Blog do Esporte
Bahia lembra acesso de 2010 para impulsionar campanha em 2016
12 jul

Bahia lembra acesso de 2010 para impulsionar campanha em 2016

Dentro de campo, um time sem confiança, com o desempenho refletido nas seis derrotas nos últimos sete jogos da Série B do Campeonato Brasileiro e 11ª posição na tabela, a sete pontos do G-4. Fora das quatro linhas, um clube que enfrenta mudanças forçadas, com demissão de preparador físico e de gerente de futebol, saída de jogadores e busca por reforços. Com o sonho do acesso à Primeira Divisão em risco, é notório que o momento do Bahia só poderia ser turbulento e de crise. Mas, de fato, com o campeonato na 15ª rodada, há motivo para tanta preocupação? Se olhar para o passado, a depender da perspectiva, é possível ser pessimista e otimista ao mesmo tempo.

Pelo lado mais otimista, basta observar a última edição da Série B do Campeonato Brasileiro para perceber que, nem sempre, o que é visto nas 15 primeiras rodadas se concretiza ao final da competição. Em 2015, Botafogo, Santa Cruz, Vitória e América-MG conseguiram o acesso à Série A. Destes quatro, o Santa, vice-campeão da edição, estava em 9º lugar na 15ª rodada do campeonato, apenas duas posições acima do Bahia de agora, que é o 11º.

Mas se o exemplo do Santa Cruz não for suficiente para animar a torcida tricolor, ela pode se espelhar em uma outra campanha muito conhecida, a do último acesso do próprio Tricolor. Em 2010, o Bahia subiu para a Primeira Divisão com Coritiba, Figueirense e América-MG. Na 15ª rodada daquela edição, o Esquadrão estava bem distante do topo da tabela, em 8º lugar.

Como quase tudo na vida tem um lado positivo e um negativo, também há motivos de preocupação se forem comparadas as campanhas do Bahia em 2016 à dos clubes que chegaram à Primeira Divisão em 2015 e 2010. No ano passado e em 2010, três dos quatro times que conquistaram o acesso à Série A integravam o G-4 na 15ª rodada. Só estavam fora o Santa Cruz, em 2015, e o próprio Tricolor, em 2010.

Além disso, mesmo fora do G-4, o Santa do ano passado e o Tricolor do acesso de 2010 tinham, na 15ª rodada, uma campanha melhor que o Bahia deste ano. O primeiro tinha 22 pontos; o segundo, 24; o atual tem 20.

A distância do Bahia para as primeiras posições em 2016 também é maior que a enfrentada pelo Santa Cruz em 2015 e do próprio Tricolor em 2010. Após 15 jogos feitos, o clube pernambucano estava a cinco pontos do G-4, enquanto o Tricolor de 2010 estava apenas a três do quarto colocado. O Bahia de 2016 tem sete pontos a menos que o Ceará, 4º lugar da tabela.

Agora é correr contra o tempo e aproveitar o calendário para diminuir a distância para o grupo de acesso. O Tricolor entra em campo nesta sexta-feira contra o lanterna da Série B, o Sampaio Corrêa, pela 16ª rodada da competição nacional. E vai a São Luís revigorado, depois de passar seis dias dedicados apenas a treinamentos em Porto Seguro. No mês de agosto, o técnico Guto Ferreira ainda vai contar com um intervalo de 20 dias na tabela para realizar apenas treinamentos, de olho no acesso à Primeira Divisão.

Fonte:

cta_finalpost_bahia

Deixe um comentário?