Qual o processo para se tornar um lutador de MMA?
Foto: Divulgação

Qual o processo para se tornar um lutador de MMA?

Com a popularidade do MMA, o sonho de se tornar um grande lutador tem sido algo comum entre os adeptos do esporte. Porém, o percurso para alcançar o sucesso é longo.

Assim como qualquer outro esporte, destacar-se nas artes marciais mistas requer tempo e dedicação. Mas o que um atleta precisa fazer para se tornar imbatível no MMA?

Separamos aqui algumas dicas para poder se destacar como lutador de MMA. Confira!

1. Treine bastante

Para alcançar o sucesso no MMA, você precisa suar muito. Procure por um ginásio ou academia na sua cidade onde você irá desenvolver as habilidades básicas para o esporte e esteja disposto a treinar frequentemente.

Embora o lutador de MMA precise conhecer um pouco de cada arte marcial, é importante especializar-se em uma. Portanto, considere também a possibilidade de treinar com um outro técnico simultaneamente.

Procure por um treinador experiente  que possa te passar dicas, técnicas e uma análise sobre o seu desempenho no treinamento.

2. Lute, dispute e vença

É importante sempre estar ativo e lutar frequentemente para se destacar. Embora nem sempre seja possível vencer, as derrotas também servem para refletir, fazer uma autoanálise sobre o seu desempenho e treinar ainda mais para evoluir – além de adquirir maior experiência.

Porém, busque sempre vencer – até para não ter um retrospecto negativo. As vitórias também são importantes para participar de competições locais, regionais ou nacionais.

Vencer campeonatos é fundamental. Além de acrescentar no seu portfólio como lutador de MMA, ter títulos na carreira dão maior visibilidade e, com isso, as propostas de patrocínios serão maiores e o seu nível técnico aumentará proporcionalmente.

Reúna com o seu técnico e elabore um plano de lutas e competições a se disputar mensalmente e anualmente.

3. Procure um patrocinador

Os gastos de um lutador de MMA não são poucos. Equipamentos de treino e de luta, mensalidade da academia, acompanhamento médico, inscrições em torneios e, em alguns casos, até viagens, serão alguns deles. É por isso que conseguir um patrocinador é fundamental para seguir adiante nesta carreira.

Não espere que a empresa vá atrás de você para patrociná-lo: procure o local correto, cujo público e produto sejam associados ao MMA para patrociná-lo.

Como dito anteriormente, os patrocinadores valorizam atletas vitoriosos e a empresa sabe o quão valioso é associar a sua marca a um lutador vencedor – e aqui é importante apresentar o seu portfólio de lutas e conquistas para apresentar à empresa.

4. Destaque sua imagem como lutador de MMA

Não basta apenas preocupar-se com o seu desempenho. É preciso construir a sua imagem como lutador de MMA. Olheiros e patrocinadores buscam sempre por lutadores de destaque.

Busque evidência nos diferentes tipos de mídias, como rádio, TV, jornal ou páginas na internet, com entrevistas ou participações em programas, por exemplo. As redes sociais também merecem grande atenção: não deixe de divulgar vídeos e fotos de lutas e treinos no Facebook, Instagram, YouTube, Snapchat, e até no seu próprio site.

Lembre-se também que, como lutador de sucesso que deseja ser, você se torna uma figura pública. Portanto, é fundamental não formar uma imagem negativa. Evite envolver-se em polêmicas que possam denegrir o seu patrocinador e, principalmente, a sua carreira.

Mesmo que não participe, esteja sempre presente em competições locais, sejam elas amadoras ou profissionais, para conhecer ao máximo as pessoas que estão neste meio.

5. Procure por acompanhamento médico

Por último, mas não menos importante, esteja sempre em dia com o seu médico. Realize exames e avaliações periódicas para saber como o seu corpo está respondendo à esta rotina e respeite o período de repouso e de recuperação em caso de lesões. E não se esqueça de caprichar nos alongamentos!

Esteja atento também a sua alimentação para não perder a forma. Ter cuidado como seu peso é essencial para manter-se na categoria na qual luta. Uma dieta elaborada por um nutricionista, rica em carboidratos e proteínas, é necessária para a recomposição muscular.

Tornar-se um lutador de MMA e construir uma carreira de sucesso não precisa ser apenas um sonho. Porém, é preciso saber os caminhos certos a se seguir para se tornar um ídolo e motivador do esporte brasileiro e mundial.

E aí, gostou das dicas? Conte para a gente nos comentários!

20 Comentários em “Qual o processo para se tornar um lutador de MMA?

  1. Exatamente isso que estou procurando . para mi tona o lutador de MMA ,.eu treino em casa mesmo ,aprende a luta sozinho eu e meu irmão . Mais pretendo fazer do que eu gosto profissão..

  2. Eu amo lutas do ufc e quando tenho a oportunidade de assistir ou até mesmo joga eu fico concentrada porque acho incrível as lutas e tosendo pra que os brasileiros ganhem .mas se não ocorrer a vitória eu gosto pela disputa e entrega que os atletas impõe sobre a copetição

  3. Sempre gostei de esportes, porém nunca me dediquei a resistência em algum esporte, em alguma modalidade, acho que me darei bem em luta, basta incentivadores bons, treinadores bons, mediante… desafiarei qualquer um… e irei aprender com quaisquer dificuldades…

  4. Queria ser um lutador gosto muito de lutar infelizmente ainda não posso ser um porque tenho 14 anos mais vou começar já treinar tes de novo para mim ficar bom e oq espero.

  5. Obrigado treino jiu,kik,e thay desde os 18 estou com 28,tenho vontade de se um lutador de mma mais nao era fan de redes sociais.agora vou fazer um face e divuga meus treinos e minhas Vitórias…vlw pela dica…

  6. Boas dicas bem elaboradas criei grandes expectativaem mim torna um grande lutador de mma estou pronto pra mim torna um grande lutador tem 18 anos ir quero muito entra pro mma

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *