputa e demais pendências associadas à competição. Os times devem escolher um diretor executivo, para que ele faça investimentos com o intuito de deixar a Primeira Liga rentável e viável aos clubes participantes.

Além de ser uma nova forma de competição, a Primeira Liga pode representar a autonomia dos clubes brasileiros! Possui mais alguma dúvida ou curiosidade sobre o assunto? Então compartilhe com a gente aqui nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *