Blog do Esporte
Qual o processo para se tornar um lutador de MMA?
06 dez

Qual o processo para se tornar um lutador de MMA?

Com a popularidade do MMA, o sonho de se tornar um grande lutador tem sido algo comum entre os adeptos do esporte. Porém, o percurso para alcançar o sucesso é longo.

Assim como qualquer outro esporte, destacar-se nas artes marciais mistas requer tempo e dedicação. Mas o que um atleta precisa fazer para se tornar imbatível no MMA?

Separamos aqui algumas dicas para poder se destacar como lutador de MMA. Confira!

1. Treine bastante

Para alcançar o sucesso no MMA, você precisa suar muito. Procure por um ginásio ou academia na sua cidade onde você irá desenvolver as habilidades básicas para o esporte e esteja disposto a treinar frequentemente.

Embora o lutador de MMA precise conhecer um pouco de cada arte marcial, é importante especializar-se em uma. Portanto, considere também a possibilidade de treinar com um outro técnico simultaneamente.

Procure por um treinador experiente  que possa te passar dicas, técnicas e uma análise sobre o seu desempenho no treinamento.

2. Lute, dispute e vença

É importante sempre estar ativo e lutar frequentemente para se destacar. Embora nem sempre seja possível vencer, as derrotas também servem para refletir, fazer uma autoanálise sobre o seu desempenho e treinar ainda mais para evoluir – além de adquirir maior experiência.

Porém, busque sempre vencer – até para não ter um retrospecto negativo. As vitórias também são importantes para participar de competições locais, regionais ou nacionais.

Vencer campeonatos é fundamental. Além de acrescentar no seu portfólio como lutador de MMA, ter títulos na carreira dão maior visibilidade e, com isso, as propostas de patrocínios serão maiores e o seu nível técnico aumentará proporcionalmente.

Reúna com o seu técnico e elabore um plano de lutas e competições a se disputar mensalmente e anualmente.

3. Procure um patrocinador

Os gastos de um lutador de MMA não são poucos. Equipamentos de treino e de luta, mensalidade da academia, acompanhamento médico, inscrições em torneios e, em alguns casos, até viagens, serão alguns deles. É por isso que conseguir um patrocinador é fundamental para seguir adiante nesta carreira.

Não espere que a empresa vá atrás de você para patrociná-lo: procure o local correto, cujo público e produto sejam associados ao MMA para patrociná-lo.

Como dito anteriormente, os patrocinadores valorizam atletas vitoriosos e a empresa sabe o quão valioso é associar a sua marca a um lutador vencedor – e aqui é importante apresentar o seu portfólio de lutas e conquistas para apresentar à empresa.

4. Destaque sua imagem como lutador de MMA

Não basta apenas preocupar-se com o seu desempenho. É preciso construir a sua imagem como lutador de MMA. Olheiros e patrocinadores buscam sempre por lutadores de destaque.

Busque evidência nos diferentes tipos de mídias, como rádio, TV, jornal ou páginas na internet, com entrevistas ou participações em programas, por exemplo. As redes sociais também merecem grande atenção: não deixe de divulgar vídeos e fotos de lutas e treinos no Facebook, Instagram, YouTube, Snapchat, e até no seu próprio site.

Lembre-se também que, como lutador de sucesso que deseja ser, você se torna uma figura pública. Portanto, é fundamental não formar uma imagem negativa. Evite envolver-se em polêmicas que possam denegrir o seu patrocinador e, principalmente, a sua carreira.

Mesmo que não participe, esteja sempre presente em competições locais, sejam elas amadoras ou profissionais, para conhecer ao máximo as pessoas que estão neste meio.

5. Procure por acompanhamento médico

Por último, mas não menos importante, esteja sempre em dia com o seu médico. Realize exames e avaliações periódicas para saber como o seu corpo está respondendo à esta rotina e respeite o período de repouso e de recuperação em caso de lesões. E não se esqueça de caprichar nos alongamentos!

Esteja atento também a sua alimentação para não perder a forma. Ter cuidado como seu peso é essencial para manter-se na categoria na qual luta. Uma dieta elaborada por um nutricionista, rica em carboidratos e proteínas, é necessária para a recomposição muscular.

Tornar-se um lutador de MMA e construir uma carreira de sucesso não precisa ser apenas um sonho. Porém, é preciso saber os caminhos certos a se seguir para se tornar um ídolo e motivador do esporte brasileiro e mundial.

E aí, gostou das dicas? Conte para a gente nos comentários!

Deixe um comentário?

  1. Elionai isnardi benites 9 de junho de 2022 as 10:44 O seu comentário está aguardando moderação.

    Eu sempre gostei de ser lutadora e o meu maior sonho ser lutadora?

    Responder
  2. Elionai isnardi benites 9 de junho de 2022 as 10:43 O seu comentário está aguardando moderação.

    Quero ser lutadora de MMA

    Responder
  3. Rafael 4 de junho de 2022 as 18:56 O seu comentário está aguardando moderação.

    Eu não vou dizer que quero ser lutador…

    EU DIGO QUE VOU SER LUTADOR.

    e eu queria que alguém entrasse em contato comigo…
    Me chamo Rafael Alves dos Santos, tenho 19 anos, 1,66 de altura, 60 kilos, sou muito flexível, muito rápido, ágil, e no momento estou treinando minha resistência e força…e também estou me esforçando para aumentar meu peso e massas musculares.

    Não importa o que venha pela frente… Enfrentarei.

    +55 (63) 9 9287-7893.

    Responder
  4. Alex Gomes 31 de maio de 2022 as 10:43 O seu comentário está aguardando moderação.

    Tenho 29 anos e quero ser lutador de mma, quero seguir esse sonho

    Responder
  5. Jefferson de Souza cavalcante 15 de abril de 2022 as 20:20 O seu comentário está aguardando moderação.

    Meu nome é Jefferson tenho 18 anos meu sonho é virar um lutador treino que em casa todos os dias por favor me ajuda eu irei dar o meu melhor chama ai

    Responder
  6. Jefferson de Souza cavalcante 15 de abril de 2022 as 20:19 O seu comentário está aguardando moderação.

    Meu nome é Jefferson tenho 18 anos meu sonho é virar um lutador treino que em casa todos os dias por favor me ajuda eu irei dar o meu melhor 62992239711 chama ai

    Responder
  7. Florindo Fernandes Dias 12 de abril de 2022 as 21:36 O seu comentário está aguardando moderação.

    Gosto muito de treinar Já faz alguns meses de Muay Thai 1,70 de altura e 65 kg

    Responder
  8. jonatas moura de freitas 27 de março de 2022 as 21:13 O seu comentário está aguardando moderação.

    oi tudo bem eu sou uma joia muito rara se eu tivesse chance de entrar num octocno para lutar eu ia quebra todo mundo que viesse pela frente claro da maneira certa pois e um esporte que acredito q naci pra isso desde pequeno sou invocado. fortao eu sou de natureza mesmo kkk e ligeiro afu porem sou joia rara mas sou pobre ganho salario minimo e nao tenho as condiçoes se nao era certo que eu ia progredi e ia ta passando na globo quebrando os cara levantando o cinturao sou jonatas conhecido como tithiarito 23 anos se alguem quiser ficar rico me patrocinando ai junto cmg to tentando de tudo chama 51 996142947

    Responder
  9. jonatas moura de freitas 27 de março de 2022 as 21:10 O seu comentário está aguardando moderação.

    oi tudo bem eu sou uma joia muito rara se eu tivesse chance de entrar num octocno para lutar eu ia quebra todo mundo que viesse pela frente claro da maneira certa pois e um esporte que acredito q naci pra isso desde pequeno sou invocado. fortao eu sou de natureza mesmo kkk e ligeiro afu porem sou joia rara mas sou pobre ganho salario minimo e nao tenho ascondiçoes se nao era certo que eu ia progredi e ia ta passando na globo quebrando os cara levantando o cinturao sou jonatas conhecido como tithiarito 23 anos se alguem quiser ficar rico me patrocinando ai junto cmg to tentando de tudo chama 51 996142947 e venha resgatar essa joia rara e ser feliz

    Responder
  10. José 19 de setembro de 2021 as 21:27

    Tenho 38 anos e vivo um sonho onde tudo inclusive a idade, rema contrário aquilo que quero. Porém vou sonhar ou morrer tentado esse sonho que as olhos de muitos é impossível.

    Responder
  11. Rodrigo garcia 11 de setembro de 2021 as 22:20

    Boa noite a todos..quero me apresenta me chamo Rodrigo.sou de Manaus tenho 31 ano tenho 160 de altura.farço academia em casa sou baixo mais tambem sou forte queria muito entra no mma ou ufc mais pra mim conquosta isso eu preciso de um treinado sempre foi meu sonhor mais creio que um dia eu chego ai se Deus quiser

    Responder
  12. Rodrigo garcia 11 de setembro de 2021 as 22:16

    Meu sonho e ser um lutado proficional farço esporte em casa farço academia treino em casa artemaciais so nao tenho patrocinado meu sonho e chegar la um dia se Deus quiser

    Responder
  13. Raissa Carvalho 9 de setembro de 2021 as 12:07

    Vontade de ser uma lutadora ❤

    Responder
  14. Paulo Sérgio 21 de agosto de 2021 as 21:57

    Tenho muinta vontade de ser um lutador UFC sou alto Forte tenho estrutura força 23 anos punho de aço só quero alguém pra me treinar eu irei conquistar o público agradeço 👋💪

    Responder
  15. James 16 de agosto de 2021 as 04:14

    Wu sou James 20 anos sou de mocambique pratiquei karate 3 anos
    Taekwondo2 anos agora to em Capoeira ha 4 anos e eu gostaria muito e quero ser um lutador de MMA mostrar minhas abilidades e talentos ao mundo porque é um enorme sonho que tenho mas as condicoes me faltam pra isso Pesso uma ajuda pra realizar esse sonho por favor

    Responder
  16. Isaque ribeiro da costa 3 de agosto de 2021 as 09:04

    Meu nome é Isaque ribeiro da costa e é meu sonho se torna um lutador tenho 18 anos

    Responder
  17. Alex dias 8 de março de 2021 as 22:53

    Quero tornar um bom lutador

    Responder
  18. Marcos 5 de fevereiro de 2021 as 21:19

    Me mande mais dicas tenho 6 anos e já tô quase ficando profissional ok?

    Responder
  19. Brynneradubay 26 de janeiro de 2021 as 20:07

    Quero ser um lutador profissional o quê que faço?

    Responder
  20. Andres larex 9 de janeiro de 2021 as 14:54

    Sou lutar de mma e muay thai. Sou venezolano e estou precisando ajuda. E quero crecer dentro de las artes marciais mixtas e sei lutador de ufc mais por enquanto só trabalho e tenho um filho de 3 anos e minha esposa mais quero ser lutador de ufc

    Responder
  21. Luiz fernandes da silva 7 de janeiro de 2021 as 12:00

    Sou luiz tenho 24 anos e quero muito lutar ufc por favor me de essa oportunidade por favor

    Responder
  22. Luiz fernandes da silva 7 de janeiro de 2021 as 11:59

    Eu quero ser um lutador de ufc para sair dessa deñificuldade de vida e ajudar minha familia

    Responder
  23. Andrey 30 de março de 2020 as 04:23

    Meu Nome é Andre tenho 15 anos queria saber se posso ser lutador profissional de MMA, Pratico Boxe, Muay Thai e jiu jitsu, e irei começar a praticar Krav Maga e kung fu, pretendo pratica outras artes marciais.

    Responder
  24. Riany santos de oliveira 27 de março de 2020 as 21:11

    Eu me chamo Riany tenho 11 anos eu quero muito lutar, mais não sei por onde começo eu quero ser como a Ronda ❤️
    Ela é me inspira, quando meus primos vem me visitar nós brincamos muito de lutinha, eu adoro mais sei meus limites.☺️

    Responder
  25. Magno da Silva Andrade 24 de março de 2020 as 20:19

    Com 33 anos posso ser um lutador de MMA e sonho se tornar guerreiro das artes marciais ??

    Responder
  26. Adiel Prints 11 de março de 2020 as 17:37

    Tenho 17 anos, ja ganhei 2 torneio Regional, e estou cada dia mais dedicado a esse esporte, Hoop!

    Responder
  27. Hemerson 30 de janeiro de 2020 as 17:39

    Eu quero muito lutar e meu sonho de ser lutador de de pequeno

    Responder
    • MRV No Esporte 30 de janeiro de 2020 as 20:47

      E aí Hemerson, beleza?

      A dica que sempre damos por aqui no MRV no Esporte é: seja um lutador dedicado, persistente e com foco. Esses são os ingredientes necessários para se tornar um bom atleta, independente da modalidade. Acompanhe seus lutadores favoritos e se inspire no comportamento deles dentro e fora do octógono!

      Responder
  28. Leuh 30 de janeiro de 2020 as 17:37

    Eu queria muito lutar. Gosto muito de ver as pessoas lutando luto desde pequeno mais meu sonho msm e lutar no UFC e ser um lutador…

    Responder
    • MRV No Esporte 30 de janeiro de 2020 as 20:50

      Olá Leuh, tudo bom?

      Corra atrás de seu sonho e se dedique ao máximo em conquistar seu objetivo. Com garra e disciplina você alcançará seu objetivo. Não desista!

      Responder
  29. Josivaldo 19 de janeiro de 2020 as 15:18

    Tambem tenho sonho de ser um lutado de mma eu quero fazer de tudo pra vir um jose audo da vida

    Responder
  30. Miguel Emanuel 8 de janeiro de 2020 as 22:45

    Eu quiser um lutador par eu ajudar meus avós por favor eu quero ser um lutador

    Responder
  31. Matias 4 de janeiro de 2020 as 15:49

    28 anos é tarde para começar no mma ?

    Responder
    • MRV No Esporte 20 de janeiro de 2020 as 14:17

      Nunca é tarde para começar, apenas comece. Tenha foco, seja disciplinado e acredite em seu potencial!

      Responder
  32. Welisson 3 de janeiro de 2020 as 15:46

    Eu comecei a gostar de maytay agora é tô gostando muito das lutas!!

    Responder
  33. Valderson da Silva Nascimento filho 26 de dezembro de 2019 as 13:29

    Meu sonho e entra no UFC

    Responder
  34. Valderson da Silva Nascimento filho 26 de dezembro de 2019 as 13:23

    Tenho 21 anos meu sonha e ser um grande lutador do UFC se tiver um adivesario gostaria de defronta

    Responder
  35. Isabela 21 de dezembro de 2019 as 20:03

    Eu treino todos os dias treinos pesados que mim dá vontade de chora mais tudo isso e investimento no meu futuro por que o meu sonho que um dia vou realizar com minha força de vontade e dedicação e entra pro UFC , não e fácil a vida de um lutador a tragetoria e longa mais o primeiro passo para alça o sucesso e nunca desisti e sempre sonha por que se você quer ser k melhor tem que ter sangue nós olhos por que isso não e uma profissão pra qualquer um não se inspire né histórias como do uardeson Silva, José Aldo , Amanda Nunes entre outros atletas que veio de baixo e hoje alcanço o sucesso da carreira no UFC. Vença a você mesmo ??

    Responder
  36. Breno Macedo 28 de novembro de 2019 as 20:03

    Se tiver aí um adiversario Eu gostaria de o defrontar ?

    Responder
  37. Lara 27 de novembro de 2019 as 13:04

    Como se luta mma?

    Responder
  38. Gustavo 4 de novembro de 2019 as 15:34

    boa tarde estou preucurando uma oportunidade pra se torna um lutador da UFC se alguém me ajuda agradeço pós sou bom na luta sempre fui desde criança o maior lutador completo e posso provar

    Responder
  39. Maik 6 de outubro de 2019 as 23:43

    Será que alguém entereca em mim com 41 anos ??? Treinava com touros violentos 034996369792 maik

    Responder
  40. Jailton 21 de setembro de 2019 as 21:31

    Tenho uma pergunta tem que terminar os estudos?

    Responder
  41. Albino souza 13 de setembro de 2019 as 16:28

    É galera sou lutador profissional de mma não foi fácil chega ate aki mais não é impossível qualquer um pode ser basta se dedicar e dar o seu melhor Hj ainda luto dou aula de mma é isso não desista dos seus sonhos corra atrás

    Responder
  42. Cleverson santos da Silva 21 de agosto de 2019 as 08:55

    Tenho um sonho de entra pro UFC , farei oque for preciso para conseguir ser um lutador de MMA ,eu já faço uma arte marcial , agora pretendo fazer tbm MMA ,pra me destacar cada vez mais ………..,….moral da história ,ainda vou ser um lutador ??

    Responder
  43. Eluis 6 de agosto de 2019 as 00:40

    Olá. Eu só eluis eu tem um sonho de ser lutar mas não tem condições de trena gosto muito ver os vídeo dos lutador muito bom queria muito aprender e ser um lutador qui Deus abençoe nois todos só eluis tenho 28 anos

    Responder
  44. Victor 3 de agosto de 2019 as 04:44

    Quero lutar mais minha cidade não tem academia para treinar alguém pode ajudar

    Responder
    • Albino souza 13 de setembro de 2019 as 16:34

      Ai é complicado que Vc precisa entra em uma ai quando Vc pegar um certo grau de experiência Vc come a a fazer lutas amadora ou profissional ai depende do seu esforço mais o essencial é achar uma academia

      Responder
  45. Geovane martins 30 de julho de 2019 as 17:25

    Queria me torna um lutador de mma pois tenho certeza que conseguiria me destaca entres os melhores do Brasil ou ate do mundo

    Responder
  46. Leandro Rodrigues de Souza 23 de julho de 2019 as 00:24

    Gostaria de ser um lutador como Faso

    Responder
  47. Leandro Rodrigues de Souza 23 de julho de 2019 as 00:23

    Gostaria de ser um lutador

    Responder
  48. Isaque David Mariano de Lima 15 de julho de 2019 as 17:48

    Sou Isaque lima conhecido como Soldado. Amo lutar. Sou louco por uma briga e amo bater. Tenho 25 anos peso 82 KILOS de massa corporal. 1,75 de altura sempre em parques treinando e amo o que faço. Me bote no ringue que verão quem sou.

    Responder
  49. Matheuspaz 7 de julho de 2019 as 23:46

    Eu quero luta

    Responder
  50. Emerson lopes de paula 24 de junho de 2019 as 04:40

    Muito bom essas dicas muito obrigado !quero e amo essa vida treino bastante me esforço muito pois quero essa profisao muito obrigado ????

    Responder
  51. Gabriel 23 de junho de 2019 as 23:04

    Boas. Dicas apreendi muito lendo isso otimo motivaçao ideias legais adorei amo o sport luta mma ufc quero muito alcança isso e um patrocinador tbm logo tenho 22 quero ainda ser um lutador

    Responder
    • Rômulo Ribeiro de Oliveira 20 de outubro de 2019 as 18:57

      Como faço para me escrever em lutas de MMA para lutar ?

      Responder
  52. Andre junior 30 de maio de 2019 as 22:33

    Boas dicas bem elaboradas criei grandes expectativaem mim torna um grande lutador de mma estou pronto pra mim torna um grande lutador tem 18 anos ir quero muito entra pro mma

    Responder
  53. Jackcielen 27 de maio de 2019 as 04:55

    Tenho 23 anos gosto muito de luta e queria ser uma lutadora so que nao achei uma oprtunidade ! Mas nao se ja nao estou passada na idade

    Responder
    • Albino souza 13 de setembro de 2019 as 16:37

      Ai sim mais vão aparecer as oportunidades basta não perde a esperança nunca é tarde pra fazer oque Vc gosta sou agenciador de lutas monto evento de lutas e sou lutador profissional de mma precisa de dicas ou quiser uma luta entre em contato

      Responder
  54. Gabriel 12 de maio de 2019 as 22:24

    Olá sou Gabriel tenho 16 anos sou bem forte e sou bom de briga e todas minhas finalização são chave de braço.

    Responder
  55. Matheus Ferreira Oliveira 12 de maio de 2019 as 17:36

    Boas dicas bem elaboradas criei grandes expectativas em me um dia me tornar um grande lutador de MMA vlw???

    Responder
  56. Cleiton Santos 11 de maio de 2019 as 22:59

    Achei bacana as dicas

    Responder
  57. luiz fernando 23 de abril de 2019 as 03:45

    Otimas dicas, detalhes bem convicentes e elaborados. Criei diversas expectativas para me aprofundar mais no MMA.
    Parabéns.

    Responder
  58. Kennis Fernandes 22 de abril de 2019 as 13:39

    Muito bons as dicas gostei muito… espero conseguir meus objetivos um dia

    Responder
  59. Lucas Mateus 17 de abril de 2019 as 21:23

    Tenho muita força sou bom de briga tenho 18 anos tenho bastante força pra ser um lutador

    Responder
  60. Carlos Henrique Mendes Pereira 14 de março de 2019 as 09:40

    Meu sonho e si torna um lutador mais está faltando só oportunidade pra esse sonho si tornar realidade

    Responder
  61. Murilo andrade 5 de março de 2019 as 18:33

    Obrigado treino jiu,kik,e thay desde os 18 estou com 28,tenho vontade de se um lutador de mma mais nao era fan de redes sociais.agora vou fazer um face e divuga meus treinos e minhas Vitórias…vlw pela dica…

    Responder
  62. Gustavo 4 de janeiro de 2019 as 05:31

    Queria ser um lutador gosto muito de lutar infelizmente ainda não posso ser um porque tenho 14 anos mais vou começar já treinar tes de novo para mim ficar bom e oq espero.

    Responder
    • Diogo 29 de agosto de 2019 as 23:17

      Muito bom a replicação posso dizer que é meu sonho ser um grande lutador é pode acreditar que tenho que ouvir muitas piadas muitas risadas mas nunca deixo de sonhar só muito fã do comor McGregor

      Responder
  63. Henrique 6 de outubro de 2018 as 20:04

    Gostei sim das dicas

    Responder
  64. Jean avila Moreira 29 de setembro de 2018 as 07:26

    Eu quero saber dos torneio quando vai ter moro em Rio grande do sul

    Responder
  65. 99138-3122 Jhon 25 de setembro de 2018 as 14:11

    Show sempre quis muda de via através da luta

    Responder
  66. Diego Verissimo 23 de agosto de 2018 as 23:36

    Quero muito se um lutado

    Responder
  67. Marcos 5 de agosto de 2018 as 14:15

    Quero quero ser um lutador quero mostrar minha competência o meu disponível quero ter vitória crescer na vida

    Responder
    • Arlex Martins dos Santos 8 de outubro de 2019 as 00:45

      Obrigado pela informação, quero ser um lutador de MMA

      Responder
  68. Elvis 25 de julho de 2018 as 03:57

    Sempre gostei de esportes, porém nunca me dediquei a resistência em algum esporte, em alguma modalidade, acho que me darei bem em luta, basta incentivadores bons, treinadores bons, mediante… desafiarei qualquer um… e irei aprender com quaisquer dificuldades…

    Responder
  69. Lucivania caldeira silva 6 de julho de 2018 as 02:21

    Eu amo lutas do ufc e quando tenho a oportunidade de assistir ou até mesmo joga eu fico concentrada porque acho incrível as lutas e tosendo pra que os brasileiros ganhem .mas se não ocorrer a vitória eu gosto pela disputa e entrega que os atletas impõe sobre a copetição

    Responder
  70. Jefferson Cunha Silva 25 de junho de 2018 as 15:39

    Exatamente isso que estou procurando . para mi tona o lutador de MMA ,.eu treino em casa mesmo ,aprende a luta sozinho eu e meu irmão . Mais pretendo fazer do que eu gosto profissão..

    Responder
    • LIIH 31 de outubro de 2019 as 04:12

      Eu quero me tornar um grande lutador da UFC eu sempre treinei meu físico e também treinei muitas artes marciais e algum dia eu derrubarei vários adversários no ringue do ULTIMATE FIGHTING CHAMPIONSHIP

      Responder
  71. Hozeias ferreira 16 de maio de 2018 as 02:14

    Muito bom tenho vontade de me tornar lutador..

    Responder