6 segredos para melhorar sua técnica no tênis

6 segredos para melhorar sua técnica no tênis

O tênis é uma atividade completa, um esporte que exige muito esforço e muita dedicação do atleta. Devido ao grande esforço necessário e à grande agilidade para movimentação total do corpo, o atleta adquire um equilíbrio e um domínio muito maior do seu corpo. O elevado gasto calórico e o aumento da força muscular desenvolvida durante a prática desse esporte é obtida pelo esforço das pernas durante a locomoção, do abdômen que sustenta, dos braços, dos ombros e das costas que movimentam e que fazem força com a raquete.

Deseja ingressar neste mundo ou aperfeiçoar o seu desempenho? Confira as principais técnicas no ténis que destacamos para você melhorar o seu rendimento!

1. Ganhe massa muscular

Mesmo que o tênis seja considerado um esporte completo, é importante que seja associado à outra atividade física, como esteira ou bicicleta. Assim, o atleta consegue adquirir a resistência e a massa muscular necessárias!

Além disso, associe o alongamento às atividades físicas para ajudar a prevenir lesões. Mas se engana quem pensa que somente exercícios físicos ganham massa muscular. Atente-se também à sua alimentação, que está totalmente ligada a qualquer benefício que você deseja para o seu corpo.

2. Treine a sua visão

De todas as técnica no tênis, o foco na atenção visual é uma das mais importantes durante uma partida. O jogador deve angular a sua visão ao comportamento do adversário.

Observando o seu comportamento, o tenista será capaz de prever os seus movimentos e até de arriscar algumas jogadas ousadas. O treinamento da atenção visual seletiva possibilita o foco nos últimos 50% da trajetória final da bola.

3. Melhore o seu saque

A empunhadura é importante, pois essa técnica no tênis define os possíveis efeitos do seu saque. A mais utilizada dentre os profissionais é a Continental, por ser mais versátil e por conseguir efeitos at, slice e quique.

Fique atento à posição dos seus pés. A foot-back, posição dos pés afastados, aumenta a possibilidade de aplicar a força pra frente. Já a foot-up, os pé são aproximados, facilitando a impulsão vertical do sacador.

4. Aprimore os seus golpes de fundo

Altere a sua empunhadura sempre que necessário! Se a sua batida não está saindo legal, dificultando golpes potentes, pequenos ajustes na posição da raquete podem solucionar o seu problema. Esforce-se para chegar antes na bola, controlando a posição de suas pernas e preocupando-se com a distância lateral para controlar a sua força e a sua precisão.

5. Atente-se para a sua posição inicial

Também conhecida como posição de espera e, geralmente, esquecida pelos atletas! Todos os golpes e deslocamentos, exceto o saque, partem dessa posição. Esteja sempre atento ao seu adversário, com as mãos posicionadas e preparadas para equilibrar e para alterar a localização da empunhadura

6. Tenha jogos de defesa

Durante a defesa, além da falta de tempo, o jogador deve ser ágil e inteligente. Gerar jogadas que o possibilitem ter tempo e jogadas neutras.

Essa técnica no tênis necessita que o jogador esteja atento ao seu adversário, prevendo os seus movimentos e prevendo a trajetória da bola. O bom uso do espaço em quadra também podem fazer toda diferença durante essa etapa.

Qual é a sua maior dificuldade no tênis? Deixe o seu comentário!

Um comentário em “1”

  1. Em jogos equilibrados, não consigo fechar os games. Isso é extremamente desmotivador, pois o resultado não expressa a realidade do jogo. Seria falta de concentração nos pontos decisivos? Seria não explorar os pontos fracos do adversário nessas ocasiões? Seria o fator emocional? Tudo isso junto?

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