Blog do Esporte
Futebol americano no Brasil: conheça a história e as equipes mais marcantes
05 nov

Futebol americano no Brasil: conheça a história e as equipes mais marcantes

Já ouviu falar de futebol americano no Brasil? Pois é, o esporte tem se desenvolvido e vem se tornando cada vez mais popular. Hoje em dia, é comum ver em nosso país pessoas com camisas dos times da NFL e das ligas brasileiras ou até comentando e postando fotos sobre esse esporte nas redes sociais.

Após a primeira transmissão da Liga Profissional Norte-americana, a famosa National Football League (NFL), aqui no Brasil, mais pessoas puderam ter acesso ao esporte, que ficou mais popular. Daí foram criados os primeiros campeonatos e times.

O esporte é organizado pela CBFA (Confederação Brasileira de Futebol Americano), que é a responsável por estabelecer as regras para ligas e equipes nacionais.

Esse é só o começo da história do futebol americano no Brasil. Ficou curioso para saber mais? Neste post vamos falar dessa história e de quais são as ligas e os times nacionais! É só continuar a leitura.

A história do futebol americano

O futebol americano surgiu por volta dos anos de 1850 nos Estados Unidos, e é uma mistura do rugby e do futebol que é jogado com os pés (para os americanos, o “soccer”). Americanos iam à Inglaterra a passeio ou estudos e, quando retornavam, traziam fundamentos do rugby e do futebol para serem disputados na América.

Aí, cansados de esportes com regras confusas e de criação estrangeira, o pessoal dos EUA uniu as regras dessas duas modalidades e criou um esporte só: o futebol americano!

Esse esporte é disputado com 11 jogadores de cada lado e, além da força bruta, que vem do rugby, também exige do jogador qualidades como:

  • velocidade;
  • capacidade técnica e tática;
  • agilidade;
  • pensamento rápido, etc.

No início, os jogadores não usavam equipamentos de proteção, o que gerou muitas lesões e traumas. O governo americano então interveio e, a partir desse momento, tornou-se obrigatório o uso de equipamentos de proteção, como ombreiras e capacetes, e foram criadas novas regras para proteger a integridade física dos jogadores.

O primeiro jogo profissional foi realizado em 1919, entre Buffalo Prospects e os Canton Bulldogs. Esses times tinham jogadores de outras modalidades esportivas, como pentatlo, basquete e beisebol. Em 1920, foi criada a primeira organização da liga profissional americana que, pouco depois, evoluiu para a atual NFL.

O futebol americano no Brasil

E no Brasil, como aconteceu? Aqui o futebol americano ganhou destaque graças a um empurrãozinho da televisão. Em 1969 foi transmitida a primeira partida pela TV Tupi.

As transmissões não eram ao vivo e a audiência se limitava a americanos fãs do esporte ou a brasileiros que já tinham viajado para os Estados Unidos e acabaram gostando do esporte. Depois disso, o futebol americano só voltaria a ser transmitido pela Rede Bandeirantes nos anos 80, só que, dessa vez, com melhor aceitação.

O canal de TV por assinatura ESPN transmite os jogos da NFL desde a temporada de 1992 e, segundo dados do Ibope divulgados pela ESPN, a final da NFL do ano de 2016, o chamado Super Bowl, teve audiência de 62% dos televisores ligados no horário do evento. É uma audiência com um número de respeito!

Hoje em dia, em redes sociais como Twitter, Instagram e Facebook, os brasileiros comentam sobre esse esporte cada vez mais, o que leva à criação de ligas nacionais, organização de equipes e ao surgimento de torcedores e praticantes.

As equipes e ligas de futebol americano no Brasil

Com o aumento da popularidade do futebol americano no país, surgiram equipes e ligas nacionais. Desde 2000 há a disputa de uma liga no estado do Rio de Janeiro denominada de Carioca Bowl. Ela acontece na praia, ou seja, com jeitinho brasileiro. E foi a partir daí que se iniciarem os primeiros times brasileiros.

Em 2008 o Barigui Crocodiles e o Brown Spiders entraram para a história do futebol americano no Brasil ao fazerem o primeiro jogo com equipamentos completos. A partida teve um público de mais de duas mil pessoas e serviu de incentivo para que outros times fossem criados. E, se você quer saber, os Brown Spiders venceram o jogo de 33 a 10!

Quanto às ligas nacionais, no ano de 2009 a estrutura dos clubes era precária e a maioria deles ainda não tinha os equipamentos necessários. Por isso, ficou decidido que seleções estaduais do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso e outros, viajariam para a cidade de Sorocaba (SP), para realizar um campeonato. Assim aconteceu e os paulistas foram os campeões.

Após o sucesso do campeonato brasileiro de seleções, no mesmo ano de 2009 foi organizado o Torneio Touchdown. Equipes de diversos estados brasileiros participaram do campeonato, que teve como campeã a equipe carioca Rio de Janeiro Imperadores.

Mais tarde, em 2010, as equipes que participaram do Torneio Touchdown se uniram para a criação da LBFA (Liga Brasileira de Futebol Americano), que deu origem à Confederação Brasileira de Futebol Americano.

O Rio de Janeiro Imperadores ganhou novamente o campeonato nacional após vencer o Coritiba Crocodiles no estádio Couto Pereira, para um público de seis mil e quinhentos torcedores. Era o futebol americano no Brasil se consolidando cada vez mais!

Em 2014, a Arena Pernambuco foi o primeiro estádio de Copa do Mundo a receber um jogo de futebol americano no Brasil. A partida foi entre João Pessoa Espectros e Recife Mariners. O jogo foi vencido pela equipe paraibana e teve público de mais de sete mil pessoas.

Em 2015, foi registrado o maior público do futebol americano no Brasil. A Arena Pantanal, em Cuiabá, recebeu mais de 15 mil pessoas para assistir à partida entre Cuiabá Arsenal e Coritiba Crocodiles, pela final da Superliga Centro-Sul.

As principais equipes de futebol americano no Brasil

Com o crescimento do esporte no território nacional, vários clubes de futebol viram no futebol americano uma nova chance de trazer torcedores. É uma estratégia muito interessante, pois esse esporte atrai pessoas que não são fãs do futebol clássico, mas amam o futebol americano e se sentiam “órfãs” de clubes nacionais para torcer.

Levando em conta a participação em competições nacionais, o número de torcedores levados aos estádios e as curtidas nas redes sociais, as principais equipes do futebol americano no Brasil são:

  • Corinthians Steamrollers-SP
  • Palmeiras Locomotives-SP
  • Vasco da Gama Patriotas-RJ
  • Recife Pirates-PE
  • Flamengo F.A-RJ
  • Cuiabá Arsenal-MT
  • Coritiba Crocodilles-PR
  • Galo F.A-MG

Com a alta do futebol americano no Brasil, as equipes têm atraído mais patrocinadores e adeptos. As empresas devem investir nesse esporte e incentivar sua prática, inclusive para crianças e adolescentes, pois assim o Brasil pode se tornar, quem sabe, uma potência mundial nessa modalidade.

A MRV acredita nisso e, vendo que cada vez mais jovens ingressam nos clubes de futebol americano buscando se profissionalizar, se tornou o novo patrocinador do time de futebol americano do Atlético Mineiro, o GALO F.A.

É um investimento fantástico porque, além de trazer força à equipe, afasta várias crianças de caminhos que não são bons e as ajuda a praticar um esporte e buscar a realização pessoal e profissional!

O futebol americano no Brasil vem caindo no gosto das pessoas. Cada vez mais audiência na televisão e mais pessoas nos estádios em partidas nacionais só comprovam esse fato. A tendência é que esse esporte cresça mais ainda nos próximos anos.

Então se você gostou do post e quer saber um pouco mais sobre a nova equipe de futebol americano no Brasil patrocinada pela MRV, veja este outro artigo no nosso blog!

Deixe um comentário?

  1. Ivan 4 de outubro de 2021 as 14:11

    Seria interessante falar um pouco de todos os times brasileiros, por que temos muitos mais times que somente esses citados.

    Um abraço!

    Responder
  2. Igor Alexander 17 de setembro de 2021 as 00:08

    A MRV deveria patrocinar o Corinthians

    Responder
  3. Guilherme 10 de março de 2020 as 13:09

    Mano tudo isso eh verdadeiro de verdade verde mesmo tendeu

    Responder
  4. Elisandro 24 de setembro de 2019 as 15:54

    Me chamo Elisandro, sou do Rio Grande do Sul, estamos fazendo em nossa empresa um curso de liderança e a tarefa de conclusão do curso é comparar o nosso trabalho do dia a dia com o Futebol Americano, para isso preciso fazer uma entrevista com técnico e jogadores, se alguém puder me passar o contato ficarei muito grato!
    Whatsapp 51 996741486

    Responder
  5. Bhraian 11 de julho de 2019 as 01:21

    E eu sou um ótimo jogador e me dou bem na posição quarterback
    E estou pedindo sou um ótimo jogador .

    Responder
  6. Bhraian 11 de julho de 2019 as 01:19

    Olá sou um grande fã de futebol americano já treinei futebol americano por dois meses , e eu era Running Back e queria saber se eu consigo vaga .

    Responder