Blog do Esporte
dicas para mitar no cartola
30 dez

Alô, cartoleiro! Confira 8 melhores dicas para mitar no Cartola

Tanto para quem começou a jogar agora quanto para quem já tem algum tempo de estrada, todo mundo quer algumas dicas para mitar no Cartola, concorda? É um jogo disputado e baseado nos detalhes. Os mais dedicados, geralmente, são os que mais pontuam.

Se você gosta de futebol, não consegue passar por uma TV com jogo ligado sem parar para dar um conferida (nem importa qual time está em campo), esse jogo é pra você. Se já está consolidado em alguma liga, fica por aqui que também vai ter dica boa para os experientes. 

Neste texto, vamos apresentar 8 dicas para mitar de verdade no Cartola, subir no ranking da sua liga e, finalmente, ser um técnico de destaque no jogo, certo? Acompanha no texto.

Afinal de contas, como funciona o Cartola?

Trata-se de um fantasy game. A ideia é que o torcedor tenha uma experiência do que é o trabalho técnico e de diretoria de um time da série A do campeonato brasileiro. Você deve criar o seu time e escalar o elenco a cada rodada da competição.

Todo mundo começa com 100 “cartoletas”, a moeda que se usa para comprar os jogadores. O desempenho de cada jogador em campo vai determinar seu valor para a próxima rodada, podendo se valorizar ou desvalorizar. 

Você deve prestar atenção para montar sua escalação a cada rodada, caso contrário, vai ter dificuldade em subir no posicionamento. Tem que se dedicar um pouquinho, mas se você já acompanha o futebol por puro gosto, pode usar isso a seu favor.

Quer muitas dicas para mitar no Cartola? 

Bom, vamos considerar que o básico já está feito, tudo bem? Já se registrou, tem alguma noção de como navegar na plataforma, comprar e escalar jogadores. Agora, vem a parte mais esperada. Confira excelentes dicas para mitar no Cartola e começar a entrar na disputa real com seus amigos.

1. Tenha uma visão geral da rodada

Uma das coisas mais básicas é ter uma visão geral da rodada. Conferir quais os jogos mais importantes, os times do G5…. Veja alguns fatores que podem influenciar diretamente no desempenho das equipes.

  • sequência de vitórias;
  • calendário de jogos;
  • jogos de início de campeonato;
  • confrontos diretos;
  • desfalques.

2. Escolha um bom esquema tático

Acha que é só escalar o time? Nada disso, o esquema tático que o técnico propõe é imprescindível para garantir bons resultados. Você pode arranjar o time mais ofensivamente ou mais na defensiva, dependendo do cenário.

Ao fazer sua análise, considere o desempenho do ataque X defesa para saber se vai ser um jogo com muitos ou poucos gols. Os esquemas táticos mais produtivos do Cartola são 3-4-3 e 4-3-3. 

3. Veja o status dos jogadores no campeonato

São cinco status dentro do Cartola: provável, contundido, dúvida, suspenso e nulo. Eles dizem respeito da possibilidade daquele jogador entrar em campo, o que pode variar de “titular” até “nulo” que são os reservas ou não relacionados. 

4. Considere a situação do time adversário

Por isso é importante ficar ligado não só com o que acontece com o seu time, mas com todo o campeonato. Se o time adversário vem a jogo desgastado, com histórico recente de derrotas e mal colocado na tabela de classificação, sua escalação e esquema tático serão específicos para esse tipo de jogo. Hora de apostar em muitos gols, certo? 

Agora, se a situação é enfrentar um time do G5, embalado por vitórias e com elenco intacto, certamente, é melhor considerar que será um jogo complicado. 

5. Preferência aos mandantes dos jogos

Claro, não é regra, mas é um fator importante. Um exemplo: se um time forte enfrenta um adversário fraco da “lanterna”, onde será o jogo faz pouca diferença, concorda? Mas se são duas equipes equilibradas, disputando posições, é possível que quem esteja jogando em casa se saia melhor. 

Pode acontecer também de um time embalado perder para um mais fraco e contrariar toda essa lógica? Claro! É a famosa zebra e mais uma prova de que no futebol tudo pode acontecer

6. Fique de olho nos desfalques

Em duas ocasiões os desfalques se mostram importantes na vida de todo mundo que quer mitar no Cartola. Quando você observa o time adversário e aproveita os desfalques para levar vantagem e quando você se distrai e escala um jogador contundido, por exemplo. 

7. Escale diferentes times

Pense na seguinte situação: seu time preferido é o Galo, e ele vai jogar com o pior colocado do campeonato. Você, simplesmente, coloca todo o time atleticano em jogo? Claro que não, se acontece, como já falamos acima, alguma zebra, você pode se prejudicar muito. 

8. Não se apegue ao clubismo

Seja um dirigente preocupado com o seu time. Às vezes pode ser difícil não escalar jogadores do seu time do coração e, mais difícil ainda, é ter que escalar os do seu time rival. Honestamente, no Cartola pouco importa para quem você torce. É um jogo para quem gosta de futebol brasileiro, por isso, essa é uma dica bem difícil de ser seguida. 

Como evitar cometer os mesmos erros no Cartola?

Dá uma sensação ruim na gente quando não conseguimos evoluir no Cartola e acabamos cometendo os mesmos erros, não é verdade? Comparar sua pontuação jogo a jogo é uma estratégia para acompanhar sua evolução e evitar se equivocar com o mesmo tipo de erro. 

Além disso, você pode ficar de olho em como outros técnicos mais experientes estão escalando seus times, mas não gaste muito tempo com essa observação. As rodadas vão passando rapidamente e sua evolução no jogo deve acontecer de forma rápida. 

Participe de uma liga ou, até mesmo, crie a sua própria para convocar as amizades mais próximas para a peleja, o que você acha dessa ideia? 

No entanto, pra quem gosta de futebol é um universo muito interessante. Claro, não dá pra ganhar todas as jogadas, mas a evolução é natural e no seu ritmo, o importante é se divertir. Outra coisa, não se trata apenas de estudar os jogos e armar um excelente esquema tático. Muitas vezes, vai depender também da sorte e é aí que entra a graça.

Portanto, aí está a nossa lista com dicas para mitar no Cartola. As comunidades de cartoleiros não param de crescer no Brasil, já faz parte do nosso jeito de acompanhar futebol. Então, monte seu time, faça a sua liga e torça com força! 

Se gostou do texto, compartilha em suas redes sociais para que outros cartoleiros também vejam as nossas dicas, certo? Até mais! 

Deixe um comentário?