Entenda as regras do futebol americano
Foto: Divulgação

Entenda as regras do futebol americano

O futebol americano é um esporte famoso em todo o mundo e tem milhões de seguidores. Anualmente, o Super Bowl, duelo final da National Football League (NFL), a poderosa liga estadunidense da modalidade, faz canais de TV atingirem picos de audiência. Entretanto, poucas pessoas conhecem as regras do futebol americano.

Marcar pontos é o objetivo claro do jogo, mas a complexidade do regulamento deixa muita gente confusa sobre o que pode e o que não pode ser feito durante uma partida. Para complicar, ainda há várias expressões em inglês, como touchdown, tackle, quarterback, huddle etc.

Se você tem interesse em aprender as regras do futebol americano e descobrir o que significam os termos estrangeiros relacionados ao esporte, continue a leitura. No texto de hoje, esse é o nosso tema. Confira!

Campo e medidas

O campo de futebol americano tem 120 jardas, o que equivale a 109,7 metros de comprimento, e 53,5 jardas de largura, mais precisamente 48,92 metros. Cada jarda corresponde a 0,914 metros.

No fim de cada ponta do campo, existem duas áreas chamadas de endzones, medindo dez jardas, e duas traves em forma de Y. As endzones são fundamentais, pois é nelas que se marca o touchdown, lance mais famoso e relevante do futebol americano.

No gramado, há sinalização de cinco em cinco jardas por meio de uma linha horizontal branca. Já a cada dez jardas, a marcação inclui o número indicando a localização. Em toda a extensão do campo, figuram também as chamadas “hash marks”, pequenos traços brancos dos dois lados, indicando uma jarda.

A famosa bola oval do futebol americano mede 27,9 centímetros de comprimento e 17,7 cm de largura. Geralmente ela é feita de couro bovino, têm cor marrom e superfície enrugada para facilitar a pegada e evitar deslizes.

Tempo de jogo

Os jogos no futebol americano têm quatro tempos de 15 minutos, com intervalo de 12 entre o segundo e o terceiro quartos. Ocorrem, ainda, intervalos de dois minutos entre o primeiro e o segundo e entre o terceiro e o quarto tempos. A cada fim de quarto, os times invertem de lado no campo.

Um chute inicial, chamado kick off, dá início ao primeiro e ao terceiro quarto do jogo. No começo do segundo e do quarto tempo, as equipes iniciam de onde tinham a posse de bola.

Outro aspecto interessante: os times têm 40 segundos para começar uma jogada após o fim do lance anterior. Caso ultrapasse o limite, sofre penalização de cinco jardas: é o chamado ”delay of game”.

Agora, você deve estar se perguntando: ”se nas regras do futebol americano um confronto dura pouco mais de uma hora, por que há partidas que demoram muito mais?” A resposta é simples: o jogo fica parado em algumas ocasiões. São elas:

  • quando existir um passe incompleto;
  • nos momentos em que se assinala penalidade na jogada;
  • em situações nas quais um jogador ultrapassa os limites do campo com a posse da bola.

Nestes casos o juiz para o jogo, que só recomeça quando ele recoloca a bola no lugar correto para o início da próximo lance.

Vale ressaltar também que não pode haver empate em um jogo. Se as duas equipes estiveram empatadas ao final do quarto tempo, disputa-se uma prorrogação de 15 minutos com as mesmas regras. O time que marcar pontos primeiro ganha o jogo, algo semelhante ao gol de ouro no futebol com os pés.

Jogadores

Cada equipe tem 11 atletas. O futebol americano recebeu influência do futebol, e esse é um dos pontos comuns entre os dois. As equipes contam com três divisões, como se houvesse três ”unidades”:

  • time de ataque: o grupo ofensivo, que tem a posse de bola;
  • time de defesa: jogadores defensivos, que atuam para impedir o avanço adversário;
  • times especiais: vão a campo apenas em situações de chute, como kick off e punts.

Os jogadores são bastante táticos e guardam a posição durante todo o jogo. O cérebro da equipe é o chamado quarterback, que cria as jogadas lançando a bola.

No início da partida, o jogador central da linha ofensiva passa a bola por debaixo das pernas para o quarterback, que então executa a jogada. Para se ter noção, essa é a posição de dois dos jogadores de futebol americano mais famosos do planeta: Tom Brady e Aaron Rodgers.

Avanço da bola de acordo com as regras do futebol americano

No futebol americano são duas as maneiras de avançar com a bola depois do snap (passe por baixo das pernas do atleta central para o quarterback):

  • jogo aéreo: o quarterback se posiciona buscando algum jogador livre para lançá-lo a bola. Ao agarrá-la, então, o receptor avança pelo campo adversário. Normalmente, os jogadores procurados para esse tipo de lance são os mais velozes, chamados de running backs;
  • jogo corrido: o quarterback dá o passe lateral e o jogador que recebe a bola tenta o avanço com ela em seu domínio, pelo chão.

Pontuação

A pontuação é o objetivo do jogo de futebol americano e, diferentemente de outros esportes, ela pode se dar de três modos:

  • touchdown: acontece quando o jogador tem a posse da bola dentro da endzone adversária. O recebimento pode se dar após um passe ou via avanço pelo chão, desviando dos adversários. Nas regras do futebol americano, o touchdown vale seis pontos;
  • field goal: ocorre nos momentos em que o kicker faz um chute passar dentro da trave em forma de Y. No caso de acerto, vale três pontos. Caso erre, o time rival ganha a posse da bola no local em que se deu o chute;
  • safety: é uma pontuação realizada exclusivamente pela defesa. Se dá quando a equipe derruba um rival (faz um tackle) ou retirar o oponente de campo dentro da endzone adversária. Essa jogada vale dois pontos e é mais rara.

Apesar dos distintos tipos de pontuação, os jogos de futebol americano não costumam terminar com placares elásticos em comparação a outros esportes como vôlei e basquete, por exemplo.

Equipamentos de proteção

No processo de aprendizado das regras do futebol americano, não podem faltar os equipamentos de proteção. Afinal, eles integram o espetáculo protegendo os atletas e sendo indispensáveis para que a partida aconteça.

São equipamentos de uso obrigatório pelos atletas:

  • capacetes;
  • protetores genitais;
  • protetores de ombro e peito;
  • protetor de coxas e joelhos;
  • protetor de costelas (opcional).

Percebemos que as regras do futebol americano, apesar de parecerem complexas, são de fácil compreensão. Não é à toa que o esporte está em constante crescimento no Brasil e em outras partes do mundo. Os jogos da NFL têm crescimento de audiência a cada ano nos televisores brasileiros, conforme aponta o link da introdução.

Vêm ganhando espaço também as disputas de futebol americano em ligas nacionais. A MRV acredita no esporte e na inclusão social que ele pode trazer. Por isso, é patrocinadora do Galo FA, time de futebol americano que chega com força total na disputa do campeonato brasileiro. Cada vez mais pessoas têm comparecido aos jogos e se interessado em conhecer as normas do esporte da bola oval!

Gostou deste post sobre as regras do futebol americano e quer ficar por dentro de todas as novidades do mundo dos esportes? Então assine nossa newsletter!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *