Linhas do gramado: Entenda cada uma, da meia lua até a pequena área

Linhas do gramado: Entenda cada uma, da meia lua até a pequena área

Seu time do coração está em campo e, durante uma troca de passes, a bola acaba saindo do campo. Lateral? Escanteio? Tiro de meta? Como saber se o pênalti realmente aconteceu? Para saber quais são as cobranças exatas, é preciso ter conhecimento sobre as linhas do gramado — aquelas marcações brancas na grama — porque qualquer mudança pode influenciar no resultado do jogo.

Que tal entender cada linha e como cada uma funciona? Aprenda no nosso artigo de hoje!

Linha de meio-campo

Basicamente, a linha de meio-campo serve para delimitar o espaço de cada time, já que cada equipe fica com uma área do gramado. Ela é importante porque mostra, por exemplo, se um time está mais no ataque ou na defesa.

Caso a equipe passe mais tempo do seu lado do campo, então significa que ela está na defensiva — a chamada retranca. Já se a equipe está mais presente na porção do time adversário, então ela está em uma posição de ataque.

Linha lateral

A linha lateral serve para delimitar o espaço em que o jogo no campo ainda é válido, ou seja, quando os passes podem continuar acontecendo sem qualquer paralisação. Quando o jogador toca por último, antes da bola sair em sua totalidade pela linha lateral, um jogador do outro time terá direito à cobrança de lateral. Essa cobrança serve para reiniciar o jogo e deve ser feita com as mãos, em um movimento rápido e curto, arremessando a bola acima da cabeça.

Linha de fundo

Já a linha de fundo serve para cobranças de escanteios, laterais e também para o gol em si, já que ela passa por dentro da trave. Assim, imagine que um atacante está indo em direção à área de adversário.

Para evitar o gol, um jogador da outra equipe, como um zagueiro ou goleiro, desvia a bola que sai pela linha de fundo. Nesse caso, será cobrado escanteio para o time que estava no ataque.

Já se um jogador da equipe que estava atacando tiver sido o último a tocar na bola antes dela sair pela linha de fundo, será cobrado tiro de meta pelo goleiro. Quando a bola ultrapassa a linha de fundo dentro da trave, é marcado o gol, caso contrário o gol não será considerado.

Grande área

Já a linha da grande área serve para delimitar onde o goleiro pode defender com as mãos e onde uma falta se transforma em penalidade máxima. Caso um jogador que esteja no ataque seja derrubado na grande área de maneira proposital, por exemplo, será marcado o pênalti.

Tiro penal

O tiro penal, inclusive, é a marca que determina a distância da qual o jogador a cobrar o pênalti ficará distante do goleiro. Para a cobrança dessa penalidade, a bola é colocada na região delimitada e somente o goleiro e o jogador podem ficar nela.

Meia lua

A meia lua da grande área, por sua vez, é constituída por metade de um círculo, que serve para garantir que todos os outros atletas fiquem a 9,15 metros do tiro penal, permitindo que o jogador faça a cobrança segundo as regras. Dessa forma, a meia lua serve para que os jogadores fiquem atrás da linha enquanto a cobrança é executada.

Pequena área

Já a pequena área delimita até onde pode ser feita a cobrança de tiro de meta pelo goleiro. Caso a bola a ultrapasse, os jogadores estarão livres para atacar e tomar a bola do goleiro para fazer o gol. A pequena área é delimitada de modo a ficar dentro da grande área, com o tiro penal ficando entre as linhas das duas áreas.

As linhas do gramado de futebol possuem funções específicas e que ajudam as regras a serem seguidas adequadamente. Conhecer a função de cada uma, inclusive, faz com que seja mais fácil para você torcer do jeito certo.

Tem alguma outra dúvida sobre as famosas linhas do gramado? Conte para a gente nos comentários!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *