Conheça os brasileiros vencedores do Melhores do Mundo da FIFA!
Foto: Divulgação

Conheça os brasileiros vencedores do Melhores do Mundo da FIFA!

Os admiradores do bom futebol ficam aflitos, todos os anos, para descobrir quais serão os melhores do mundo FIFA, não é mesmo? Há mais de vinte anos, a instituição elege os melhores jogadores, tanto na categoria masculina quanto na feminina.

Essa, sem sombras de dúvidas, é uma das principais condecorações do mundo da bola, despertando atenção mundial. Uma espécie de Oscar, mas do futebol. Afinal, é o prêmio individual mais importante concedido pelo órgão máximo desse esporte.

Quer conhecer, então, alguns dos principais nomes que conquistaram esse título, além de algumas curiosidades sobre o assunto? Então continue a leitura!

Quais as curiosidades?

Quando se fala em futebol, qual o primeiro nome que vem à mente? Ele mesmo: o rei dos campos, Pelé. Com uma carreira brilhante, sendo até hoje mencionado como o melhor de todos os tempos, o atleta conquistou um título exclusivo. Ele recebeu, junto ao Maradona, o título de Melhor Jogador do Século da FIFA, premiação única criada pela entidade máxima do futebol.

Enquanto o Pelé ganhou a premiação com base em votos de membros da FIFA, jornalistas e treinadores de todo o Mundo, o argentino Diego Maradona venceu o prêmio por meio da pesquisa realizada na internet.

Outra curiosidade interessante é que, em 2018, pela primeira vez em seis anos, nenhum brasileiro figurou entre os 10 melhores do mundo FIFA na categoria masculina. Na feminina, como de costume, tínhamos a Marta.

Quem são os brasileiros vencedores do Melhores do Mundo FIFA?

Agora vamos conhecer aqueles que suaram a camisa e conquistaram a premiação soberana do futebol.

Romário

Não tem como falar dos vencedores do Melhores do Mundo FIFA sem citar o baixinho. A carreira profissional do Romário começou no Vasco da Gama. Inclusive, ele é ídolo absoluto da torcida até hoje.

Em 1994, data em que a seleção brasileira se consagrou campeã da Copa do Mundo pela quarta vez, Romário teve uma atuação incomparável. Ele foi um dos protagonistas do campeonato, sendo coroado como o melhor jogador do mundial. Nesse mesmo ano, levou o troféu de Melhor do Mundo pela FIFA.

Detalhe: Romário faz parte de um seleto grupo dos que atingiram a marca de mil gols na carreira. Número impressionante, não é mesmo?

Ronaldo

Mais conhecido como Fenômeno, Ronaldo já conquistou o título de melhor do mundo nada menos que 3 vezes (1996, 1997 e 2002). Aliás, essa foi a melhor marca alcançada pelos brasileiros na categoria masculina. O ex-atacante também já alcançou o 2º e 3º lugar.

O atleta, que nasceu no bairro de Bento Ribeiro, no Rio de Janeiro, teve uma infância humilde e utilizou o futebol — mais precisamente, o futsal — como meio para extravasar a sua energia.

Ronaldo Luís Nazário de Lima começou a sua história no clube São Cristóvão. Com a ajuda do jogador Jairzinho, campeão mundial de 70, o atleta foi parar no Cruzeiro. A magia nos pés do Fenômeno acontecia desde cedo, tanto é que com 16 anos ele já atuava pela Seleção Brasileira Sub-17.

Rivaldo

O ano de 1999 foi marcante para Rivaldo Vítor Borba Ferreira. O motivo? Ele ganhou o prêmio de melhores do mundo FIFA. Nascido em Recife, ele teve que enfrentar barreiras para jogar bola. No início da carreira, o atleta percorria mais de 40 km para chegar ao clube.

Corinthians e Palmeiras são alguns dos times que contaram com a brilhante participação de Rivaldo. Posteriormente, ele partiu para a Europa, jogando em grandes clubes, como Barcelona e Milan.

Ronaldinho Gaúcho

O gingado e os dribles inacreditáveis tornam esse jogador único. Não por acaso, Ronaldinho Gaúcho foi consagrado duas vezes consecutivas (2004 e 2005) como o melhor do mundo. Já em 2006, ele levou a terceira colocação.

Seguindo os passos do irmão mais velho, Ronaldinho começou a jogar aos sete anos, na escola de futebol infantil do Grêmio. Assim como o seu xará, foi convocado pela Seleção Brasileira Sub-17. O atleta teve uma trajetória impressionante e passou por times de destaque, como: Milan, Barcelona e Paris Saint-Germain.

Marta

Quem disse que o mundo do futebol é só dos homens? A Marta está aí para provar o contrário. Sabia que a brasileira é recordista dessa modalidade? Ela já acumula — pasmem — seis vezes o título de Melhor do Mundo pela FIFA (2006, 2007, 2008, 2009, 2010 e 2018).

Ela é a maior vencedora mundial, não só na categoria feminina, como também na masculina. Vale destacar que a esportista também alcançou quatro vezes a segunda colocação.

E não para por aí! Marta Vieira da Silva foi eleita, pela Revista Época, um dos 100 brasileiros mais influentes de 2009. Além disso, ela se tornou a maior artilheira da história da seleção brasileira, tendo feito mais de 100 gols.

A carreira profissional de Marta começou no tradicional time do Vasco da Gama, em 2000, época em que tinha apenas 14 anos. Atualmente, é considerada umas das maiores e principais futebolistas de todos os tempos.

Kaká

Na contramão da história de grande parte dos jogadores, Ricardo Izecson dos Santos Leite, ou apenas Kaká, não teve uma infância humilde. Pelo contrário: a sua família tinha uma condição boa. O talento do jogador foi descoberto por um professor, que fez questão de mostrar para a família a habilidade de Kaká com os pés. A partir daí, ele ingressou em campeonatos infantis.

A equipe júnior do São Paulo teve a oportunidade de trabalhar com o atleta por um longo período, de 1994 a 2000, ano que ele quase ficou paralisado devido a uma fratura na espinha dorsal. Na época, ele tinha apenas 18 anos. Claro que isso não foi o suficiente para detê-lo.

Aos 20 anos, foi convocado para vestir a camisa verde e amarela e — adivinhe só — a seleção foi campeão da Copa do Mundo de 2002. Contudo, foi só em 2007 que ele recebeu o tão consagrado título de Melhor do Mundo pela FIFA.

Conquistar o título de Melhores do Mundo FIFA é um feito grandioso. O prêmio reconhece a habilidade e talento do jogador. Nem precisa dizer que essa premiação é o auge da carreira de qualquer futebolista, certo?

Quer se inteirar ainda mais sobre os grandes méritos de jogadores brasileiros? Conheça, então, as maiores goleadas da história do Brasil.

Um comentário em “1”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *