Blog do Esporte
Base do América-MG brilha na luta pela volta à Série A
07 out

Base do América-MG brilha na luta pela volta à Série A

Tradicional formador de grandes jogadores para o futebol brasileiro, o América-MG vem mostrando, mais uma vez, a força da sua categoria de base. Apontado no início da Série B, como tendo um elenco modesto e com menos opções do que os principais concorrentes ao acesso, o Coelho adotou uma receita caseira para se manter firme na disputa por uma vaga na elite do futebol brasileiro. Faltando oito rodadas para o fim da Série B, o Coelho ocupa a 3ª posição, com 51 pontos.

Em meio aos muitos desfalques durante a trajetória no campeonato, o técnico Givanildo Oliveira foi a obrigado a lançar vários jogadores oriundos da categoria de base do clube. Entretanto, a pouca idade e a falta de experiência na equipe principal parece não abalar os jovens jogadores, que vêm correspondendo dentro de campo.

Meio campo de origem, Xavier foi um dos destaques da Taça BH de Futebol Júnior em 2014, conquistada pelo Coelho. Alçado aos profissionais no início da temporada atual, o jovem de 20 anos sofreu com a concorrência na posição e só foi ter a primeira oportunidade em julho – mas não como meia. As lesões dos laterais esquerdos do elenco (Bryan e Raul) fizeram com que o jogador fosse improvisado no setor.

Em relação à adaptação ao time profissional, Xavier fez questão de elogiar o técnico Givanildo Oliveira, frisando a postura do comandante americano com os mais jovens.

– Igual o professor (Givanildo) fala: a partir do momento em que você está no grupo, não existe mais essa coisa de base, de ser mais experiente. A partir do momento em que você está bem, você vai jogar. Ele sempre falou perante o grupo, que para ele, não tem distinção sobre isso (idade). Graças a Deus a gente vem entrando, correspondendo, dando respaldo para a comissão técnica e isso é muito importante.

Quem também merece destaque na campanha do Coelho são os atacantes Richarlison e Bruno Sávio. O primeiro assumiu a titularidade no primeiro turno. Com gols (cinco no total) e belas atuações, caiu nas graças do torcedor americano. Sávio atuou menos, mas teve papel decisivo na vitória por 2 a 1, sobre o Mogi Mirim, na 29ª, ao marcar o gol da vitória, seu primeiro como profissional.

O volante Leandro Guerreiro, jogador mais experiente do elenco americano, destacou a importância dos jovens para o time, lembrando também o início da sua carreira no futebol.

– Os meninos são de extrema importância. Eles vêm entrando, dando conta do recado, estão nos ajudando. É a oportunidade dos meninos surgem é assim, eu me lembro quando era garoto, a oportunidade surgia assim, quando mais precisava. Como se diz: você tem que subir em cima do cavalo, quando ele passa a gente tem que subir, montar, e graças a Deus os meninos vem fazendo isso. Estão mostrando que tem um grande futuro, e vão dar muita alegria para o América-MG e nos outros clubes que passarem. 

Fonte:

Deixe um comentário?