Nem Maradona, nem Pelé. Conheça Klose, o maior artilheiro das Copas

Nem Maradona, nem Pelé. Conheça Klose, o maior artilheiro das Copas

Pelé foi campeão do mundo por três vezes com a Seleção Brasileira — em 1958, 1962 e 1970 — e jogou 4 Copas na carreira, tendo marcado 12 gols. Maradona carregou a Argentina nas costas no título de 1986 e também disputou 4 torneios, mas marcou apenas 8 gols. Ronaldo Fenômeno foi campeão em 1994 sem entrar em campo e fez seus 15 gols nas copas de 1998, 2002 e 2006.

Em sua primeira Copa, Miroslav Klose, um polonês naturalizado alemão, participou da derrota na Copa do Mundo de 2002 para a Seleção Brasileira. Ele foi convocado ainda sem muito peso no nome, contando com uma escassez de atacantes na Alemanha. Terminou a competição com 5 gols e firmou-se na seleção de seu país, passando a ser convocado constantemente. Em 2014, aqui no Brasil, disputou sua quarta Copa seguida e alcançou a marca de 16 gols, ultrapassou Ronaldo e se tornou o maior artilheiro das Copas.

Quem é Miroslav Klose? Leia agora, no nosso post, tudo sobre o maior artilheiro das Copas!

O início da carreira

Miroslav Klose nasceu na Polônia em 1978, foi para a Alemanha aos 8 anos de idade e só se profissionalizou no futebol aos 20. Até pouco antes, pensava em ser carpinteiro.

Àquela altura, certamente nem ele mesmo teria apostado que alcançaria tamanha importância para o futebol. Enquanto jogava pelo Kaiserslautern, um time mediano e o segundo de sua carreira, foi convocado para a Copa na Coreia e no Japão, em 2002.

Mesmo sob muita desconfiança em seu país, era uma geração sem muitos atacantes de qualidade, então aquele centroavante com um futebol não muito vistoso, mas muito aplicado e de ótimo condicionamento físico, foi titular desde o início do torneio. Ajudou sua equipe a chegar até a final, foi autor de 5 gols — todos de cabeça — e não deixou mais de figurar nas convocações alemãs.

Miroslav Klose e sua regularidade impressionante

Em 2004, Klose assinou contrato com o Werder Bremen (então campeão alemão) e ficou por lá até 2007. Um ano antes, disputou sua segunda Copa do Mundo e chegou ao pódio com a Seleção Alemã. Jogando em casa, Klose fez mais 5 gols, foi o artilheiro da competição e acabou se consagrando, apesar do frustrante terceiro lugar, em sua melhor fase na carreira!

Foi então contratado pelo Bayern de Munique e ficou por lá até 2011, conquistando dois títulos do Campeonato Alemão. Nesse período, disputou sua terceira Copa na África do Sul, marcou 4 gols (dois contra a Seleção Argentina, sua maior freguesa em Copas, com três sofridos no total) e amargou mais uma terceira colocação com os alemães, quando mostraram muita força com uma equipe bastante renovada.

Lazio

Já sem muito espaço no maior clube alemão, Klose se transferiu para a Lazio, cuja camisa veste até hoje. Conquistou a Copa da Itália em 2013, manteve o alto nível e foi convocado para a Copa do Mundo de 2014. Aqui no Brasil, marcou dois gols, o último deles em cima da nossa seleção no trágico episódio dos 7×1 e se tornou o maior artilheiro das Copas do Mundo!

O maior artilheiro das Copas e do Fair Play

Klose protagonizou episódios marcantes de esportividade e bom comportamento. Em 2005, jogando ainda pelo Werder Bremen, alertou ao árbitro que o goleiro do time adversário já tinha a posse da bola quando se chocaram em uma disputa. O resultado disso foi deixar de ter um pênalti marcado injustamente a seu favor!

Já em 2012, quando enfrentava pela Lazio a equipe do Napoli, fez um gol de mão e até chegou a comemorar, mas assumiu que cometeu a infração e o juiz anulou o tento. No fim, a Lazio ainda perdeu por 3 a 0, mas esse lance, até para os torcedores, marcou mais do que o placar adverso.

Miroslav Klose é um jogador que, provavelmente, não figura nas listas dos melhores atacantes da história. Também não é o ídolo máximo de nenhum dos clubes por onde passou. Mas é um atleta exemplar, lidou sempre da melhor maneira possível com sua carreira e, se nunca foi de dar espetáculo, por outro lado jamais deixou de se dedicar e de dar resultados.

O que acha de Miroslav Klose, o atacante da Seleção Alemã? Deixe seu comentário com sua opinião aqui embaixo!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *