Futebol americano no Brasil: conheça a história e as equipes mais marcantes
Foto: Divulgação

Futebol americano no Brasil: conheça a história e as equipes mais marcantes

Já ouviu falar de futebol americano no Brasil? Pois é, o esporte tem se desenvolvido e vem se tornando cada vez mais popular. Hoje em dia, é comum ver em nosso país pessoas com camisas dos times da NFL e das ligas brasileiras ou até comentando e postando fotos sobre esse esporte nas redes sociais.

Após a primeira transmissão da Liga Profissional Norte-americana, a famosa National Football League (NFL), aqui no Brasil, mais pessoas puderam ter acesso ao esporte, que ficou mais popular. Daí foram criados os primeiros campeonatos e times.

O esporte é organizado pela CBFA (Confederação Brasileira de Futebol Americano), que é a responsável por estabelecer as regras para ligas e equipes nacionais.

Esse é só o começo da história do futebol americano no Brasil. Ficou curioso para saber mais? Neste post vamos falar dessa história e de quais são as ligas e os times nacionais! É só continuar a leitura.

A história do futebol americano

O futebol americano surgiu por volta dos anos de 1850 nos Estados Unidos, e é uma mistura do rugby e do futebol que é jogado com os pés (para os americanos, o “soccer”). Americanos iam à Inglaterra a passeio ou estudos e, quando retornavam, traziam fundamentos do rugby e do futebol para serem disputados na América.

Aí, cansados de esportes com regras confusas e de criação estrangeira, o pessoal dos EUA uniu as regras dessas duas modalidades e criou um esporte só: o futebol americano!

Esse esporte é disputado com 11 jogadores de cada lado e, além da força bruta, que vem do rugby, também exige do jogador qualidades como:

  • velocidade;
  • capacidade técnica e tática;
  • agilidade;
  • pensamento rápido, etc.

No início, os jogadores não usavam equipamentos de proteção, o que gerou muitas lesões e traumas. O governo americano então interveio e, a partir desse momento, tornou-se obrigatório o uso de equipamentos de proteção, como ombreiras e capacetes, e foram criadas novas regras para proteger a integridade física dos jogadores.

O primeiro jogo profissional foi realizado em 1919, entre Buffalo Prospects e os Canton Bulldogs. Esses times tinham jogadores de outras modalidades esportivas, como pentatlo, basquete e beisebol. Em 1920, foi criada a primeira organização da liga profissional americana que, pouco depois, evoluiu para a atual NFL.

O futebol americano no Brasil

E no Brasil, como aconteceu? Aqui o futebol americano ganhou destaque graças a um empurrãozinho da televisão. Em 1969 foi transmitida a primeira partida pela TV Tupi.

As transmissões não eram ao vivo e a audiência se limitava a americanos fãs do esporte ou a brasileiros que já tinham viajado para os Estados Unidos e acabaram gostando do esporte. Depois disso, o futebol americano só voltaria a ser transmitido pela Rede Bandeirantes nos anos 80, só que, dessa vez, com melhor aceitação.

O canal de TV por assinatura ESPN transmite os jogos da NFL desde a temporada de 1992 e, segundo dados do Ibope divulgados pela ESPN, a final da NFL do ano de 2016, o chamado Super Bowl, teve audiência de 62% dos televisores ligados no horário do evento. É uma audiência com um número de respeito!

Hoje em dia, em redes sociais como Twitter, Instagram e Facebook, os brasileiros comentam sobre esse esporte cada vez mais, o que leva à criação de ligas nacionais, organização de equipes e ao surgimento de torcedores e praticantes.

As equipes e ligas de futebol americano no Brasil

Com o aumento da popularidade do futebol americano no país, surgiram equipes e ligas nacionais. Desde 2000 há a disputa de uma liga no estado do Rio de Janeiro denominada de Carioca Bowl. Ela acontece na praia, ou seja, com jeitinho brasileiro. E foi a partir daí que se iniciarem os primeiros times brasileiros.

Em 2008 o Barigui Crocodiles e o Brown Spiders entraram para a história do futebol americano no Brasil ao fazerem o primeiro jogo com equipamentos completos. A partida teve um público de mais de duas mil pessoas e serviu de incentivo para que outros times fossem criados. E, se você quer saber, os Brown Spiders venceram o jogo de 33 a 10!

Quanto às ligas nacionais, no ano de 2009 a estrutura dos clubes era precária e a maioria deles ainda não tinha os equipamentos necessários. Por isso, ficou decidido que seleções estaduais do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso e outros, viajariam para a cidade de Sorocaba (SP), para realizar um campeonato. Assim aconteceu e os paulistas foram os campeões.

Após o sucesso do campeonato brasileiro de seleções, no mesmo ano de 2009 foi organizado o Torneio Touchdown. Equipes de diversos estados brasileiros participaram do campeonato, que teve como campeã a equipe carioca Rio de Janeiro Imperadores.

Mais tarde, em 2010, as equipes que participaram do Torneio Touchdown se uniram para a criação da LBFA (Liga Brasileira de Futebol Americano), que deu origem à Confederação Brasileira de Futebol Americano.

O Rio de Janeiro Imperadores ganhou novamente o campeonato nacional após vencer o Coritiba Crocodiles no estádio Couto Pereira, para um público de seis mil e quinhentos torcedores. Era o futebol americano no Brasil se consolidando cada vez mais!

Em 2014, a Arena Pernambuco foi o primeiro estádio de Copa do Mundo a receber um jogo de futebol americano no Brasil. A partida foi entre João Pessoa Espectros e Recife Mariners. O jogo foi vencido pela equipe paraibana e teve público de mais de sete mil pessoas.

Em 2015, foi registrado o maior público do futebol americano no Brasil. A Arena Pantanal, em Cuiabá, recebeu mais de 15 mil pessoas para assistir à partida entre Cuiabá Arsenal e Coritiba Crocodiles, pela final da Superliga Centro-Sul.

As principais equipes de futebol americano no Brasil

Com o crescimento do esporte no território nacional, vários clubes de futebol viram no futebol americano uma nova chance de trazer torcedores. É uma estratégia muito interessante, pois esse esporte atrai pessoas que não são fãs do futebol clássico, mas amam o futebol americano e se sentiam “órfãs” de clubes nacionais para torcer.

Levando em conta a participação em competições nacionais, o número de torcedores levados aos estádios e as curtidas nas redes sociais, as principais equipes do futebol americano no Brasil são:

  • Corinthians Steamrollers-SP
  • Palmeiras Locomotives-SP
  • Vasco da Gama Patriotas-RJ
  • Recife Pirates-PE
  • Flamengo F.A-RJ
  • Cuiabá Arsenal-MT
  • Coritiba Crocodilles-PR
  • Galo F.A-MG

Com a alta do futebol americano no Brasil, as equipes têm atraído mais patrocinadores e adeptos. As empresas devem investir nesse esporte e incentivar sua prática, inclusive para crianças e adolescentes, pois assim o Brasil pode se tornar, quem sabe, uma potência mundial nessa modalidade.

A MRV acredita nisso e, vendo que cada vez mais jovens ingressam nos clubes de futebol americano buscando se profissionalizar, se tornou o novo patrocinador do time de futebol americano do Atlético Mineiro, o GALO F.A.

É um investimento fantástico porque, além de trazer força à equipe, afasta várias crianças de caminhos que não são bons e as ajuda a praticar um esporte e buscar a realização pessoal e profissional!

O futebol americano no Brasil vem caindo no gosto das pessoas. Cada vez mais audiência na televisão e mais pessoas nos estádios em partidas nacionais só comprovam esse fato. A tendência é que esse esporte cresça mais ainda nos próximos anos.

Então se você gostou do post e quer saber um pouco mais sobre a nova equipe de futebol americano no Brasil patrocinada pela MRV, veja este outro artigo no nosso blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *