Os recordes do futebol brasileiro que você não sabia: quem mais participou dos jogos

Os recordes do futebol brasileiro que você não sabia: quem mais participou dos jogos

Muita coisa mudou em relação aos recordes do futebol brasileiro. Pouca gente sabe sobre curiosidades como quem mais participou do Campeonato Brasileiro da primeira divisão.

Sabe qual é o time que mais apareceu em disputas de Copa do Brasil, os donos do terreiro nos campeonatos estaduais e qual é o tamanho da tradição das equipes nas maiores disputas regionais do Brasil? Neste artigo, descubra quais são as equipes brasileiras que possuem recordes de aparição em torneios diversos!

Campeonatos regionais

Citando os torneios mais importantes do país, no que diz respeito ao ranqueamento dos times e ao tamanho de suas torcidas, vamos às figurinhas constantes nestes torneios. Na Região Norte, o Remo foi o que mais participou do Paraense, em 89 oportunidades.

No Nordeste, com 100 participações, o Santa Cruz foi o que mais apareceu no pernambucano. Outro clube centenário nesse sentido é o Vitória da Bahia, que possui 101 participações no Campeonato Baiano, 16 a mais que o seu rival, o Bahia.

Na região sul, os três mais presentes são o Coritiba, também já na casa das 100 participações. Em Santa Catarina, o recordista é o Avaí, com 69 participações em 85 campeonatos realizados. No Rio Grande do Sul, em 95 edições, o Grêmio participou de 73 delas.

Na região sudeste, onde existem as maiores massas que acompanham o futebol brasileiro, no caso de Minas Gerais, o maior participante é o Atlético Mineiro. O Galo, das 101 edições organizadas, participou de todas elas!

Já no Rio, o Fluminense foi o que mais participou das disputas do carioca. Foram 111 ao todo, o que talvez seja um recorde nacional. Em São Paulo, quem predomina neste requisito é o Corinthians, com 102 disputas em seu currículo.

Copa do Brasil

A Copa do Brasil tem critérios de classificação baseadas em um ranking nacional. Realizada desde 1989, as equipes que mais participaram foram o Atlético Mineiro e o Vitória da Bahia, com 25 participações cada.

Campeonato Brasileiro

O Campeonato Brasileiro da série A, realizado em diferentes formatos desde 1959, tem como time mais assíduo o Grêmio de Futebol Porto Alegrense. Com 55 participações, apesar de ter caído para a série B por duas oportunidades.

Libertadores da América

O principal torneio das Américas tem como seu maior participante brasileiro, em número de classificações para a disputa, o São Paulo Futebol Clube, que jogou por 17 vezes pela Taça. Além disso, acumula nove participações na Copa Sul Americana, outro torneio importante do nosso continente!

Mundial Interclubes

Este é um torneio cheio de polêmicas! Entre 1960 e 2004, existia a Copa Toyota, que consagrava o campeão mundial de clubes através de uma final entre o campeão europeu e o sul-americano.

Até o ano de 1979, eram realizados dois jogos, cada um na casa de um dos finalistas. A partir de então, a disputa era feita em apenas um jogo realizado no Japão.

Neste formato, promovido pela montadora japonesa, os brasileiros que mais participaram do torneio foram Santos, Cruzeiro, São Paulo e Grêmio, com duas participações cada. Mas unificando com o formato atual, em que a Fifa administra a competição realizada em grupos, entre representantes de todos os continentes, o São Paulo é o brasileiro que fica com o maior número de participações, reunindo quatro disputas.

Possui algum questionamento ou alguma outra informação a acrescentar? Compartilhe com a gente nos comentários abaixo!

cta_finalpost_atletico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *