Conheça 3 nomes que são destaques do basquete brasileiro
Foto: Divulgação

Conheça 3 nomes que são destaques do basquete brasileiro

A história do basquete brasileiro é riquíssima. Apesar dos altos e baixos vividos nas últimas décadas, é fato que talentos sempre estiveram vestindo a camisa da seleção e se destacando a nível nacional e internacional.

Entre os destaques do basquete brasileiro, temos nomes no Hall da Fama do basquete mundial, campeões mundiais, pan-americanos, da NBA e do NBB. Neste post vamos falar um pouco mais sobre 3 desses grandes nomes. Confira!

1. Oscar Schmidt

Nascido em Natal, no Rio Grande do Norte, Oscar é o maior ícone do basquete brasileiro. Um ala com um dos melhores arremessos da história, Oscar é conhecido pela sua devoção diante da seleção brasileira, o que o fez negar a NBA em 1984, já que jogadores da NBA não podiam defender o seu país.

Seu título mais marcante foi o do Pan-Americano de 1987 sobre os Estados Unidos em Indianápolis. Sempre atuou no Brasil ou na Itália, com uma breve passagem na Espanha. Defendeu camisas como as do Sírio, do Corinthians e do Flamengo.

Em 2013 entrou para o Hall da Fama do basquete, possivelmente o maior título possível nesse esporte. Isso sem falar que Oscar também é o maior cestinha da história da seleção brasileira e dos Jogos Olímpicos. Na sua trajetória, teve sua camisa aposentada — um gesto de homenagem — no Juvecaserta/ITA, no Pavia/ITA, no Brasília e no Flamengo.

2. Hortência Marcari

Hortência foi do interior de São Paulo para o Hall da Fama do basquete. Ela é a maior pontuadora da história da seleção brasileira feminina, com mais de 3 mil pontos em uma carreira de 20 anos. Hortência é para o basquete feminino o que Oscar representa para o basquete masculino do Brasil.

Entre suas maiores conquistas estão o Pan-Americano de Cuba em 1991, ao lado de Magic Paula, e principalmente o Campeonato Mundial de 1994, na Austrália, possivelmente o auge do basquete nacional feminino.

Hortência atuou em inúmeros clubes de São Paulo, mas foi na seleção brasileira que quebrou paradigmas junto a um grupo muito talentoso.

3. Leandro Barbosa

Leandrinho tem uma grande história no basquete. Paulista da capital, partiu pouco depois da maioridade para explorar a maior liga de basquete do mundo, a NBA. Com um jogo de muita velocidade e perícia nos arremessos, conquistou seu espaço e fez uma carreira brilhante, que foi coroada com o título de campeão da liga em 2015, com o Golden State Warriors.

Seu grande título individual foi o de Sexto Homem do Ano, na temporada de 2007. Ele era o cara que entrava para mudar o jogo na equipe do Phoenix Suns. De origem humilde, nunca deixou de lado seu esforço para defender o Brasil.

Pela seleção, Leandrinho disputou quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas. Seus maiores títulos são as conquistas da Copa América de 2005 e 2009. Recentemente Leandrinho acertou seu retorno ao NBB, onde vai atuar pelo Franca nesta temporada.

Cada um ao seu modo, os destaques do basquete brasileiro marcaram seus nomes no topo do esporte mundial. Seus legados deixam a esperança de melhores tempos e novas conquistas. Se você curtiu nosso post e gosta de basquete, entenda as principais regras desse jogo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *