Blog do Esporte
24 out

7 curiosidades sobre o Fluminense de Feira que você precisa conhecer

O estado da Bahia possui grandes times de futebol. Um dos maiores é o Fluminense de Feira Futebol Clube, da cidade de Feira de Santana. A jornada do fluminense de Feira começou no início da década de 40, e sua torcida vivenciou momentos memoráveis em campeonatos amadores, regionais e nacionais.

Quer saber mais sobre esse time baiano? Conheça 5 curiosidades sobre a sua história!

1. Fundação

Um grupo de jovens da cidade de Feira de Santana — que fica a 116 Km de Salvador —, fanáticos pelo Fluminense do Rio de Janeiro, deram o pontapé inicial para a fundação do Clube em 1º de janeiro de 1941. Daí a motivação não só do nome, mas também do escudo e das cores do time.

2. Mascote

Também conhecido como Touro do Sertão, o time feirense ganhou esse apelido por causo do seu mascote, que é um touro. Ele foi escolhido por representar força e poder, que são consideradas até hoje características do Fluminense de Feira.

3. Estreia como um time profissional

Após se filiar à Liga Feirense, em 1944, e ganhar quatro vezes torneios amadores, em 6 de junho de 1954, o Touro do Sertão foi convidado pela Confederação da Bahia de Futebol a se tornar um time profissional. Sua estreia não foi nada mais nada menos do que contra o Vitória, no estádio de Fonte Nova, e o jogo terminou empatado 1 a 1.

4. Principais títulos

O Flu foi o primeiro time do interior baiano a participar do Campeonato Baiano, e surpreendeu dois anos depois de sua estreia, chegando a vice-campeão em 1956, contra o Bahia. E foi em 1963 que o título de campeão do campeonato estadual chegou para o time de Feira de Santana. Esse grande feito se repetiu em 1969, com a conquista do bicampeonato.

5. Participação na Copa do Brasil

O Flu participou duas vezes da Copa do Brasil: em 1991, com a maior participação de um time do interior da Bahia na disputa, quando chegou às oitavas de final e acabou eliminado pelo Grêmio, do Rio Grande do Sul; e em 2003, quando jogou contra o Fluminense, do Rio de Janeiro. O Touro do Sertão conseguiu o empate em casa, com 1 a 1, levando o jogo para o Rio, mas não passou para a fase seguinte, e perdeu de 4 a 0.

6. Primeira divisão nacional

Após consagrar-se campeão baiano em 1963, o Fluminense de Feira ganhou o direito de disputar a extinta Taça Brasil, considerada o campeonato nacional da época. O time superou as expectativas e chegou a competir nas quartas de final, contra o Ceará. Na década seguinte, participou mais três vezes, em 1976, 1977 e em 1979.

7. O quase título nacional

Em 1992, quando disputava a terceira divisão do campeonato brasileiro, o time alcançou a grande final contra Tuna Luso, time paraense. O Flu ganhou o primeiro jogo como mandante, por 2 a 0, e perdeu o segundo jogo por 3 a 1, em Belém. O Tuna Luso tinha a vantagem de empate, por ter feito uma campanha melhor durante o campeonato.

O Fluminense de Feira foi e é motivo de bastante orgulho para sua cidade natal, Feira de Santana, e para seus torcedores.

O clube, que já desbancou grandes nomes do futebol baiano e nacional, nas décadas de sessenta, setenta e noventa, é atualmente um dos grandes nomes do futebol do estado da Bahia, estando entre os principais times baianos, com forte representação nos campeonatos estaduais.

E aí, gostou de saber as curiosidades sobre o Fluminense de Feira? Conhece mais algum fato que não entrou na lista? Conte pra gente nos comentários!

Deixe um comentário?

  1. antonio jorge cersosimo 11 de setembro de 2019 as 00:11

    Boa Noite.
    ,
    Sou torcedor fanático do Bahia, mas tenho uma sincera paixão pelo Fluminense de Feira, é pena que infelizmente não deu dessa vez foi eliminado, no certame brasileiro da quarta divisão, mas tenho certeza que estarei acompanhando o Campeonato Intermunicipal de 2019, estou residindo agora na feliz e amada Princesinha do Sertão Feira de Santana, tenho bons amigos como os veteranos jogadores que atuaram no Fluminense ex: Edinho e Zelito, e desse jeito estaremos observando jogadores para o elenco do Fluminense.
    Creio que a população juntamente com a torçida, estaremos lutando para o crescimento do Eterno Touro do Sertão.
    Atenciosamente,
    Antonio Jorge Cersosimo.

    Responder
    • MRV No Esporte 11 de setembro de 2019 as 12:25

      Olá Antônio, como vai?
      Realmente é muito importante acompanhar e torcer pelo time do coração. Por isso, não deixe de acompanhar aqui todas as novidades do MRV no Esporte para ficar por dentro de todas as novidades do mundo esportivo.
      Contamos com sua participação!

      Responder
  2. Léo Ataíde 21 de maio de 2018 as 06:24

    Moro no Rio mais sou apaixonado pelo Flu de Feira onde já morei e acompanhou o Fluminense na série D e torço pra que consiga subir pra série C
    Vamos Touro

    Responder
  3. Jackson Fane 20 de maio de 2018 as 22:54

    Muito gratificante obrigado e parabéns…

    Responder