Basquete no Brasil: conheça os maiores marcos do esporte no país
Foto: Divulgação

Basquete no Brasil: conheça os maiores marcos do esporte no país

Criado em 1891 pelo norte-americano James Naismith, o basquetebol rodou o mundo, teve mudanças em suas regras e atualmente faz muito sucesso em vários países. O basquete no Brasil, por sua vez, já tem uma longa história e uma série acontecimentos interessantes.

Por isso, elaboramos este post. O objetivo é mostrar alguns dos maiores marcos desse esporte incrível em nosso país. Se você tem interesse pelo tema e é fã da bola laranja, leia o texto até o fim e não perca nenhum detalhe!

A chegada do basquete no Brasil

Curiosamente, o Brasil foi um pioneiro nos arremessos ao cesto entre as nações latino-americanas — o jogo estreou por aqui em 1896, cerca de 5 anos após sua invenção. Até então, nenhum país latino havia experimentado a nova sensação criada nos Estados Unidos.

Segundo informações divulgadas pela CBB (Confederação Brasileira de Basketball), o responsável por trazer a modalidade aos territórios tupiniquins foi Augusto Shaw. Bacharel em Artes pela Universidade de Yale, ele conheceu o esporte durante a graduação.

Convidado para ser professor no Mackenzie, em São Paulo, ele disseminou a prática aos poucos entre os brasileiros — levou cerca de 2 anos para convencer moças e rapazes a jogar com mais frequência.

Os primeiros torneios

Ainda de acordo com a CBB, os primeiros torneios de basquete no Brasil aconteceram em 1912, na região central do Rio de Janeiro e, mais precisamente, em um ginásio localizado na rua da Quitanda, nº47.

Um ano depois, em 1913, o America Football Clube, do bairro da Tijuca, seria o primeiro clube carioca a adotar o esporte. A motivação para isso foi uma visita da seleção chilena de futebol. Alguns integrantes da equipe eram ligados à Associação Cristã de Moços (ACM) do Chile e também jogavam basquetebol.

Depois disso, em 1916, a Liga Metropolitana de Sports Athleticos, que cuidava dos esportes terrestres no Rio de Janeiro, resolveu dar mais atenção ao jogo. Em 1919, foi disputado o primeiro campeonato oficializado pela Liga. O Flamengo foi o campeão.

A criação da seleção nacional

A primeira convocação para a seleção brasileira de basquete ocorreu em 1922. Nessa época aconteciam os Jogos Latino-Americanos, torneio continental disputado por Argentina, Uruguai e Brasil, que foi o grande vencedor do evento. O time foi dirigido por Fred Brown.

A federação brasileira

Em 1933, em virtude do profissionalismo que surgia entre os futebolistas, houve um grande rompimento no cenário nacional de desportos. Com isso, nasceu a CBB, que na época se chamava Federação Brasileira de Basketball. Ela receberia seu nome atual apenas em 1941.

Os títulos

Veja, logo abaixo, alguns dos principais títulos brasileiros na modalidade:

  • bronze do time masculino nas Olimpíadas (1948, 1960, 1964);
  • título mundial da seleção masculina (1959, 1963);
  • ouro da equipe masculina nos Jogos Pan-Americanos (1987);
  • ouro do time feminino nos Jogos Pan-Americanos (1991);
  • título mundial da equipe feminina (1994);
  • prata da equipe feminina nas Olimpíadas (1996);
  • bronze das mulheres a nas Olimpíadas (2000).

Enfim, até a criação do Novo Basquete Brasil (NBB), o basquete no Brasil passou por várias etapas. Hoje, ele é um dos esportes que mais chamam a atenção do público e forma jogadores e jogadoras pelo país.

Quer receber outros conteúdos como este em seu e-mail? Então assine a nossa newsletter gratuita!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *