Entenda o que são eSports e como eles estão crescendo no Brasil
Foto: Divulgação

Entenda o que são eSports e como eles estão crescendo no Brasil

Uma coisa é certa: a quantidade de jogos digitais aumentou consideravelmente nos últimos anos e, com eles, sua relevância.

Hoje, conseguimos acompanhar diversos campeonatos com jogadores profissionais que se especializam em jogos digitais para levar entretenimento e muito emoção para os espectadores.

Mas, afinal, o que são esses eSports e como eles têm crescido no Brasil? Está na hora de entender um pouco mais sobre o tema!

O que são eSports?

Os eSports, ou esportes eletrônicos, são uma modalidade de competição profissional que envolve videogames.

Essa modalidade tem crescido consideravelmente nos últimos anos, e abrange principalmente jogos como League of Legends, DotA, Counter-Strike, Starcraft e outros.

Tendem a acompanhar os grandes lançamentos e está crescendo cada vez mais no Brasil e no mundo.

Como os eSports surgiram?

Não sabemos ao certo onde os eSports surgiram, mas sua origem é considerada vinda possivelmente da Coreia do Sul e de alguns pontos da Ásia e Europa.

Esses jogos, do gênero de estratégia em tempo real, cresceram consideravelmente nesses locais e chegaram aos outros países.

Um exemplo de como o crescimento foi imenso: na Coreia do Sul, os eSports são uma modalidade competitiva oficial desde 2000.

Não demorou muito para o sucesso chegar ao Brasil e aumentar o interesse dos jovens pela modalidade.

Hoje, existem diversos jogadores profissionais brasileiros que estão dando o que falar em campeonatos internacionais.

Quais são os tipos de eSports?

Dentro do eSports, existem diversos tipos de jogos que estão ganhando o coração dos jovens. O mais comum, Moba, veio graças ao grande sucesso de jogos como League of Legends e Dota 2, mas esse não é o único estilo de jogo.

1. Moba

O Moba, como dito anteriormente, é o gênero mais popular de eSports no mundo. Possui campeonatos mundiais imensos com premiações gigantescas, e abraça jogos como os famosos League of Legends e DotA 2, além de outros, como Heroes of the Storm, Heroes of Newerth e Smite.

2. Futebol

Para os apaixonados por futebol, o eSport também é uma opção: torneio de Fifa e PES estão crescendo cada vez mais e envolvendo diversas pessoas.

Nesse gênero ainda não existem grandes campeonatos mundiais, mas organizações locais criam campeonatos que consideram premiações em dinheiro e rankings.

3. EVO

EVO, Evolution Championship Series, é um campeonato que envolve jogos de lutas e ocorre anualmente em Las Vegas. Neste torneio são realizadas competições de diversos jogos, como Ultra Street Fighter, Mortal Kombat X, Super Smash Bros. Mellee, Killer Instinct e Tekken 7, por exemplo.

Esse campeonato é muito conhecido e há grandes astros envolvidos, como Daigo Umehara, patrocinado por uma das marcas relacionadas com o gênero.

4. Cartas

Os jogos de cartas virtuais também possuem seu espaço no eSports. Hearthstone: Heroes of Warcraft, da Blizzard, é o líder de mercado. Jogadores de todo o mundo participam de eliminatórias para competir no torneio Mundial que acontece na BlizzCon, evento oficial para os fãs da Blizzard nos EUA.

 

Os eSports estão ganhando cada vez mais espaço no Brasil, e a quantidade de jogadores profissionais está crescendo consideravelmente. Com premiações gigantescas em dólares, os jovens jogadores se enfrentam em arenas nacionais e internacionais, aumentando o alcance das equipes e o crescimento da modalidade.

Você conhece e/ou pratica algum eSport?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *