Blog do Esporte
intertemporada
30 abr

Como os atletas podem se preparar na intertemporada

Durante a quarentena da Covid-19, muitos clubes de futebol e equipes de diferentes modalidades esportivas dispensaram seus atletas para realizarem o isolamento social. Chamado de intertemporada, esse processo tem como objetivo preparar os atletas para a retomada de temporada de jogos ou de eventos realizados pelos patrocinadores.

Neste post, você vai conhecer a importância da intertemporada para o atleta relaxar um pouco, ter um período de descanso com a família, e ainda manter uma rotina mais leve de exercícios, afinal, é preciso estar preparado para a próxima temporada. Veja, então, como os clubes e os astros do esporte estão aproveitando esse momento em casa. Acompanhe!

Como os clubes se preparam na intertemporada

Normalmente, a intertemporada ocorre em dias alternados e com portões abertos. Com a proximidade dos campeonatos importantes, a equipe treinava durante a semana inteira, mas passava o domingo em casa para curtir a família.

Nas últimas semanas, no entanto, a bola da vez foi adotar a quarentena e deixar os treinos em equipe mais para a frente. Devido ao momento atual, a intertemporada ganhou outro significado. Agora, a comissão técnica dos clubes brasileiros adotou as orientações dos órgãos de saúde para evitar a contaminação pelo novo coronavírus.

Essa decisão foi muito importante, pois além de estimular a torcida a ficar em casa e se proteger da doença, a intertemporada em casa garante que nossos craques ficarão bem. No momento, a torcida é para que em breve tudo volte a como era antes — arena cheia, alegria, show de bola e muitos gols!

A importância do preparo físico para manter a forma dos atletas

O preparo físico e a atenção às orientações da equipe de profissionais são fundamentais para que os atletas consigam manter a forma e preservar a saúde em dia. Nesses dias de confinamento, os clubes passaram dicas de treino em casa.

Nesse cenário, grande parte dos jogadores estão alternando descanso e lazer em família com a realização das atividades de treino, pois o objetivo na intertemporada é manter a forma.

Essa pausa é saudável porque dá o merecido descanso ao atleta, mas ainda o incentiva a cuidar de si e do seu condicionamento físico, de modo a retornar à disputa dos próximos campeonatos em boa forma.

Os cuidados com a alimentação na intertemporada

Combinar os treinos com uma dieta balanceada garante que os atletas não comprometam a sua condição física e mental. Afinal, ingerir nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo ajuda não só a manter a força muscular, mas também auxilia na saúde do cérebro, que, por sua vez, está diretamente relacionado ao humor, comportamento etc.

Assim, os atletas devem apostar na combinação de proteínas, carboidratos, cereais integrais, frutas e vegetais fibrosos durante esse período. Por outro lado, o consumo excessivo de alimentos ultraprocessados, pode aumentar o risco de diversas doenças, desde as cardiovasculares até a depressão, por exemplo. Por isso, a dica é que os atletas evitem essas opções.

A sugestão, por sua vez, também vale para os torcedores: saúde em primeiro plano para fortalecer a defesa do organismo e reduzir o risco de contágio pela Covid-19, combinado?

Riscos da falta de exercícios na intertemporada

Caso o jogador não inclua treinamento em sua rotina durante o confinamento, ele pode ganhar peso e, com isso, aumentar o risco de desenvolver doenças crônicas. Além de perder a condição física ideal para retomar os jogos das próximas temporadas, a falta de atividade física também pode ainda abalar o estado emocional do atleta e aumentar as chances de ansiedade e de depressão.

Mediante isso, a comissão técnica faz contato em tempo real pela internet, compartilham lives e orientam os atletas, principalmente para evitar o risco de lesão. Mesmo não estando no clube, a diretoria se preocupa com esses detalhes, já que é preciso cuidar bem de seus craques para garantir o retorno deles após a intertemporada. Vamos torcer para que seja logo!

Como os clubes mantêm o condicionamento dos jogadores

Veja agora o que os clubes de futebol e alguns atletas de outras modalidades estão fazendo para manter o condicionamento físico nessa intertemporada de quarentena. Confira!

Galo

O novo treinador do Galo, o argentino Jorge Sampaoli, nem teve tempo para colocar em prática os seus planos de treino e estratégias para a próxima temporada. Devido à pandemia do coronavírus, a diretoria do Atlético Mineiro teve que fechar a Cidade de Galo. 

As atividades e treinamentos de campo foram suspensas tanto para os jogadores profissionais quanto para as categorias de base. A ordem é seguir os protocolos de saúde para não se contaminar e ficar atento às indicações de exercícios dos preparadores físicos pela internet.

São Paulo

Outro clube patrocinado pela RMV que também decidiu suspender as atividades foi o São Paulo. Assim como a diretoria do Galo, a área de treinamento localizada na capital paulistana também fechou as portas e impediu o acesso da imprensa, de torcedores e dos atletas durante a quarentena.

A comissão técnica do São Paulo também está acompanhando seus atletas por meio dos recursos da tecnologia. Os jogadores, por sua vez, estão realizando atividades de treinamento em casa para garantir a preparação quando as partidas oficiais retornarem.

Estrelas do esporte que estão treinando em casa

Mas não pense que só os clubes estão de olho no treinamento de seus craques na quarentena. Observe como alguns atletas que jogam no exterior ou participam de competições internacionais estão mantendo o condicionamento físico em dia praticando atividades em casa.

Roger Federer

Dono de mais de 100 títulos de torneios mundiais, o tenista suíço Roger Federer divulgou foto de seus treinos nas redes sociais essa semana. Ele apareceu sozinho, isolado pela quarentena, treinando em sua quadra particular em sua casa. O mega campeão estampava um belo sorriso no rosto, sinal de que o treino em casa também pode ser divertido e eficiente.

Messi 

Outro famoso que aderiu à quarentena devido a pandemia do novo coronavírus é o argentino Lionel Messi. Ele também divulgou para a imprensa que segue com os treinos na academia e no quintal de casa. Em um ambiente super equipado, o atacante do Barcelona realiza suas atividades tranquilamente, e ainda pode brincar com os filhos pequenos.

Neymar

Nosso querido Neymar também está seguindo as recomendações da quarentena e fazendo o isolamento social em sua mansão em Mangaratiba, no Rio de Janeiro. Ele tem treinado com alguns amigos em uma quadra de areia e em sua academia. Além da presença do filho Davi Lucca, ele postou fotos acompanhado de Gil Cebola, Lucas Lima, do Palmeiras e do amigo Jota Amâncio.

Como você pôde perceber, seguir as recomendações da quarentena não está atrapalhando os objetivos da intertemporada. Mesmo no isolamento social, os craques treinam em casa e buscam meios de manter o condicionamento. Assim, eles poderão voltar saudáveis e com muita garra para os próximos campeonatos. E você, torcedor, também precisa ficar em casa e proteger sua saúde para depois ter a oportunidade de curtir o retorno de seu time favorito. 

Gostou de saber como os atletas se preparam na intertemporada? Então, confira também os atletas brasileiros já classificados para a Olimpíada de Tóquio em 2021!

Deixe um comentário?

    0-20-3