Tênis no Brasil: fique por dentro dos principais torneios
Foto: Divulgação

Tênis no Brasil: fique por dentro dos principais torneios

O tênis é um esporte fascinante, não é mesmo? E a cada dia que passa, surgem novos adeptos da modalidade e campeonatos de tênis no Brasil. Nosso país, por tradição, sempre produziu grandes tenistas. De João Pedro Ferreira e Bruno Soares da nova geração a Jaime Oncins, consagrado esportista e considerado por muitos críticos como um dos 10 melhores na história do tênis no Brasil.

Mas para formar atletas desse nível, é preciso ter competições acirradas e à altura desses talentos. Para quem gosta de tênis, quantos campeonatos nacionais dedicados a esse esporte você conhece? Hoje vamos apresentar 4 competições tradicionais que ajudam na formação e profissionalização dos atletas de tênis no Brasil. Confira e boa leitura!

Rio Open

Desde 2017 vem sendo organizado em um novo formato. Figura entre os 22 eventos mais importantes da ATP (Association of Tennis Professionals) e faz parte de um exclusivo grupo de 13 torneios denominados ATP 500. É considerado o acontecimento esportivo mais importante da cidade.

Já teve Rafael Nadal em quadra em 2014 e, é claro, o espanhol sagrou-se campeão. Além dele, o Rio Open também recebeu a francesa Schiavone, o austríaco Dominic Thiem, o italiano Fabio Fognini e o americano Josh Isner, dentre outros grandes nomes.

Brasil Open

É considerado o mais tradicional torneio de tênis no Brasil. Na edição de 2018, distribuiu mais de 1 milhão e 800 mil reais em premiação e teve público superior a 42 mil espectadores. Foram 56 tenistas de 22 nacionalidades diferentes, um verdadeiro espetáculo para o público do Ibirapuera em São Paulo.

Já foram realizadas 18 edições do Brasil Open. Em sua primeira versão, foi organizado no esplendor das praias baianas da Costa do Sauípe, e teve vitória histórica de Flávio Saretta em cima de Guga, o catarinense, diante de um pasmado público.

Circuito Internacional do Tênis

Atletas da Argentina, Chile, Suécia, Japão, Colômbia e, é claro, do Brasil, se inscrevem todos os anos para esse torneio. Ele tem quatro fases e, em 2018, teve início em São José do rio Preto, passou por Brasília e Ribeirão Preto e tem o encerramento marcado para outubro, em Curitiba.

Esse torneio paga até 15 mil dólares em premiações e consiste em uma série de futures, ou seja, competições para os primeiros passos da carreira do tenista.

Tennis Classic

O objetivo desta competição é disseminar o esporte pelo país, na tentativa de apresentá-lo à população e mostrar ao público os novos talentos do tênis no Brasil. É a chance dos jovens atletas começarem a pontuar na Associação de Tenistas Profissionais.

Realizado em parceria com o Circuito Internacional do Tênis, em algumas de suas fases a entrada é franca para atrair mais público às quadras, colaborando para a divulgação e o incentivo para o tênis no Brasil.

Em nosso país, o esporte é um dos que mais cresce e cada vez mais arrasta multidões aos eventos. Agora, os ginásios e quadras ganham lounges, áreas vips, bares e cafés para a circulação e conforto dos espectadores. É um ambiente para descontraidamente fazer uma boa refeição e até mesmo, quem sabe, fechar um negócio.

Por isso, o tênis no Brasil é um esporte tão reconhecido e amado. Temos nossos próprios craques, títulos e torneios de que nos orgulhar, não é mesmo?

E se você é fã desse esporte e gostou também do nosso texto de hoje, não pode deixar de assinar nossa newsletter e ficar sabendo de todas nossas novidades em primeira mão. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *