Blog do Esporte
Jogos do Brasileirão 2020
15 jul

Teremos Brasileirão 2020? Descubra o que pode mudar!

A pandemia do Coronavírus tem causado impactos em boa parte das competições esportivas e eventos por todo o mundo, como o adiamento das Olimpíadas de Tóquio de 2020 para 2021. O Brasileirão 2020 permanece com muitas incertezas. Mas, diferentemente de como aconteceu com algumas ligas que foram encerradas até o fim da temporada, como na Argentina, Holanda e França. Nestes países as autoridades têm a intenção de fazer com que o Campeonato Brasileiro seja retomado assim que possível.

Novos formatos, datas e diversas adaptações e estratégias têm sido discutidas para que o Brasileirão 2020 ainda aconteça e, é claro, a segurança dos envolvidos seja garantida. Continue a leitura do artigo de hoje para entender mais sobre o que está por vir!

Quais são as datas previstas para o início do Brasileirão 2020?

A princípio, o Brasileirão 2020 começaria no primeiro final de semana do mês de maio, porém isso não foi possível devido ao surto do novo Coronavírus. Recentemente, o Ministério da Saúde declarou que é favorável ao retorno do futebol no Brasil, já que o povo brasileiro considera essa atividade esportiva altamente relevante, além do fato de que sua retomada pode ser uma forma de contribuir com as medidas de redução do distanciamento social por meio da teletransmissão dos jogos via internet ou emissores de televisão.

A entidade propôs, ainda, que a CBF tomasse algumas medidas para que as competições pudessem ser realizadas, como a garantia de que testes para o Coronavírus e avaliações constantes fossem realizadas não apenas em todos os atletas, mas também em familiares, pessoas próximas, funcionários e envolvidos nos jogos. O grande desafio é que os testes estão em falta para toda a população.

Sendo assim, até o momento da publicação deste artigo, não há uma previsão oficial de quando o Brasileirão 2020. Entre outras competições esportivas, poderá retornar e, por consequência, quando o evento deve ser iniciado. Os jogos estaduais também permanecem suspensos, embora também pretendam voltar assim que for possível. O mesmo se aplica aos jogos regionais — que devem ter seus calendários adequados para o restante da temporada.

Quando o campeonato pode terminar?

Considerando que não há nenhuma previsão exata para o início do Brasileirão 2020, é ainda mais difícil prever quando ele pode terminar. O fato é que, inicialmente, a última rodada do Campeonato Brasileiro seria no dia 6 de dezembro deste ano. Caso o campeonato tivesse se iniciado no primeiro final de semana de maio.

Ou seja, o evento teria sete meses de duração. Se for mantido o atual formato de pontos corridos com jogos de ida e volta, é provável que o Brasileirão termine próximo ao fim do ano ou até mesmo no início de 2021. Lembrando que há a possibilidade de que, para não afetar o calendário da próxima temporada, o campeonato pode ser encurtado.

O que pode mudar?

De acordo com o comprometimento do calendário, como apresentamos nos tópicos anteriores, que podem ser agravados se o surto do Coronavírus não for controlado nas próximas semanas, a CBF considera estabelecer algumas medidas para encurtar o Brasileirão 2020.

Uma das possibilidades é alterar o formato de pontos corridos para os jogos mata-mata do campeonato. Entretanto, essa alternativa não é vista com bons olhos por parte dos organizadores. Pois, a Copa do Brasil já é disputada por meio de rodadas eliminatórias.

Outra opção para reduzir a duração do campeonato seria realizar todas as partidas em única sede. O objetivo da medida seria eliminar os longos deslocamentos dos jogadores e equipes envolvidas pelo país para que os jogos sejam disputados. Fala-se também sobre a realização dos jogos sem torcida. Apesar de haver uma previsão de prejuízos astronômicos, ainda sim seria melhor que não realizá-los.

A cidade mais cotada para sediar os jogos neste cenário é São Paulo, por conta da quantidade de estádios disponíveis, como:

  • Allianz Parque;
  • Arena Corinthians;
  • Morumbi;
  • Brinco de Ouro;
  • Nabi Abi Chedid.
  • Vila Belmiro.

Entre outros. Visto que os jogos devem acontecer sem a presença de torcedores e com os portões fechados. A capacidade dos estádios não é vista como um problema. Porém, a CNC e CBF consideram cerca de 37 outras alternativas para que o Brasileirão 2020 seja realizado, dada a complexidade do momento (São Paulo é a cidade mais afetada pelo COVID-19 do Brasil).

Impactos financeiros

Uma questão que não pode ser ignorada em meio a tantas incertezas são os impactos financeiros que o adiamento do Brasileirão 2020 estão causando para as equipes. Quatro equipes rebaixadas já ficaram sem receber nenhuma quantia de dinheiro na temporada passada, o que gerou bastante polêmica entre os clubes.

A CBF decidiu encaminhar uma nova forma de redistribuir a premiação no campeonato, em 2020, para evitar esse tipo de problema mais uma vez. A ideia é garantir que todos possam receber um valor mínimo independentemente de qual seja o cenário, girando cerca de R$ 4,62 milhões, dada ao time colocado na última posição.

O Ministério da Saúde prioriza as questões de saúde pública e dá recomendações que inviabilizam a realização do campeonato. O objetivo é que estas restrições aconteçam até que a situação comece ao menos a dar indícios de que está se normalizando. Isso significa que, embora haja interesse em iniciar o Brasileirão 2020 com urgência, para que as receitas voltem a girar, ainda não há previsão de quando esse plano possa se transformar em realidade.

A maioria dos times do Brasileirão encontra-se em situações financeiras complicadas e não pode se dar ao “luxo” de passar um ano sem que os jogos aconteçam, já que isso significa que suas receitas serão praticamente nulas. Ou seja: mais cedo ou mais tarde, até as maiores equipes brasileiras não terão como arcar com os seus compromissos contratuais e de salários de seus craques.

Para concluirmos, é importante destacar que ainda que os torcedores não possam curtir os jogos presencialmente é possível torcer pelo seu time preferido na segurança do seu lar. Como os jogos serão transmitidos pela internet ou televisão, você pode usufruir da experiência no conforto de casa com toda a família reunida.

Agora que você já sabe quais são as últimas notícias sobre o destino do Brasileirão 2020, aproveite para compartilhar este conteúdo com os seus amigos e familiares nas redes sociais!

Deixe um comentário?

    0-20-3