5 dicas de alongamento para otimizar o desempenho no esporte

5 dicas de alongamento para otimizar o desempenho no esporte

Para quem gosta de praticar exercícios físicos regularmente, nada melhor do que ficar por dentro de boas dicas de alongamento. Embora essa pareça uma parte fácil e intuitiva do processo, é normal que muitas pessoas tenham dúvidas sobre a forma de praticá-lo.

Modalidades como ioga e pilates se utilizam apenas dos alongamentos para compor sua série de exercícios físicos. Portanto, não é de se espantar que eles mereçam atenção redobrada para que sejam executados da melhor maneira possível!

Veja abaixo 5 dicas de alongamento que vão te ajudar a melhorar cada vez mais a sua relação com seu corpo e saúde:

1. Cuide da respiração

Uma dica muito importante antes mesmo de alongar tem a ver com a respiração. Ela é ponto essencial no exercício e deve ser feita de maneira correta.

A respiração tem o poder de oxigenar os seus músculos e todo o corpo durante a prática do alongamento, fator que melhora os resultados da atividade e faz com que você se sinta muito melhor.

A dica é expirar enquanto estiver fazendo o movimento e fazer todo o processo da respiração — inspiração e expiração — durante o seu tempo parado naquele alongamento específico.

2. Alongue antes e depois das atividades físicas

Antes da atividade física de alto rendimento, faça exercícios de alongamento por cerca de 20 minutos. Varie bastante no tipo de exercício que deseja realizar.

Faça alongamentos para todas as partes do corpo e não acelere na contagem do tempo. É uma parte muito importante do seu treino: não trate como algo chato ou desnecessário.

Alongue as pernas, braços, peito, ombros, costas e tudo que for necessário. No final do exercício, repita algumas dessas atividades para terminar o processo do treino e manter o seu corpo sem dores ou tensões.

3. Tenha uma postura de atleta

Tanto na hora dos alongamentos quanto durante a prática da musculação ou outros exercícios de alto rendimento, mantenha a postura da sua coluna ereta.

Muitas pessoas esquecem desse detalhe essencial para manter o seu corpo saudável e bem disposto, mas uma dor na coluna pode evoluir para algo mais grave em um tempo curto de descuido.

4. Inicie o seu treinamento pelos músculos primários

O alongamento, assim como a prática de exercícios de alto rendimento, precisa começar pelos músculos primários. São eles que vão liberar os outros músculos para se desenvolverem.

Isso auxiliará você a ter uma melhora significativa nos movimentos na hora de praticar o treino mais pesado, além de ajudar a obter melhores resultados após a prática esportiva.

5. Tenha uma sequência predefinida

Assim como na musculação ou treino esportivo você tem uma sequência de exercícios para serem feitos, no alongamento não pode ser diferente: mantenha sempre essa sequência para que seu corpo e seus músculos tenham resultados satisfatórios.

No início, os exercícios podem até ser difíceis ou tediosos de serem feitos e repetidos à exaustão. Entretanto, com o tempo e o costume de realizar tal atividade, eles te trarão mais disposição e bem-estar.

Lembre-se de que o alongamento é indicado para toda e qualquer atividade física. Faça tudo da maneira mais correta possível e conte sempre com a ajuda de algum profissional.

Agora que você já sabe algumas boas dicas de alongamento, que tal compartilhar seus resultados, dúvidas ou sugestões para quem ainda não é praticante de exercícios físicos? Deixe um comentário aqui no post e participe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *