NBB: tudo que você precisa saber sobre o Novo Basquete Brasil

NBB: tudo que você precisa saber sobre o Novo Basquete Brasil

O Novo Basquete Brasil, mais conhecido como NBB, é a liga oficial do Campeonato Brasileiro de Basquete. O torneio substitui o antigo Campeonato Nacional de Basquete.

Não entendeu ainda? É simples! O NBB é a principal competição da LNB e reúne grandes times da modalidade. O intuito é tornar a competição uma das mais populares do Brasil — perdendo apenas para o futebol.

Vale ressaltar que o NBB é organizado pelos próprios clubes, com o apoio da Rede Globo e com a devida autorização da Confederação Brasileira de Basketball (CBB). Interessou-se pelo tema e quer saber mais sobre essa competição brasileira? Basta continuar a leitura!

Quais são as principais características?

Desde 2014, a FIBA adotou novas regras, principalmente no que diz respeito a faltas técnicas e rebote ofensivo. Antes, por exemplo, o time tinha os 24 segundos de posse de bola renovado quando conseguia um rebote ofensivo. Agora, o tempo é de 14 segundos. A norma continua a mesma em relação ao rebote defensivo.

Já em relação às faltas, a regra atual é: o jogador que cometer duas penalidades técnicas é automaticamente expulso e o atleta que receber as faltas terá tanto um lance livre quanto nova posse de bola.

Outra questão que sofreu alteração foi a numeração das camisas, que poderá ser de 0 a 00 e de 1 a 99 — mesmo sistema da NBA. Essas são apenas algumas das modificações no esporte.

Quais são os principais times da NBB?

A NBB engloba times de relevância nacional, como Flamengo, Vitória, Vasco e Botafogo. Não para por aí. Minas Tênis Clubes, Bauru, Sesi Franca, Basquete Cearense, Campo Mourão, Mogi das Cruzes, Joinville, Paulistano, Pinheiros, Liga Sorocabana e Caxias do Sul também fazem parte da seleta lista de times que participam do campeonato.

Quais são os jogadores de destaque?

Com tantos times de referência, o que não falta são jogadores de destaque, que proporcionam partidas inesquecíveis. Quer alguns nomes?

Então, comece a acompanhar os jogos do Flamengo e preste atenção no Marcelo Magalhães Machado. Mais conhecido como Marcelinho, o ala-armador é o jogador que mais atuou em um Campeonato Mundial.

Outro atleta diferenciado é o Guilherme Giovannoni, do Vasco da Gama. Ele foi — nada menos — do que tricampeão do NBB com a equipe Brasília. Não é só isso. O atleta também já recebeu, algumas vezes, o título de MVP (jogador mais valioso).

Alex Ribeiro Garcia também tem se sobressaído. Jogador do Bauru, ele ajudou o time a conquistar a Liga Sul-Americana, a Liga das Américas e o NBB. Nas competições da NBB de 2014/2015 e 2015/2016, Alex foi eleito o melhor defensor, além de ter ganhado o título de MVP do NBB 2014/2015.

Quais são os próximos jogos?

Nos próximos dias, os amantes dos esportes vão apreciar clássicos e partidas memoráveis. No dia 20 de fevereiro, por exemplo, o Botafogo enfrenta o Minas na Arena Carioca, a partir das 19h15.

No dia 03 de março tem mais um jogo de tirar o fôlego — Bauru x Mogi, às 14h, no Ginásio Panela de Pressão. Para não perder nenhum detalhe, confira na íntegra a tabela de jogos da NBB.

Fato é que a competição NBB tem conquistado cada vez mais o público. Afinal, ela proporciona emoções e sentimentos genuínos. Quer ficar a par agora da situação do time de Bauru? Confira, então, o nosso post “basquete: em grande estilo“!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *