Blog do Esporte
30 abr

Flamengo derrota o Fluminense na primeira partida da final do Carioca

Não havia mais de 100 mil pessoas no Maracanã, nem ídolos tão marcantes como Renato Gaúcho e Romário, mas Fluminense e Flamengo fizeram um jogo digno do clássico após 22 anos do último Fla-Flu que decidiu um Carioca. Neste domingo, o rubro-negro foi superior e conquistou a vitória por 1 a 0, com gol de Éverton, e jogará pelo empate no próximo domingo. O tricolor precisará vencer por dois gols de diferença. Caso apenas dê o troco no rival, o campeão será decidido nos pênaltis.

A vantagem do Flamengo, no entanto, pode ser minimizada pelo desafio que vai encarar no meio da semana. Depois de amanhã, o time enfrenta a Universidad Católica, também no Maracanã, pela Libertadores, e precisa da vitória para confirmar a classificação às oitavas, dependendo de uma combinação de resultados. Talvez por isso o resultado de ontem tenha sido um pouco nublado pela partida de quarta-feira no discurso dos jogadores.

— O primeiro passo está dado, mas temos mais decisões. Falta o jogo de quarta-feira que temos de ganhar. E, se deus quiser, conquistaremos o título domingo — disse o atacante Guerrero, que deixou o campo com dores na panturrilha direita e já começou a fazer tratamento.

O Fluminense, por outro lado, terá a semana para corrigir os erros, sobretudo os do primeiro tempo.

— O Flamengo foi melhor, teve a felicidade de sair na frente e manter até o final, mas não acabou — declarou Richarlison.

A superioridade do Flamengo foi notório desde os primeiros minutos do jogo. Antes mesmo de os espectadores entenderem qual seria a dinâmica do clássico, o rubro-negro já havia obrigado o goleiro Diego Cavalieri a espalmar chute de Everton e dividir a bola com Berrío, no rebote, aos três minutos.

Logo depois, a tática rubro-negra ficou clara. Com a escolha de Berrío, no lugar de Gabriel, o técnico Zé Ricardo encurralou o time do Fluminense, que não conseguia usar a velocidade de seus pontas, a principal característica do time de Abel Braga. Acuado, a equipe tricolor passou a cometer erros defensivos em sequencia.

O Flamengo ainda perdeu uma peça importante no esquema na metade do primeiro tempo. O volante Rômulo deixou o campo com torção no joelho direito. Mancuello entrou em seu lugar. Uma escolha que, num primeiro momento, poderia ser vista como surpreendente, porém o argentino já atuou nesse setor do campo assim que chegou ao clube.

De cara, o meia pegou uma sobra, chutou colocado e Cavaleri precisou se esticar para evitar o gol. Com a ocupação dos espaços, e uma certa displicência do Fluminense, em alguns lances, na marcação, o Flamengo só foi pego de surpresa quando exagerou na confiança e subiu ao ataque com mais da metade de seus jogadores.

O gol era uma questão de tempo. Guerrero ganhava todas as bolas na disputa com a zaga. Everton abira bem o jogo e Berrío usava a força e velocidade para puxar o ataque, porém pecava nos passes e nas finalizações. Mas o rubro-negro não precisou ser perfeito para abrir o placar. Contou com um erro bisonho de Renato Chaves, que tentou tirar lançamento de Pará na área e furou. Everton teve tempo de ajeitar a bola com o corpo e chutar no canto direito de Cavaleri.

No segundo tempo, a chamada de Abel Braga surtiu algum efeito. Ao menos na postura menos apática do time. Porém, o Fluminense limitava-se a bolas altas nas áreas, sem sucesso. Praticamente a única chance do tricolor foi impedida por um desvio de Vaz após chute de Richarlison e a bola parou no travessão.

O Flamengo esperou o contra-ataque e podia ter ampliado a vantagem. Mas os atacantes pecaram na finalização, ou por cansaço, como Guerrero, ou por inabilidade, como Matheus Sávio, que desperdiçou ótima chance ao dar um drible a mais. Resultado que não dá para cravar o campeão.

FLUMINENSE 0 X 1 FLAMENGO
Local: Maracanã (RJ)
Árbitro: João Batista de Arruda (RJ)
Auxiliares: Rodrigo Figueiredo (RJ) e Wagner de Almeida Santos (RJ)
Cartões amarelos: Henrique, Léo e Sornoza (FLU), Márcio Araújo, Trauco e Mancuello (FLA)
Público e renda: 34.926 pagantes / 40.898 presentes / R$ 1.660.605,00
Gol: Éverton, 33’/1°T (0-1)

FLUMINENSE: Diego Cavalierri, Lucas, Renato Chaves, Henrique e Léo; Orejuela, Wendel (Douglas, 27’/2°T) e Sornoza; Wellington Silva (Marcos Junior, 28’/2°T) Richarlison (Pedro, 36’/2°T) e Henrique Dourado. Técnico: Abel Braga.

FLAMENGO: Muralha, Pará, Réver, Vaz e Trauco; Márcio Araújo, Arão e Rômulo (Mancuello, 17’/1°T); Berrío (Matheus Sávio, 41’/2°T), Éverton e Guerrero (Leandro Damião, 33’/2°T). Técnico: Zé Ricardo.

 

Deixe um comentário?