
Conheça os atletas brasileiros que participarão das olimpíadas 2020
Jogos Olímpicos
Hipismo, canoagem, ginástica artística, handebol, voleibol, futebol feminino e masculino são algumas das modalidades que terão atletas representando o Brasil nas Olimpíadas 2020. Nosso país será um dos principais representantes da América do Sul, já que nosso saldo de medalhas olímpicas ao longo dos jogos é bem positivo.
Tendo isso em vista, a proposta deste artigo é listar os principais atletas classificados para a Olimpíada do Japão. Veja, então, quais são as modalidades que teremos chances de medalhas e quais as expectativas de nossos competidores e futuros campeões olímpicos. Boa leitura!
Atletismo (24 atletas no total)
A maior representação do Brasil será no atletismo. Vale ressaltar que os índices considerados para as provas de atletismo são aqueles estabelecidos pela IAAF — Federação Internacional de Atletismo. No entanto, assim como na maioria das provas, para a classificação olímpica, o prazo determinado para que os atletas obtenham os índices começou dia 2 de maio de 2019 e será encerrado em 29 de junho de 2020.
Desde que Adhemar Ferreirada Silva conquistou a primeira medalha de ouro para o Brasil nos Jogos Olímpicos de Melbourne, na Austrália, em 1956, a cada edição dos jogos, nossos competidores do atletismo repetem esse feito e conquistam medalhas para o Brasil. Para ter uma ideia, 44 brasileiros estão na lista entre os melhores do mundo no Atletismo. Desses, 10 estão no top 20 do ranking mundial. É muito orgulho, não?
Vamos conferir, agora, quem já está classificado para as Olimpíadas 2020.
Masculino
Revezamento 4 x 100m (masculino)
Revezamento 4 x 100m (modalidade: misto)
- Paulo André Camilo de Oliveira (Pinheiros) — 100 m — 10.04 (0.9)
- Aldemir Gomes Junior (Pinheiros) — 200 m — 20.17 (0.9)
110 m com barreiras
- Gabriel Constantino (Pinheiros) — 13.18 (0.8)
- Eduardo de Deus (Orcampi) — 13.30 (0.7)
400 m com barreiras
- Alison Brendom dos Santos (Pinheiros) — 48.28
- Marcio Telles (Orcampi) — 48.60
Salto com vara
- Thiago Braz (Pinheiros) — 5,92 m
- Augusto Dutra (Pinheiros) — 5,80 m
Salto triplo
- Alexsandro Melo (Orcampi) — 17,20 m
- Almir Cunha dos Santos (Sogipa) — 17.15 (1.0)
Arremesso do peso
- Darlan Romani (Pinheiros) — 22,61 m
Maratona
- Daniel Chaves (ASA São Bernardo) — 2:11:10
Marcha atlética (20 km)
- Caio Bonfim (CASO) — 1:18:47
Entre a equipe masculina, destaque para o recordista mundial de salto triplo, Almir Cunha dos Santos (Sogipa/RS). O atleta nasceu no Mato Grosso do Sul e deu um salto, literal, na carreira, quando recebeu apoio e patrocínio do clube gaúcho. Em 2018, Almir Júnior, como é chamado, quebrou o próprio recorde pessoal e se tornou recordista mundial de sua categoria em Ohio, nos Estados Unidos.
Feminino
200 m rasos
- Vitória Rosa (Pinheiros) — 22.72 (0.4)
20 km marcha atlética
- Erica Rocha de Sena (Orcampi) — 1:27:37
Lançamento do disco
- Andressa Oliveira de Moraes (Pinheiros) — 65,34 m
Canoagem Slalom
- Ana Sátila — C1 e K1 feminino
- Pedro Henrique Gonçalves — K1 masculino
Nessa modalidade, a equipe brasileira mandou bem: 2 atletas se classificaram em apenas três vagas disponíveis. Ou seja, no mínimo, já temos 3 medalhas de bronze garantidas, já que no feminino, a Ana vai disputar 2 categorias. Mas vamos torcer pelo Ouro! Afinal, quem consegue 2 vagas de 3 disponíveis para todo o planeta, já é Ouro, né?
Canoagem Velocidade
- Isaquias Queiroz
- Erlon de Souza
Nossos campeões carimbaram, antecipadamente, o passaporte para a Olimpíada 2020 quando conquistaram bronze no Mundial no C2 100m no ano passado. Isso que é velocidade!
Futebol feminino (18 atletas)
Nossa Seleção Brasileira de futebol feminino sempre se destacou entre as melhores da FIFA: já participou de 6 edições dos jogos olímpicos e venceu 2 Pan Americano!
Depois de ficar entre as 4 melhores seleções olímpicas na Olimpíada Rio 2016, nossas meninas vão para o Japão com a bola toda: em abril de 2018 venceram o hexacampeonato da Copa América! Com 7 títulos no continente americano, o sonho olímpico fica cada vez mais perto de se realizar! Vamos ver a lista das meninas da nossa seleção e começar a torcer desde agora?
Goleiras: Letícia (Corinthians); Luciana (Ferroviária); Carla Maria (São Paulo) e Gabrielli (Flamengo).
Lateral e defesa: Bruna Benites (Internacional); Tayla (Benfica-POR); Kathellen (Bordeaux-FRA); Isabella (Palmeiras); Giovana (Avaldsnes-NOR); Bruna (Avaí-Kindermann); Tamires (Corinthians); Fernanda (Flamengo); Erika (Corinthians) e Rafaelle (Changchun-CHN).
Meio de campo: Fabiana (Internacional); Luana (Jeonbuk-COR); Gabi Zanotti (Corinthians); Aline Milene (Ferroviária); Debinha (North Carolina Courage-EUA); Poliana (São José); Andressinha (Portland Thorns-EUA) e Chu (Changchun-CHN).
Ataque: Cristiane (São Paulo); Millene (Corinthians); Victoria (Corinthians); Duda (Avaldnes-NOR) e Beatriz (Incheon Hyundai-COR).
Vôlei Feminino (12 atletas)
O Brasil garantiu a classificação em Tóquio ao superar as seleções de Camarões, República Dominicana e Azerbaijão no Pré-Olímpico.
Vôlei masculino (12 atletas)
Depois de estar perdendo por 2 a 0 para a difícil seleção da Bulgária, nossos campeões venceram, de virada, por 3 a 2. Foi suado, hein? Mas isso é Brasil!
Vôlei de praia (8 atletas)
Feminino
- Agatha/Duda
- Ana Patrícia/Rebecca
Masculino
- Bruno Schmidt/Evandro
- Alison/Álvaro Filho
Ginástica Artística (5 atletas)
Equipe masculina
- Caio Souza
- Arthur Zanetti
- Arthur Nory
Equipe feminina
- Flávia Saraiva
Handebol feminino (14 atletas)
Nossa Seleção Brasileira de Handebol Feminino garantiu vaga na Olimpíada 2020 depois de conquistar o hexacampeonato dos Jogos Pan-Americanos de 2018 sobre a grande rival Argentina! Com esse histórico tão positivo e brilhante, será que vem medalha do Japão? Vamos cruzar os dedinhos e torcer!
Hipismo Adestramento, Salto e CCE (4 atletas)
- João Paulo dos Santos
- João Victor Oliva
- Leandro da Silva
- Pedro Tavares
Maratona Aquática (1 atleta)
- Ana Marcela Cunha
Natação (12 atletas)
No Mundial de Esportes Aquáticos, o Brasil garantiu a classificação de quatro revezamentos para a Olimpíada de Tóquio: 4x100m livre masculino (4 atletas), 4x200m livre masculino (4 atletas) e 4x100m medley maculino (4 atletas)
Pentatlo Moderno (1 atleta)
- Maria Ieda Guimarães
Rugby Sevens feminino
Depois de conquistar o Pré-Olímpico Sul-Americano, em Lima, no Peru, no ano passado, nossas meninas garantiram a participação na Olimpíada de 2020. Vai, Brasil!
Surfe (4 atletas)
- Ítalo Ferreira
- Gabriel Medina
- Tatiana Weston-Webb
- Silvana Lima
Tênis (1 atleta)
- João Menezes
Nosso tenista brasileiro disputará a medalha com grandes feras do tênis mundial, como Nadal e Federer. Força, João!
Tiro com arco (1 atleta)
- Marcus D’Almeida
Como vimos, nas Olimpíadas 2020 nosso país terá uma ótima representação! Estaremos participando de várias modalidades. Algumas já são conhecidas e outras que nossos atletas poderão demonstrar sua raça, garra e talento pela primeira vez! Vamos torcer por eles e comemorar, com bastante alegria, mais essa edição dos jogos olímpicos! Vamos Brasil!
Gostou de saber um pouco mais sobre as Olimpíadas 2020? Então, não perca tempo e conheça um pouco mais sobre as nossas craques do futebol feminino do Brasil!