Blog do Esporte
17 jun

Seis tenistas acompanham Bruno Soares nas Olimpíadas

A Olímpiada de 2016 pode ser muito especial para o tênis brasileiro. Depois de levar quatro atletas para Londres, em 2012, a delegação do país já terá o recorde da última edição igualado e pode ter até sete jogadores presentes nos Jogos do Rio. Thomaz Bellucci e Teliana Pereira, nas chaves de simples, e Bruno Soares e Marcelo Melo, que jogarão juntos na chave de duplas, estão confirmados. Porém, outros três nomes foram inscritos pela Confederação Brasileira de Tênis (CBT) e aguardam confirmação da Federação Internacional de Tênis (ITF) para saberem se estarão na competição: Rogério Dutra Silva, André Sá e Paula Gonçalves.

Dos quatro já confirmados, apenas Teliana Pereira não alcançou ranking suficiente no corte feito no último dia 6 de junho, que garante os 56 tenistas melhores classificados nas chaves de simples. Ainda assim, ela tem vaga garantida por ser a melhor brasileira colocada, de acordo com as regras estabelecidas para o país sede. A tenista participará pela primeira vez de uma Olimpíada.

As situações mais simples são as de Paula Gonçalves e Rogério Dutra Silva. O Brasil tem, por definição dos Jogos Olímpicos, uma vaga em cada uma das competições de tênis. Assim, Paula fará parceria com Teliana Pereira nas duplas femininas. Porém, a CBT também tenta a inscrição da atleta na chave de simples, o que pode acontecer por convite da ITF. Já Rogerinho, que ficou em 83º no ranking, conta com os limites de atletas por país e desistências já anunciadas para garantir uma das vagas entre os 56 melhores classificados. A confirmação será no dia 30 de junho, de acordo com a lista de atletas enviadas por cada uma das federações.

André Sá, por sua vez, depende de um convite da ITF para poder participar da chave de duplas como a segunda parceira brasileira. O mineiro de 39 anos jogaria o torneio ao lado de Thomaz Bellucci, repetindo assim a formação que foi a Londres, em 2012. Caso Sá esteja na Olimpíada, passará a ser o primeiro tenista do Brasil a disputar quatro edições dos Jogos, em 2004, 2008, 2012, além de 2016.

No dia 30 de junho, a ITF anunciará a lista provisória de inscritos para as chaves de simples e duplas dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Nesta data também serão definidas as decisões em relação a apelações enviadas por Comitês Olímpicos e Federações.

Fonte:

Deixe um comentário?